Considerada um mal necessário, a depilação está presente na rotina de milhões de homens e mulheres. E muitos são os métodos, alguns bem dolorosos e outros nem tanto, mas que deixam o pelo crescendo mais grosso e propiciam o encravamento. Uma alternativa para quem não curte a cera ou a lâmina de barbear e quer um depilado mais liso e uniforme, sem muitos danos é a depilação com mola, o mais novo método no mercado.
De origem oriental, assim que chegou no Brasil o método se tornou revolucionário. Pode ser feito em casa e como não causa dor, é uma ótima pedida para os pelos em áreas sensíveis como buço e virilha. Exige alguns cuidados e um aprendizado do aparelho e, por isso, ainda não é tão popular quanto os outros métodos.
Por que fazer depilação com mola?
É fato que a depilação com cera é tão dolorosa que a pele pode ficar algumas horas pedindo descanso. Usar a lâmina de barbear é bem mais prático, mas vai escurecendo a pele e não arranca a raiz,mas sim corta, deixando o pelo crescendo cada vez mais grosso e nada pior que uma axila com pelos grossos e escuros. Cresceu o primeiro pelinho já para notar na praia, não é?
Com a depilação com mola, alguns problemas de retirar os pêlos vão sumir. O equipamento é simples de usar, o custo é baixo de investimento e você pode eliminar horas de idas e espera nas clínicas de depilação, já que nem sempre tais locais atendem na hora desejada.
Esta invenção norte americana chegou ao Brasil via feiras de beleza em 2012. A mola era bem cara, mas logo se popularizou no modelo ‘faça você mesmo’. Muitas mulheres e homens que curtem tratar do corpo sozinhas começaram a investir e hoje o custo da mola é baixíssimo.
Como se faz a depilação com mola?
O método é bem simples. Esta mola traz duas hastes nas pontas em plásticos que são dobradas ao meio e devem ser seguradas pelos dedos da mão. Você passa a mola no corpo onde há pelos e rola o produto com a pele lisa, um pouco esticada. Pronto, o pelo vai sair! É só fazer movimentos de rotação simples e o pelo vai saindo.
Algumas pessoas narram sentir uma pressão pequena, como um leve choque, com os pelos menores. Se há dúvidas ainda de como fazer, há um vídeo bem explicativo mostrando o passo a passo de como funciona no YouTube:
O melhor é a limpeza do produto: Basta assoprar e limpar com álcool. Como o produto é feito de ferro, não se recomenda usar água corrente porque o item podem enferrujar. Ele não funciona com energia elétrica e, por isso, pode ser usado em qualquer lugar e levado na bolsa. Também é pequeno: sendo um pouco maior que a palma da mão. Pode ir na bolsa de qualquer mulher até nos bolsos pequenos.
Caso seja bem conservado e não molhado, a mola pode durar mais de cinco anos sem qualquer problema. Deve ser guardada reta, assim como vem na embalagem para conservar o movimento de dobrar sem mais problemas. Pode ser guardado em qualquer lugar da casa não úmido ou levado consigo na bolsa.
Benefícios da Depilação com Mola
Diferente das outras técnicas, esta não tem dor. Você pode sentir um leve puxão ao retirar o pelo, mas dói menos que com o uso de uma pinça de sobrancelha. O método é mais rápido do que usar uma pinça também. Você pode levar menos de cinco minutos para tirar todos os pelos do buço e menos de 10 para limpar o rosto todo.
Outra vantagem da mola é que evita pelos encravados. Os pelinhos são retirados direto na raiz, deixando-a limpa e evitando inflamações. Mesmo as pessoas que possuem esta tendência podem se livrar do problema usando tais produtos.
O período de surgimentos dos pelos novamente é o mesmo da cera, mas um pouco mais longo que a lâmina de barbear. Mesmo não demorando muito a crescer de novo, a pelugem do rosto vai crescer fininha e com o hábito de fazer de forma constante ela vai crescer cada vez em intervalos mais longos. A partir dos 40 anos ela cresce menos ainda.
Compare a depilação com mola sobre outros métodos:
Cera:
-
Doloroso
-
Deixa a pele sensível
-
Precisa de cremes para hidratar e evitar alergias ou pele sensível depois do método feito
-
Demora para ser veito e exige aparelhagem e acessórios como papel para cera quente ou fria
-
Pode criar marcas quando mal feita e manchas
Lâmina de Barbear
-
Não dolorosa
-
Deixa a pele sensível
-
Propicia pelos encravados porque não o tira pela raiz
-
Precisa de cremes para hidratar e evitar alergias ou pele sensível depois do método feito
-
Escurece a pele
-
Custo baixo
Depilação a Laser
-
Bastante dolorosa
-
Deixa a pele sensível
-
Precisa de cremes para hidratar e evitar alergias ou pele sensível depois do método feito
-
Demora para ser veito e exige aparelhagem
-
Não escurece a pele
-
Custo elevado
Depilação com Mola
-
Não dói nada
-
Não deixa a pele sensível
-
Não precisa usar cremes depois
-
Não escurece a pele
-
Custo baixo
Pêlos que podem ser removidos com a depilação com mola
Há esteticistas que usam esta técnica no corpo. Porém, o produto é vendido como depilação no rosto. Os pêlos mais indicados para serem retirados com a depilação com mola são os da face, busto e para os mais ousados da sobrancelha, pois estes exigem um pouco mais de paciência e destreza do usuário.
Pessoas usam nas pernas e virilha, mas a pele precisa estar um pouco mais esticada para o pêlo sair melhor. É preciso também ter os pelos de comprimento mediano ou grande, mas os curtinhos também saem, mas com um pouco mais de dificuldade. Alguns homens já experimentaram fazer a barba com sucesso usando a técnica de depilação com mola.
Onde comprar o produto para depilação com mola
A mola depiladora pode ser comprada em lojas de beleza e sites de todo o Brasil. O preço do produto varia de acordo com a marca, mas no geral custa R$ 20. Há sites de vendas em diversos países como o Mercado Livre, Ebay e lojas virtuais de produtos femininos.