Criofrequência: O que é?
A criofrequência é um tipo de tratamento estético que está ficando muito famoso. Isso porque é um tratamento acessível e que dá resultados. Além disso tem uma infinidade de aplicações. Ela combina a radiofrequência com o frio, gerando resultados incríveis na quebra das células de gordura do corpo, por exemplo. Além disso, tem efeitos também na produção do colágeno, um componente importante para a saúde das células da pele e cartilagem. A criofrequência é procurada por pessoas que querem eliminar gordura e também tratar rugas e flacidez.
É uma técnica não invasiva, ou seja, não é realizada apenas por médico cirurgião plástico. Pode ser realizada por dermatologistas e vários outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas e esteticistas, com especialização na técnica. É uma técnica aprovada pela ANVISA.
Mas como funciona? Veremos mais a frente neste artigo como ele funciona, mas já adianto que é uma técnica que combina o calor e o frio para gerar um choque térmico nas células de interesse, induzindo a eliminação de células de gordura ou a estimulação de colágeno em outras células.
Como Funciona?
O aparelho combina o frio e o calor. O frio é condutivo, ele age de fora para dentro, sendo controlado por ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho. Existem aparelhos monopolar, com 400 W e multipolar, com 650 W. O aparelho possui ao todo 1050 watts de potência, normalmente. O encontro do calor e do frio, além de produzir o choque térmico, garante a segurança do paciente.
O choque térmico provoca um efeito no metabolismo celular de desestabilização, fazendo com que as células mobilizem o colágeno e a gordura, diminuindo a flacidez tissular e a gordura localizada. Para a flacidez, o frio contribui para o controle de edemas e inchaços na região e o choque das temperaturas aumenta a oxigenação no tecido.
No caso do colágeno, o que acontece é que ele não é eliminado. O calor gerado faz com que o colágeno seja desnaturado. O colágeno é uma proteína e quando chega a uma temperatura de 60 graus ele sofre um processo que faz com que ele desfaça suas ligações e volte para a sua forma simples. Com isso a célula entende que precisa produzir mais colágeno – neocolagênese. Entretanto, depois que volta à temperatura normal, este colágeno desnaturado refaz suas ligações mas, de qualquer forma, a célula irá produzir mais, pois ela já tinha entendido o estímulo. Esse estímulo pode durar até 4 meses.
Na gordura, o choque térmico faz um efeito muito interessante. A gordura dentro do adipócito é quebrada em moléculas menores chamadas de ácidos graxos e gliceróis. Estas moléculas são então eliminadas pelas células de gordura com o tempo. O corpo faz então usa essas moléculas para produção de energia.
Para que Serve?
- Diminui a Flacidez tissular em todas as áreas corporais
- Diminui o acúmulo de gordura localizada
- Efeito de lifting no rosto
- Reduz gordura das costas
- Reduz gordura do braço
- Reduz a papada
- Diminui a gordura no abdômen
- Diminui a flacidez no abdômen
- Reduz celulite
Os Benefícios da Criofrequência
- Um dos principais benefícios de escolher a criofrequência é porque ela gera resultados imediatos logo após a primeira sessão;
- A aplicação é muito confortável e indolor, com uma sensação térmica agradável, fria, evitando queimaduras;
- São poucas as pessoas que possuem contraindicação ao procedimento;
- Combate de uma vez só as três principais queixas das mulheres, principalmente: a flacidez, a gordura localizada e a celulite.
- Indicado para tratamento facial e também corporal;
- Consegue atingir áreas que são muito difíceis de serem tratadas, como no caso da papada, das gorduras localizadas na área do soutien, nas axilas, no braço, etc.
- O tempo do procedimento é muito curto. A sessão dura aproximadamente meia hora, apenas.
Criofrequência É Seguro? Quais São Os Riscos?
A criofrequência é um dos procedimentos mais seguros e com menos riscos. Ela não causa queimaduras e não há dores durante o procedimento. Isso porque a base do aparelho possui um resfriamento, fazendo com que a pele não sinta o efeito do calor e este então é direcionado para a célula de interesse, apenas.
É uma técnica moderna e muito segura e confortável para o tratamento da flacidez e gordura localizada. Sendo um procedimento não invasivo, ou seja, sem cortes ou furos, não há perigo de infecção.
Quais são as Contraindicações? Quem não Pode Fazer Criofrequência?
Marcapasso:
Pessoas que utilizam marcapasso infelizmente não podem se submeter a tratamentos de criofrequência. Isos porque as ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho podem desestabilizar o funcionamento do marcapasso.
Grávidas e lactantes:
Mulheres que estão esperando um bebê ou amamentando não podem fazer criofrequência. O procedimento pode causar problemas sérios ao desenvolvimento do feto. Além disso, alguns médicos dizem que afetar na qualidade e produção do leite. Ondas eletromagnéticas ou ultrassônicas podem influenciar no desenvolvimento do bebê, ou mesmo na lactação.
Dermatite:
Pessoas com problemas na pele, como dermatites, alergias, rosácea, inflamações e infecções na pele não podem fazer criofrequência sme antes consultar um médico dermatologista.
Epilepsia:
Nenhum procedimento que gera aquecimento ou luz, como a luz pulsada ou a criofrequência podem ser feitos por pessoas com epilepsia. Esses procedimentos podem induzir crises graves.
Câncer:
Todas as pessoas que tem ou já tiveram algum tipo de câncer só podem realizar a criofrequência com a liberação e indicação do médico. Esses procedimentos que emitem ondas eletromagnéticas podem induzir alguns cânceres a voltarem.
Uso de corticóides:
Pessoas que possuem doenças autoimunes e fazem o uso de medicamentos com corticoides não são indicadas a fazerem criofrequência. Mas não é um motivo exatamente de risco, mas sim de não obter o efeito. Os corticoides cortam a inflamação e a criofrequência faz com que as células respondam à uma inflamação. Os corticóides então fariam com que ela não desse resultado. As pessoas que fizeram o uso, mesmo que não constante, de algum corticoide, deverá esperar pelo menos uma semana para então fazer criofrequência, pois o medicamento continua muito tempo no corpo.
Implantes De Metal E/ou Silicone Na Zona a Ser Tratada:
Na opção de monopolar do aparelho de criofrequência, é possível que pessoas com implantes metálicos ou mesmo com silicone em algum lugar do corpo possam ter uma movimentação indesejada nesses materiais, com a emissão da onda eletromagnética. Por isso, avise ao profissional que irá realizar o procedimento em você, se este for o seu caso.