Você sabe o que são varizes? Está enfrentando esse problema ou já pensa em evitá-lo? Se esse incômodo ainda não apareceu nas suas pernas, explicamos o que é, e como diminuir o risco de tê-las. Se caracteriza por varizes a dilatação das veias, que podem aparecer como o que chamamos de vasinhos, aquelas manchas avermelhadas na perna, que fazem riscos como um mapa. As varizes também podem ser mais complicadas, como são maiores e em “alto relevo”, que você passando o dedo na marca da veia pode senti-la. E em casos mais críticos, as varizes podem criar verdadeiros “nós”, parecendo que tem uma veia sobre a outra.
O aparecimento das varizes tem muito a ver com o fator genético, é uma doença crônica, que porém pode apresentar evolução de forma progressiva ou lenta, depende dos hábitos de cada um. É nesse ponto que entra a prevenção, adotando uma rotina que diminua o risco de ter varizes.
Sobre faixa etária que as varizes começam a aparecer, não existe uma idade certa, mas normalmente, por volta dos 20 anos de idade. Uma vez estabelecidas, elas só podem ser retiradas através de uma cirurgia específica, já no caso dos vasinhos, sessões de aplicações com um angiologista são suficientes para fazê-los desaparecer. O que não quer dizer que foram eliminados para sempre.
As varizes não são uma exclusividade das mulheres, elas também podem ser vistas nos homens, porém, são mais comuns no sexo feminino. Segundo especialistas, essa “desvantagem” feminina pode ser gerada por uma questão hormonal. Porém, não existem estudos científicos comprovados que confirmem essa teoria.
O que por outro lado é confirmado como um fator importante que aumenta as varizes nas mulheres é a gestação. Aliás, é considerada um dos principais fatores, e mais, quanto maior o número de filhos que uma mulher tiver, aumentará a probabilidade de aumentar ou desenvolver varizes. Neste ponto, começamos a falar da prevenção para diminuir o risco de ter varizes.
Os angiologistas recomendam que uma gestante comece o tratamento no máximo 40 dias depois do parto, porque segundo esses profissionais, nesse momento é possível fazer com que algumas veias tenham a dilatação regredida, o que significa, vasinhos que desaparecem de vez.
Um outro momento da vida que as varizes costumam dar sinal é na velhice. Neste caso, as estatísticas nos deixam poucas esperanças de evitá-las. Segundo dados recentes, 70% da população idosa tem varizes. E existe uma explicação para o número elevado de pessoas mais velhas com esse problema, é que segundo os médicos, as parede da veia também envelhecem e isso contribui para a dilatação da mesma.
E como falamos lá no início o fator genético é um sinal de que você também poderá ter varizes. Mesmo que não seja uma afirmação confirmada cientificamente. Neste caso, as estatísticas apontam para uma tendência e como não dá para escolher quais serão os nosso ancestrais, a única coisa que nos resta fazer é prevenir.
Anote 4 Maneiras de Diminuir o Risco de Ter Varizes
– Controle do peso: se tem uma coisa que contribui para a dilatação das veias e o aparecimento das varizes é o excesso de peso. O porque é simples, a pessoa com muito peso estará sobrecarregando principalmente as pernas e em consequência criando problemas de circulação do sangue.
– Praticar exercícios físicos: neste caso muita atenção, porque existem controvérsias. Alguns médicos dizem que manter os músculos fortalecidos é uma boa maneira de auxiliar na circulação sanguínea, e isso é verdade. Porém, alguns angiologistas alertam para pessoas que já possuem pequenos vasos ou varizes e que sobrecarregam as pernas com peso em academias, neste caso a tendência é piorar.
– Não fique muito tempo sentado, não fique muito tempo em pé: na verdade o importante é não ficar muito tempo na mesma posição, seja em pé, deitado ou sentado. O ideal é alongar-se um pouco a cada 2 horas pelo menos. Se o trabalho exige que você se mantenha em uma mesma posição por longas horas, tire uma pequena pausa para mudar e alongar as pernas.
– Prevenção na gravidez: além de fazer um tratamento para sumir com os vasinhos que apareceram durante a gravidez logo nos primeiros 40 dias depois do parto. Você também pode diminuir o risco de ter varizes usando meia elástica durante a gestação, elas ajudam na circulação do sangue.
Veja Algumas Verdades e Mentiras Sobre as Varizes:
- É muito comum ouvir dizer que somente mulheres acima dos 40 anos sofrem com as varizes, o que não é verdade, os primeiros sinais são vistos já aos 20 anos de idade.
- As varizes que surgem durante a gravidez podem desaparecer. Sim é uma afirmação correta. Os vasinhos com tratamento precoce e as veias mais finas, as mais grossas dificilmente desaparecem.
- As meias elásticas são mesmo a melhor solução para prevenir as varizes. Podem ser usadas todos os dias, porém, é melhor que seja um médico a recomendá-las.
- Os anticoncepcionais são vilões das mulheres quando o assunto são varizes. Eles realmente aumentam a incidência dos vasos dilatados, principalmente, no caso de mulheres que têm tendência. Isso acontece porque eles agem diretamente nos hormônios que agem na circulação do sangue.
- Os exercícios físicos podem causar varizes. Sim. Se por um lado eles são favoráveis, por outro, como foi dito anteriormente, eles podem aumentar o problema. Normalmente, o exercício físico faz com que as veias dilatadas apareçam em mulheres que têm tendência a tê-las.
- Os cosméticos não podem resolver o problema de varizes. Se eles dizem que reduzirão as veias dilatadas não passa de uma propaganda enganosa. A razão é simples, são produtos que agem na parte externa da perna e as varizes são parte de um problema interno, ligado principalmente aos hormônios.
- Mulheres que usam sempre salto muito alto correm risco sim, mas aquelas que usam sempre sapatos baixos também. O problema aqui não é a altura dos sapatos, e sim, manter-se numa mesma posição por um longo tempo. Como foi dito em relação a sentar, ficar em pé ou deitado, faça o mesmo com os sapatos, varie.