Banho de Lua

Banho de lua é o nome que se dá para um procedimento de clareamento dos pelos do corpo e que compreende toda uma técnica de estética, principalmente para que eles fiquem todos descoloridos em um tom uniforme e também para que os produtos utilizados durante o procedimento não danifiquem muito a pele e que faça o clareamento dos pelos da maneira menos prejudicial possível. No geral, são mais as mulheres que realizam esse procedimento, mas obviamente ele também pode ser realizado por homens que desejam disfarçar os pelos ou para fazer com que o bronzeado fique mais evidente.

A primeira coisa que deve ser certificada antes da realização do procedimento é se há ou não uma resposta alérgica aos produtos. Para isso, ele deve ser aplicado em uma pequena região que pode ser o pulso ou a porção interna do braço e deve-se aplicar o produto após pelo menos vinte e quatro horas após a realização do teste, uma vez que algumas respostas alérgicas podem se manifestar mais tardiamente. Caso haja a manifestação de qualquer vermelhidão dolorosa ou alguma erupção o procedimento não poderá ser realizado com esse produto. Outro critério de exclusão para o banho de lua, com quaisquer produtos que têm a capacidade de descolorir pelos, principalmente a água oxigenada, é a gestação. Mulheres grávidas infelizmente não podem realizar banhos de lua, uma vez que os produtos utilizados para o clareamento dos pelos podem ser muito teratogênicos, isto é, fazer com que haja alterações na formação do feto.

Outra questão que deve ser bastante reiterada é o fato de esse tipo de produto que clareia os pelos não poderem ser aplicados em mucosas. Sendo assim, não é possível usar as técnicas de banho de lua para descolorir os pelos de vulva nas mulheres, por exemplo, uma vez que o produto não deve ser aplicado em nenhuma quantidade em nenhuma mucosa do corpo humano. É válido lembrar que embora você não se enquadre em nenhum dos critérios de exclusão ou de não indicação da realização de banho de lua, mas eventualmente ocorrer algum tipo de reação adversa, um médico deve ser procurado com o intuito de esclarecer quaisquer adversidades.

Para a realização do banho de lua, são necessários os seguintes materiais: água oxigenada de 30 volumes e pó descolorante, para a descoloração dos pelos, além de esfoliante e de hidratante corporais, e de um creme que seja parafinado ou que seja de óleo de amêndoas. Esse creme parafinado ou óleo de amêndoas deve ser aplicado na região em que os pelos serão descoloridos, pois eles conferem uma proteção àquela pele, uma vez que promove a realização de uma espécie de barreira entre a mistura de descoloração e a pele. Além disso, eles fazem com que não haja a sensação de coceira após a aplicação da mistura descolorante. É por isso que o óleo de amêndoas ou o creme parafinado deve ser aplicado sobre a pele e não deve ser enxaguado.

Em seguida, a mistura descolorante pode ser preparada. Para isso, a água oxigenada deve ser misturada com o pó descolorante e ser mexida bem, para que fique bastante homogênea, até que seja formada uma espécie de pasta espumosa. A proporção que é recomendada é de duas medidas de água oxigenada para uma medida de pó descolorante. É necessário deixa-la em uma consistência firme o suficiente para que não fique escorrendo, mas que não fique tão espessa a ponto de dificultar a aplicação. Essa mistura deve ser aplicada sobre a região em que foi aplicado o óleo de amêndoas ou o creme parafinado. Com relação à quantidade, ela vai depender do local a ser aplicado, mas deve apresentar uma espessura suficiente para que todos os pelos fiquem cobertos por ela.

Em seguida, deve-se aguardar entre dez a vinte minutos, no máximo e, após isso, a pele deve ser lavada com água abundante. O tempo vai variar com a grossura dos pelos, principalmente, sendo que a ordem de aplicação deve ser primeiro na região em que os pelos são mais grossos e, em seguida, na região em que os pelos são mais finos. A cada cinco minutos, aproximadamente, pode-se realizar a retirada de uma pequena parte com uma espátula, para verificar a tonalidade dos pelos. Caso eles já estejam descoloridos de maneira satisfatória até mesmo antes dos primeiros dez minutos, o produto daquele local já pode ser retirado.

Quando todos os pelos já estiverem descoloridos de acordo com o desejado, a pele deve ser lavada com água corrente de maneira abundante, para que não fique nenhum resíduo do produto, que possa acabar agredindo a pele. Em seguida, a pele deve ser secada com uma toalha limpa. Procure não esfregar a toalha na pele e sim secá-la de maneira cuidadosa, pois apesar da proteção realizada anteriormente com o óleo de amêndoas ou com o creme parafinado, pode ser que ela ainda esteja um pouco friável.

Em seguida pode ser feita uma esfoliação de leve, com um creme esfoliante. Ele deve ser aplicado a partir da realização de movimentos circulares sobre a área em que os pelos foram descoloridos. Essa esfoliação permitirá que as células mortas sejam retiradas, o que ajuda a evitar a ocorrência de pelos encravados, além de proporcionar à pele uma condição melhor para receber a hidratação que virá posteriormente. Após aplicar o esfoliante em movimentos circulares, a região deve ser lavada com abundância e secada com uma toalha limpa, de preferência. A hidratação pode ser feita após cumprir todos esses passos. Um creme hidratante de sua preferência pode ser utilizado, mas certifique-se apenas de que ele é um creme adequado para o seu tipo de pele.

Há alguns kits prontos para a realização de banho de lua e, nesse caso, as instruções do fabricante devem ser seguidas sempre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.