Ficar bonita é a meta de quase todas as mulheres do século XXI, especialmente aquelas que trabalham fora e têm pouco tempo para se dedicar a horas e horas numa academia ou numa clínica de estética e buscam nas soluções caseiras uma maneira de conseguir a beleza sem precisar gastar tempo demasiado com isso.
Sorte das mulheres modernas é que a tecnologia tem se especializado a cada dia mais na criação de solução caseiras, mas nem menos eficientes, para ajudar na manutenção de um corpo bonito e saudável. As práticas feitas em casa diminuem bastante os gastos com sessões feitas em clínicas e ainda fazem com que as pessoas participem mais do convívio familiar.
Tudo isso pode ser feito a partir da utilização de aparelhos estéticos, que possuem designações específicas para cada área do corpo e ainda com resultados diferenciados.
Aparelhos Estéticos Para Usar em Casa
Esses aparelhos estéticos ganharam muita fama nos Estados Unidos, eles que são usados no âmbito doméstico conseguiram cada vez mais espaço aqui no Brasil. Tem atuação de forma coadjuvante aos equipamentos que são executados por profissionais, sendo assim, atuam como forma de prolongar e potencializar os resultados conseguidos através dos onerosos tratamentos efetuados em consultórios e clínicas estéticas.
A tecnologia usada na confecção de ambos os aparelhos, bem como as normas executadas no que tange a aprovação da venda são quase que as mesmas. A diferença entre um aparelho e outro está plantada sobre os benefícios conseguidos. Os aparelhos caseiros, por transmitirem energia baixa, são tidos como inofensivos para o organismo, portanto, não fazem mal a saúde. Porém, é sempre importante que se confira as instruções descritas pelo fabricante e consultar um médico de confiança antes de comprar e utilizar um aparelho desses.
Aparelho 01: Roller
O roller é um aparelho que possui uma série de microagulhas ligadas em sua ponta e as mesmas promovem a estimulação local da circulação sanguínea e causa inúmeros furinhos minúsculos no lugar, que são tão pequenos que se tornam invisíveis a olho nu, porém, têm sua utilidade. Assim que o tecido receber perfurações de maneira superficial, são gerados criados canais que auxiliam na chegada dos ativos trazidos com os cosméticos ao local em que precisam atuar.
A recomendação mais habitual desse aparelho é para ajudar na melhoria do aspecto das estrias, pois ele pode afiná-las com o passar do tempo e da sua utilização. Além de poder ser usado nos culotes e no bumbum, em conjunto com os géis redutores, os cremes antiestrias ou aqueles que promovem o combate à celulite, pode ainda ser utilizado no rosto, combatendo os poros dilatados e ainda removendo as cicatrizes causadas pela acne. Porém, nessa área deve ser utilizado com bastante cuidado, já que é uma localização bastante sensível e delicada. Além disso, o aparelho deve ser utilizado apenas uma vez durante a semana, sendo que anteriormente a sessão deve ser usado um creme anestésico e, posteriormente um creme com efeito calmante.
Aparelho 02: Contra a Acne
O aparelho gera uma luz de LED que garante a destruição da bactéria que causa a acne. Além do mais, a luz possui um efeito que atua como um anti-inflamatório, ajudando no processo de cicatrização da inflamação. Os resultados mais promissores são conseguidos logo que as espinhas aparecem e também quando não existem cravos. Como deve ser usado em apenas uma lesão de cada vez, é aconselhável o usado do aparelho para aquelas pessoas que possuem poucas espinhas.
Pessoas que possuem uma excessiva sensibilidade na pele ou que tiverem a pele negra necessitam de cuidados redobrados, já que, de acordo com especialistas, a utilização exagerada do aparelho pode ocasionar no surgimento de manchas. Deve ser usado apenas uma vez ao dia, antes de lavar o rosto usando sabonetes especiais com ação adstringente ou antes da maquiagem. Basta mirar a luminosidade azul por aproximadamente dois minutos e meio em cada lesão, procurando ao máximo não mirar na área dos olhos.
Aparelho 03: Contra a Celulite
Esse aparelho é como se fosse um massageador que promove o aquecimento da pele e também do tecido subcutâneo através de ondas usadas na radiofrequência. Assim que a temperatura atinge os 65 °C causa uma contração nas fibras de colágeno, que são as principais responsáveis pela manutenção do tônus, e a diminuição das traves fibrosas, que são as que promovem a aparência de casca de laranja na pele.
Os resultados são quase imediatos e apontam uma melhora considerável na textura da pele, porém, esse efeito milagroso é passageiro. Ocorre que as ondas de radiofrequência melhoram o metabolismo celular, o que vem a acarretar numa melhora da circulação sanguínea do lugar, melhorando o problema. Esse aparelho pode ser utilizado nas coxas, no bumbum, nos culotes e ainda na indesejável barriguinha. O melhor é que se façam sessões de aproximadamente 20 minutos em cada área escolhida, até três vezes durante a semana.
Aparelho 04: Livre dos Pelos
Usa uma luz pulsada e intensa para proporcionar a finalização dos pelos. O princípio utilizado nesse aparelho é mesmo usado através das máquinas profissionais que promovem a depilação a laser: quando entram na pele, os raios causam o aquecimento da área e, através disso, culminam com a queda dos pelos.
É usado a quem possui fios mais escuros e grossos, já que não de maneira satisfatória nos pelos brancos, ruivos ou loiros. Para aquelas pessoas que apresentam a pele bronzeada ou ainda ingerem medicamentos fotossensível o melhor é não fazer uso do aparelho, pois o risco de manchas ou queimaduras do corpo é bem maior, além disso, não deve ser aplicado no rosto.
Especialistas ressaltam que, para precaver futuras lesões, o melhor é raspar o local onde o aparelho será usado e proteger a mesma por vários dias usando um filtro solar com a proteção adequada a seu tipo de pele. De acordo com a natureza de cada um, sabe-se que os pelos crescerão, orem, terão os intervalos de crescimento bem mais espaçados que anteriormente ao uso do aparelho. O melhor é que o aparelho seja utilizado somente uma vez de 15 em 15 dias nas primeiras quatro aplicações.