Suplementos

Em busca de um “corpo perfeito” tem muita gente inventando, abusando ou seguindo as boas regras de alimentação e atividades físicas. Há quem busque o caminho por ter um corpo legal através de uma boa dieta, de exercícios, tudo isso sob orientação médica. Há também quem está fazendo tudo por conta própria ou buscando conselhos de pessoas que não são aptas a dá-los.

Entre uma das atitudes comuns dessa turma que vai em busca do corpo perfeito sem preocupar-se com a saúde está o consumo de suplementos alimentares. A maioria desses produtos prometem auxiliar no ganho de massa muscular. Porém, o que pouca dessas pessoas sabem ou ignoram é que o uso desse tipo de produto sem nenhuma orientação pode alterar o desenvolvimento natural do organismo, o que pode gerar um grande problema de saúde ou até mais que um.

O que não quer dizer que suplementos alimentares não possam ser consumidos, mas para tal é necessário ter orientação médica.

Vamos ver o que dizem os especialistas!

Sobre A Finalidade Do Suplemento

O nome da categoria do produto dá uma pista, afirmam os especialistas, “suprir” e não nutrir. A verdade é que o nosso organismo necessita diariamente de uma quantidade “x” de nutrientes e não é simples consumir tudo o que é adequado. Somente consumindo o que é necessário temos os sais minerais e vitaminas que o nosso corpo precisa diariamente. Neste caso, um nutricionista saberá indicar qual o tipo de suplemento e a dosagem correta, considerando o objetivo, obviamente, acompanhado de uma dieta equilibrada.

Os Tipos De Suplemento

Os suplementos são conhecidos mais pelo nome do produto do que pelo o que oferecem. Por isso pode parecer que não existem tantos tipos assim, quando na realidade, a diversificação é bem grande. Veja quais os tipos de suplemento que existem: com vitamina A, com vitamina D, com vitamina C, com vitamina B, com minerais, com ácidos graxos essenciais. Esses são aqueles que colocamos no grupo dos que normalmente são recomendados pelos nutricionistas. Fora isso, existem os suplementos “super nutrientes”. O objetivo desses outros produtos pode ser para retardar o envelhecimento ou para potencializar as funções do corpo. Nesse grupo entra o resveratrol, o coenzima Q10, o carnosina, o ácido alfa litoico, a creatina, proteínas.

Por último, temos suplementos que são usados somente para tratar algum tipo de doença ou como preventivo, quando um médico julga necessário. São eles: o licopeno, luteína, paneto e arginina.

Benefícios Dos Suplementos Para O Corpo

Os suplementos quando são consumidos na dosagem certa podem ser importantes para evitar determinadas doenças que poderiam acontecer por falta de determinado nutriente no corpo. Eles podem ter o efeito que teria um medicamento, como por exemplo, auxiliar para diminuir os efeitos da menopausa, em casos de catarata para prevenção, e principalmente, no que os médicos chamam de doenças silenciosas.

Uma pesquisa recente mostrou que um suplemento ajudou a reduzir um tipo de inflamação, usado na prevenção, que é silenciosa, e quando aparece o quadro do paciente é grave. O suplemento usado fez com que em 32% dos pacientes tivessem a inflamação reduzida, pois faziam o consumo diário.

Riscos à Saúde Provocado Pelos Suplementos

Os riscos podem ser bem grandes quando um suplemento é ingerido sem nenhuma indicação médica. Uma vez que o produto é consumido de forma indiscriminada, a pessoa corre o risco de estar dando ao corpo o que ele não está precisando, e isso pode comprometer o metabolismo. Normalmente, os órgãos que são mais afetados pelo uso indevido de suplementos são: pâncreas, rins e fígado.

O excesso do que quer que seja dos componentes de um suplemento podem alterar o funcionamento desses e de outros órgãos, começando com mal estar leve à doenças graves. Alguns desses produtos quando usados de forma incorreta vão apresentar o resultado negativo somente depois de muito tempo e quando a situação da saúde estiver muito comprometida. O que é um grande risco.

Suplemento: Contraindicação

Outro fator que poucas pessoas levam em consideração quando resolvem tomar um suplemento por conta própria é se elas podem ou são sensíveis a determinado componente da fórmula.

Uma pessoa pode ter hipersensibilidade a uma ou mais de uma substância que faz parte de um suplemento e só vai descobrir depois que começar a ter problemas.

As evidências mais comuns de que o corpo não está reagindo bem a um suplemento por conta de hipersensibilidade são: problemas no pâncreas, no fígado e na função dos rins. Quando não se dá bola para a indicação do corpo de que alguma coisa está errada, pode acabar sofrendo com doenças graves, como por exemplo, câncer. É um estágio que indica que o metabolismo foi completamente comprometido.

Suplemento Para Potencializar A Atividade Física

O suplemento pode sim ser usado para potencializar a atividade física, desde que seja consumido na dosagem certa e sob orientação médica. Ele pode ser simplesmente para que o desempenho aumente durante as atividades, isto é, o atleta ganha mais força. Também pode ser para ajudar no ganho muscular ou na recuperação mais rápida. Há aqueles produtos que possuem as três funções em um único.

Por isso a importância de consumir qualquer tipo de suplemento desde que tenha sido orientado por um médico. Se você compra um suplemento que serve para recuperação e consome antes da atividade de musculação, o objetivo não será alcançado. Até mesmo o momento em que o produto deverá ser consumido faz a diferença.

Se é para dar força tem o momento ideal para consumir, assim como a dosagem e se é para ajudar a aumentar a massa muscular, o mesmo.

A orientação médica serve não somente para você não comprometer a sua saúde, como para que o seu objetivo seja alcançado, fazendo o consumo como se deve. Até a maneira de tomar um suplemento faz a diferença, se com água, leite ou suco, por exemplo.

O ideal é que antes de comprar um suplemento, não importa qual, um médico seja consultado e que você faça exames para saber como vai a saúde.

Suplementos alimentares são ideais para quem quer ter um crescimento muscular rápido, saudável e em curto espaço de tempo. Quem nunca tomou e prova pela primeira vez sente os benefícios logo nos primeiros treinos. É interessante notar que normalmente o produto mantém a massa magra do corpo, além de criar defesas contra o envelhecimento das células, permitindo com que o músculo fique sempre saudável. Especialistas dizem que os suplementos são tomados no máximo três vezes por dia (caso de não profissionais, máximo de dois dias).

Isso ocorre porque o funcionamento do intestino fica completamente adulterado com o exagero de suplementos. Qualquer suplemento jamais deve ser ingerido nos dias em que não há treinamento físico. A notícia interessante é que estes suplementos podem facilmente substituir a alimentação. Principalmente nos dias em que não existe muito tempo disponível para se alimentar corretamente no intuito de obter melhor desempenho nos treinos de sobrecarga excessiva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dietas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.