Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar: o melhor caminho para a perda de peso

Ao invés de dietas que promovem a perda rápida de peso, o ideal é investir em reeducação alimentar, que promove uma perda de peso lenta, mas segura. O excesso de peso provoca vários problemas, como doenças relacionadas à obesidade, perda de auto-estima, complexo, entre outros. No entanto, pior do que estar acima do peso é tentar emagrecer utilizando dietas que prometem uma perda de peso muito rápida, mas que não respeita os limites do corpo.

Geralmente essas dietas proíbem algum grupo de alimento, como os carboidratos, e isso gera prejuízos a saúde, pois o corpo precisa de nutrientes diversos tais como vitaminas, sais minerais e proteínas oriundos de vários alimentos.

Dieta para Reeducação Alimentar

Outras dietas simplesmente orientam o usuário a não se alimentar tomando apenas sucos, ou sopas, durante um determinado tempo.
Este tipo de dieta realmente promove uma perda acelerada de peso já que a pessoa não está se alimentando corretamente. Além disso, promove também muita perda de líquidos, o que ajuda a reforçar a impressão de que muito peso foi perdido.

Devido aos problemas que podem causar à saúde, essas dietas geralmente devem ser seguidas apenas por alguns dias, até a pessoa perder o peso desejado. O que acontece depois desta rápida perda de peso, é que a pessoa pouco tempo depois volta a ganhar os quilos perdidos, assim que volta a se alimentar normalmente, no famoso efeito “sanfona”.

Isso ocorre porque esse tipo de atitude não incentiva a mudança de alimentação e da mentalidade que levam ao ganho excessivo de peso.

O ideal é sempre praticar a reeducação alimentar, que vai orientar a pessoa sobre os benefícios de uma alimentação mais balanceada e saudável.

Alimentos para Reeducação Alimentar

Alimentos para Reeducação Alimentar

3 dicas para a Reeducação Alimentar

A reeducação alimentar não proíbe alimentos ou grupos de alimentos, nem tampouco priva o indivíduo de comer alimentos industrializados, lanches ou similares.

O que acontece é que ela promove uma alteração na mentalidade e nos hábitos da pessoa, que passa a preferir alimentos mais funcionais e a consumi-los de maneira mais eficiente.

– Várias refeições durante o dia: consumindo alimentos várias vezes ao dia, o corpo se sentirá satisfeito e não exigirá muita comida na próxima refeição.

Definir horários para as refeições: é muito importante definir horários para as refeições, pois isso possibilita que a pessoa tenha tempo para preparar e ingerir o alimento saudável, sem precisar recorrer a alimentos prontos e pouco saudáveis.

Reduzir o consumo de lanches: não é necessário nunca mais comer pizzas, chocolates ou outros alimentos gordurosos ou com alto teor de açúcar. No entanto, defina dias para consumi-los. Por exemplo, você pode definir que comerá esses alimentos duas vezes na semana. Assim, é mais fácil se controlar e ir abolindo de vez esses alimentos do seu cardápio.

Aos poucos, é possível perder peso e obter mais saúde, de forma mais segura e garantida, evitando o efeito sanfona provocado pelas dietas de emagrecimento rápido.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dietas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.