Dicas Para uma Alimentação Funcional

A melhor maneira de manter em boa forma do seu organismo é comer uma dieta saudável, ser fisicamente ativo e ter uma boa noite de sono todos os dias. Você pode se perguntar então porque algumas pessoas andam comentando sobre a alimentação funcional, se comer bem é algo que você pode fazer sozinho. Mas este tipo de dieta alimentar pode ser a solução para seu organismo funcionar de forma adequada e evitar doenças.

Alimentos funcionais são alimentos que têm um potencial efeito positivo sobre a saúde além da nutrição básica. Aveia é um exemplo familiar de um alimento funcional, pois contém naturalmente fibra solúvel que pode ajudar a reduzir níveis de colesterol. Alguns alimentos são modificados para ter benefícios para a saúde. Um exemplo é o suco de laranja que tem sido enriquecido com cálcio para a saúde óssea.

http://www.youtube.com/watch?v=4yK6gK9xYmw

O que é um Alimentação Funcional?

Com base na definição médica, alimentos funcionais são alimentos em que um ou mais ingredientes foram alterados para aumentar e melhorar o seu papel numa dieta saudável. Alguns dos alimentos que se encaixam nessa definição são ovos enriquecidos com Omega-3 com e iogurtes probióticos. Os alimentos funcionais podem custar mais do que os alimentos sem esses ingredientes adicionados, mas podem ser a grande diferença entre um alimento comum e um funcional.

Os alimentos funcionais foram utilizados pela primeira vez no Japão durante a década de 1980. Hoje, o mercado global crescente de alimentos funcionais e naturais está sendo impulsionado pela tendência de estilos de vida saudáveis. Aproveitando essa tendência, a indústria tem experimentado um crescimento significativo de lançamentos de itens na prateleira dos supermercados nacionais de produtos que são considerados melhores para a dieta balanceada de uma família que busca estar saudável.

O Segredo de Uma Alimentação Funcional

Todos os alimentos são realmente funcionais, pois fornecem ao nosso corpo a energia para sustentar o crescimento, quantidades variáveis de diferentes nutrientes e ajudam a suportar muitos processos vitais. Uma coisa que você precisa lembrar é que, para que um alimento tenha o título de funcional, ele que tem para oferecer benefícios adicionais que podem ajudar a promover a saúde e a reduzir o risco de doenças.

Alguns alimentos podem ser chamados de funcionais porque receberam ingredientes, de modo que tem a função de adição, e esta adição deve estar relacionada com a prevenção de uma doença ou relacionada com a promoção da saúde. Alguns alimentos funcionais se enquadram nas categorias de alimentos enriquecidos com vitamina e alimentos processados. Eles não se qualificam como alimentos funcionais se o que eles acrescentaram não é adicionado ao rótulo como um aditivo significativo feito para atender às regulamentações governamentais.

Os alimentos que foram enriquecidos, fortificados ou reforçados com nutrientes ou outros ingredientes benéficos são vendidos em supermercados de todo o Brasil e podem fazer parte de sua dieta todos os dias. Suco de laranja Fortificado com cálcio são baratos e podem compor dietas especialmente de mulheres e homens com mais de 40 anos.

Pães enriquecidos com ácido fólico e margarina reforçada com esteróis vegetais são alimentos funcionais que foram modificados e ajudam a diminuir o teor de gordura do organismo, ao mesmo tempo que ajudam a compor a digestão saudável do corpo. As bebidas energéticas que foram aprimorados com ervas como guaraná, assim como outros alimentos potencialmente polêmicos, também se enquadram nesta categoria.

Dicas de Alimentos Funcionais que Podem Ajudar a Melhorar a sua Saúde

Você não precisa comprar alimentos geneticamente modificados para fazer uma dieta funcional em casa. Com alguns itens que podem fazer parte do seu dia a dia, você pode potencializar a cura do organismo e fornecer tudo o que seu corpo precisa para ser mais saudável. Confira algumas dicas de alimentos a seguir que podem compor a sua dieta e ajudar seu organismo a se prevenir ou se curar mais rápido.

Verde Chá

É um poderoso antioxidante que inibe o crescimento de células cancerosas. Para se ter seus benefícios, deve-se beber duas ou mais xícaras por dia pode reduzir o nível de colesterol. Sua ingestão pode reduzir a formação de coágulos sanguíneos. Estudos mostram que o chá verde tem sido apontado como um ingrediente natural que melhora a artrite, combate a infecção e o sistema imunitário.

Laranjas e Tangerinas

Substâncias naturais encontradas na maioria dos sucos cítricos podem ajudar a prevenir o câncer. Estudos descobriram que o consumo de frutas cítricas pode reduzir os riscos de câncer de boca, laringe e estômago em até 50%. Citrinos também demonstraram ser bons inibidores de coágulos de sangue e bons anti-inflamatórios e anti-tumorais.

Suco de Uva

Contem antioxidantes que ajuda os vasos sanguíneos a permanecem em aberto e flexíveis, reduzindo o risco de coágulos sanguíneos que levam a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Uvas também têm propriedades anti-inflamatórias, o que contribui com a artrite e outros problemas comuns ou lesões diversas e seu processo de cura.

Passas

Protegem o organismo contra a doenças. Pode prevenir ou ajudar a tratar da bexiga e infecções urinárias. Protege contra certos tipos de cancro, evitando danos nas células. São benéficas na luta contra as doenças cardiovasculares, diabetes e Transtorno de Déficit de Atenção (DDA).

Bananas

São ricas em cálcio e ajudam os músculos a ganhar massa, seus ossos a ficarem mais fortes e também a regular a digestão no intestino, bem como prevenir diarreias.

Queijo

Qualquer derivado do leite é rico em ferro, cálcio e deve fazer parte de uma dieta saudável. É uma boa pedida em queijos menos gordurosos, que ajudam a diminuir o teor de gordura da sua dieta e na calcificação dos ossos, em especial em crianças e idosos, que estão com deficit desta substancia no organismo.

Comer ou não Alimentos Funcionais?

Se você deseja experimentar alimentos funcionais, escolha sabiamente. E lembre-se que enquanto os alimentos funcionais podem ajudar a promover o bem-estar, eles não podem fazer-se por maus hábitos alimentares. Sua melhor aposta ainda é comer uma dieta equilibrada e variada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dietas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.