Escolher um bom perfume não é apenas baforar no braço e cheirar e dai levar o que mais te agrada desforma. Esta é uma escolha mediana, e não apreciar o produto pode não o mais indicado se você quer levar o melhor produto para casa. Como dizem os especialistas em perfumes, “cheirar perfumes é uma arte”. Mas você pode aprender a como fazer a sua escolha, educar seu nariz, e ter uma compra de sua fragrância mais consciente da próxima vez.
A crença de longa data é que o odor é sentido melhor por um nariz educado para isso. Você deve educar seu nariz a sentir os diversos odores do mundo e assim poder separar os cheiros bons e ruins. O seu nariz já faz isso naturalmente, separando odores os quais gosta e os quais não gosta. Mas você pode fazer isso melhor e educar seu sentido do olfato para entender o quanto um perfume é ruim ou bom.
Algumas pessoas possuem uma sensação muito, muito sensível de cheiro, sabendo de forma natural identificar alguns aromas. Mas se você não consegue distinguir alguns aromas muito sensíveis e delicados como os de flores com pouco aroma, não entre em desespero: até mesmo alguns perfumistas de renome mundial não se enquadram nessa categoria de narizes sensíveis. Alguns perfumistas são muito ruins em reconhecer os ingredientes em um perfume realmente ruim.
O perfume é constituído por fragrância misturada com álcool ou outros solventes. Quando ele evapora, as moléculas da fragrância entram o ar. Quando você inala, as células receptoras do perfume em seu nariz detectam o composto químico, que o seu cérebro depois classifica por tipo e intensidade. Há cheiros que são instintivamente agradáveis ao homem (como com feromônio) e alguns que estão intelectualmente associados (frutas, biscoitos). Com perfume, a associação poderia ser qualquer uma, pois os indivíduos podem reagir de forma diferente para o mesmo cheiro.
Entendendo As Notas De Um Perfume
Assim como as notas musicais, o perfume possui notas de aroma que vão das mais fracas as mais fortes. O nariz possui a capacidade de cheirar as notas do aroma, que são moléculas que correspondem a cada ingrediente usado. Cada molécula possui um conjunto distinto de vibrações que o nariz bem treinado pode reconhecer e interpretar.
Quando você vai a uma loja, o atendente coloca o perfume em um pedaço de papel, sacode e dá para que você sinta o aroma. Você sabe o porquê de ele sacodir o papel pequeno para depois você cheirar? Isso acontece para que o álcool volatize, o que são as primeiras notas do perfume o qual você sente.
Quando o álcool vai embora você vai sentir o aroma do perfume de verdade. O primeiro aroma que chega ao seu nariz de um perfume sempre é desagradável ou muito forte, porque vem repleto de álcool. Logo, pense sobre isso da próxima vez que for aplicar um perfume direto no braço e colocar logo no nariz para sentir. Espere um pouco, deixe o álcool ir embora e depois experimente de fato o produto. Cuidado para não dizer que um perfume é ruim pela primeira impressão.
Os primeiros aromas são sempre os voláteis que não deixam o aroma agradável de um perfume. Aos primeiros minutos você deve sentir a lavanda, o limão e a bergamota, os aromas comuns de usados em um perfume tradicional.
Quando vão embora as substâncias voláteis, você deverá sentir as notas do coração da fragrância, chamadas de notas de corpo ou do meio. A evaporação de tais substância é mais lenta e dependendo da quantidade de fixador usado, o aroma do perfume irá durar mais de 24 horas. Em alguns casos em alguns dias você ainda consegue sentir o perfume na roupa.
São as substâncias usadas do ‘meio’ que ficam e dão o tom do perfume, determinando se ele é mesmo agradável ou não ao seu olfato. Elas irão entrar em combinação com o pH de sua pele e de seu odor natural e criar um novo aroma, que pode ser agradável ou não. Logo, um homem ou uma mulher com o mesmo perfume não vão emanar o mesmo cheiro, pois as combinações com a pele são diferentes. Estas notas do perfume são bem conhecidas como substâncias florais, amadeiradas ou de especiarias. São os que dão o tom de fato ao perfume.
Os perfumes se diferenciam pelos seus aromas. São componentes mais encorpados e que duram mais, como resinas vegetais, madeiras odoríferas e de almíscar(produtos de glândulas de origem animal).
http://www.youtube.com/watch?v=wY_zev2t1yg
O Que Faz O Perfume Ser Melhor Que Outro?
Tudo o que envolve nossa mente está relacionado com a memoria. Isto pode explicar porque algumas pessoas adoram alguns perfumes e outros não. Como odor está ligado a uma parte da sua memória. Cada um de nós, de certa forma, tem seu próprio senso de olfato e uma linguagem diferente para expressá-la. O que é bom para você pode não ser um ótimo perfume para o seu amigo.
Para saber ou não quais substâncias lhe agradam, o lado pessoal conta bastante. Algumas pessoas preferem perfumes florais porque lembram sua infância no campo. Outras adoram os cheiros das rosas porque lhe lembram ramalhetes. Por isso a escolha do melhor perfume do mundo é pessoal. Alguns críticos, contudo, usam critérios mais relevantes como melhor fixação, misturas e composição diferenciada. Mas em cheiro mesmo, o perfume bom é você quem diz.
Como Educar O Nariz Para Apreciar Melhor Os Perfumes
Como dissemos antes, a memória conta bastante para você saber apreciar um bom perfume, e deve contar para você saber identificar. Uma boa pedida é cheirar mais, do jeito que você entendeu mesmo. Aprecie flores, madeira, gesso e os diversos aromas os quais o mundo lhe oferece. Com o tempo a sua memória olfativa irá ser mais seletiva sobre os odores do mundo e você irá saber identificar os que mais lhe agrada, ou ao menos os que menos curte.
Uma boa pedida para escolher bons perfumes é sempre observar a sua composição. Deixe sempre o aroma passar alguns segundos no pulso para depois experimentar, mas observe a composição. Isso vai te poupar de abrir diversos fracos se é o floral que você mais aprecia.