Unhas Fracas e Quebradiças: Como Tratar?

Unhas fracas são um saco mesmo. Você acaba de fazer a sua esmaltação, mas não pode esbarrar em nada ou, apenas tocando suas mãos em algo, a sua unha quebra ou começa a descamar. Infelizmente o problema é comum e pode acontecer com qualquer um. Mas a boa notícia é que tem sim como deixar de ter unhas fracas e quebradiças e garantir um lindo visual com apenas alguns retoques e cuidados na rotina de cuidados com as mãos.

Cuide da Dieta

A Regra é Simples: você é o que você come. Se sua dieta está equilibrada em tudo o que faz sua unha crescer forte e saudável, ela vai crescer. Por isso cuidar da alimentação é o primeiro passo antes de sair na busca de produtos para beleza próprios para fortalecimento das unhas. A maior parte dos problemas com as unhas são resolvidos com apenas uma dieta balanceada.

Mas o que comer? Você pode continuar comendo tudo o que deseja e adora saborear, mas é uma boa dica incluir alimentos ricos em vitamina E, a substância em seu corpo responsável pelo bom crescimento dos cabelos e unhas, bem como dar força e vitalidade ao pequeno mimo que deixa suas mãos mais bonitas. São alimentos ricos em vitamina E: grãos em geral, cereais, verduras verdes e vermelhas como tomate e alface, dentre outros. Ingerir proteínas também ajuda no crescimento das unhas. 

Use Base Fortalecedora

Se uma alimentação mais saudável não ajudou em nada, pode ser o momento de investir em produtos com vitaminas para a mesma finalidade: deixas as suas unhas mais fortes. Bases, obrigatórias para quem tinge as unhas, são uma boa dica. E para quem não curte uma esmaltação mais forte, apenas a base protege e ainda solta nutrientes.  E não tem problema deixar a unha sempre com base. É até bacana porque deixa um brilho e sinal de cuidados especiais com as mãos.

Não Raspe a Unha Com a Lixa

Este é um costume comum para retirar o amarelado da unha que muita gente faz há alguns anos. Pode ser o método mais simples e mais fácil de remover sujeiras e manchas, mas não é o mais saudável. Lixando, você remove as camadas protetoras e com isso sua unha fica mais fraca e com certeza vai quebrar mais fácil. Também não é uma unha saudável, pois você removeu as camadas de proteção dela.  E como remover as manchas amareladas então? Use um polidor de unha. São menos agressivos e com isso você remove manchas antigas de esmalte e de outros produtos. O indicado é também não passar muito a espátula por cima para remover sujeirinhas pelo mesmo motivo. 

Use Luvas Quando For Fazer a Faxina

Uma boa parte dos produtos de limpeza é responsável por danificar as unhas. O detergente e em especial o sabão em pó ressecam as mãos e causam danos bem severos. Usar luvas protege a sua esmaltação e ainda dá uma solução, ao menos parcial, aos seus problemas.

Não Remova Demais as Cutículas

A pele ao redor da unha é responsável por sua proteção e não está ali apenas para te dar trabalho e causar gastos semanais com manicure. Remover toda a pele até é mais bonito, pois deixa a sua unha fundinha, mas não é saudável.  Fungos e bactérias são os grandes responsáveis por quebra, fraqueza e até queda de uma unha. E sem a cutícula, sua unha está completamente desprotegida e o problema tem mais chances de surgir.  E se você não quer ir semanalmente ao salão de beleza, uma boa dica é usar cremes redutores de cutículas. Eles ajudam na redução e tornam o espaço entre uma retirada e outra com o alicate da pele dos dedos maior. E ainda ajuda a proteger suas mãos, hidratando unha e dedos também. 

Não Compartilhe Alicate

Se não tiver uma estufa no salão de beleza que você frequenta, não é bacana compartilhar alicate de unha. Isso porque o acessório de metal pode acumular sujeira aos montes e levar doenças de um cliente ao outro. Mesmo com um pouco de suas cutículas você pode pegar doenças não visíveis a olho nu. Não dá para saber quando a ponta de um alicate que vai entrar em contato com seu dedo está infectado ou não.

Acompanhe a Saúde da Unha

E mesmo não compartilhando acessórios para fazer unhas, sempre observe a saúde da ponta dos seus dedos. Procure por unhas fofas, com quebra constante e buscando manchas estranhas na ponta e ao redor. Se esses sinais estiverem presentes, procure um dermatologista para buscar tratamento caso não sumam com o passar dos dias. Caso não busque ajuda e ingira os medicamentos indicados pelo médico, a doença pode se tornar mais séria e você pode ter queda de unha. 

Não Use Esmalte Vencido

Os químicos do esmalte não fazem mal à sua unha, mas quando estão na validade. Se não estiverem, eles podem causar manchas e doenças diversas à mão. O melhor, portanto, é sempre buscar produtos na data permitida para uso ou no máximo alguns dias de vencimento. Mais que isso corre-se o risco do produto causar danos que apenas uma visita ao dermatologista pode resolver.

Evite Esmaltação Diária

Esmalte é químico e sua unha absorve o produto. Por isso usamos base, como uma solução básica e parcial para resolver o excesso de químicos em sua unha. Mas é sempre indicado deixar a unha respirar com ao menos dois dias sem esmalte por semana ou aumentar o hiato entre as visitas à manicure. Outra boa dica é alternar esmaltes claros com escuros. A química dos esmaltes escuros causa mais mal que bem à sua unha, por isso é indicado não usar seguidamente cores escuras nas mãos. Uma semana clara e uma semana escura já é o suficiente para evitar manchas amareladas e unhas fracas ou quebradiças. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.