É necessário ter muito cuidado e atenção com os cabelos. Principalmente, hoje em dia, que a quantidade de tratamentos e modificações nos fios é possível, graças aos produtos químicos disponíveis em salões e também comprados livremente no supermercado. Neste, segundo caso, mais atenção ainda, aplicar esses produtos em casa pode ser muito mais prejudicial aos seus fios do que você possa imaginar. São escovas, que prometem os mais variados efeitos; tinturas; os alisamentos; e até mesmo a chapinha e a escova diária. O resultado são fios que perdem a maciez, o brilho e ganham um aspecto poroso e em muitos casos, a textura elástica.
Aliás, vale ressaltar que o excesso sempre faz mal, até mesmo quando é de tratamento e o resultado pode ser de fios que se quebram facilmente. Com esse sinal é hora de intensificar a reconstrução capilar e a hidratação.
A Seguir, Alguns Conselhos Para Lidar Com Os Cabelos Ressecados e Danificados:
1- Use o xampu certo: não é comércio, o fato dos xampus serem variados e para tratamentos e cabelos específicos, o que está escrito no rótulo deve ser levado em consideração. E também, não quer dizer que é para sair comprando tudo o que vê nas prateleiras das farmácias e ou supermercados para experimentar, tem que agir com cautela, afirmam os dermatologistas. Escolha o xampu para cabelos danificados, mas de preferência aquele que determina porque o cabelo ficou assim, se por causa de coloração, alisamento, etc.
2- Atenção na hora de lavar os cabelos ressecados e danificados: os cabelos que estão danificados não podem esperar muito para serem lavados, o intervalo máximo deve ser de dois dias e a água deve ser morna. A água quente demais retira o óleo natural dos fios que serve para protegê-los. Lave-os de forma delicada e com movimentos suaves, sempre usando as pontas dos dedos e nunca, as unhas. Não coloque o xampu direto nos fios, misture a mesma quantidade do produto com água.
3- Detox capilar: esse tipo de produto já é muito usado nos salões, que serve para desintoxicar os fios antes de começar a fazer qualquer tipo de técnica. Você pode encontrar em kits vendidos em supermercados e farmácias. Em casa, aplique esse produto antes de usar o xampu. Já os esfoliantes específicos para couro cabeludo devem ser usados com um bom intervalo entre uma aplicação e outra.
4- Aposte em determinados ingredientes: vitaminas, silicones, óleos essenciais são alguns dos ingredientes que são importantes para ajudar a recupera os cabelos ressecados e danificados. A dica dos cabeleireiros, porém, é sempre escolher uma única linha e comprar todos os produtos: xampu, condicionador e a máscara hidratante ou qualquer outro. Outra dica é dar preferência aos produtos profissionais, sem dúvida, eles são mais eficientes.
5- Potencialize a hidratação: para que o resultado da hidratação realmente valha a pena coloque no creme, óleo, misture bem e leve ao micro-ondas, deixe aquecer por 10 segundos. Se os danos no cabelo forem muito severos, faça essa hidratação pelo menos uma vez por semana e quando a raiz é muito oleosa, o intervalo terá que ser de 15 dias entre uma aplicação e outra.
6- Escolha o pente e a escova certa: quando o cabelo está muito ressecado e danificado, ele fica mais difícil de pentear, embaraça com maior facilidade. Os melhores pentes para enfrentarem esse problema são os de madeira ou de osso e que tenham um bom espaço entre os dentes. Comece penteado as pontas e aos poucos, suavemente, suba para os fios, até começar partindo da raiz. Não force para não quebrar ainda mais os fios.
7- Cuidado com chapinhas e secadores de cabelo: são dois aparelhos, que não é novidade para ninguém, devem ser evitados sempre que possível, porque eles realmente danificam os cabelos. E no caso de fios ressecados e danificados, o estrago que eles provocam é ainda maior. Entre chapinha e secador, a chapinha ainda é bem pior. A dica é sempre usar protetor térmico antes de usar o secador e nunca deixá-lo mais próximo que 30 centímetros dos fios.
8- Em muitos casos o corte é a melhor solução: tem alguns danos nos fios que somente o corte pode resolvê-los, principalmente, quando o problema maior está nas pontas. A história de dizer que cortar os fios fará com que eles cresçam mais fortes é um mito, mas em compensação, é uma ótima solução para livrar-se de vez do dano. O corte desfiado é melhor ainda porque tira a densidade dos cabelos, já o repicado destaca ainda mais o problema nas pontas danificadas.
9- Leave-in pode ser uma ótima solução quando usado na quantidade adequada: a maioria desses produtos tem excelentes ingredientes dentro da fórmula, que favorecem muito os cabelos ressecados e danificados. Eles têm filtro solar, queratina e muitas vitaminas e protegem os fios de problemas causados pelo ar condicionado, do sol, do vento e ainda ajudam a fixar os nutrientes os outros produtos que foram usados para tratar e reparar os fios ressecados e danificados. Siga as dicas para comprar o produto certo: se você tem cabelos finos prefira a versão spray do leave-in, aplique nas pontas e no comprimento dos fios; se você tem fios médios prefira os condicionadores com uma textura mais cremosa e considere como quantidade ideal para ser usada, o tamanho de uma noz; que possui os cabelos grossos deve preferir a versão em óleo desse tipo de produto, imagine uma moeda para a quantidade certa que deverá ser aplicada.
10- O que dá para fazer em casa para salvar os cabelos ressecados e danificados: os produtos caseiros funcionam sim, a única diferença é que na maioria dos casos, o efeito não dura tanto quanto aquele de um produto industrializado. Faça semanalmente, máscaras de hidratação e que combatam o ressecamento, a metade de uma fruta junto com uma clara de ovo é sempre uma excelente receita. Se tem uma fruta que merece destaque pelo efeito ótimo que faz nos fios é o abacate, é só aplicar o produto caseiro nos fios molhados e limpos e deixar agir entre 20 a 40 minutos, depois enxague com muita água e lave os cabelos normalmente.