Unhas Descamando: O Que Pode Ser?

Descamação de unhas é um problema simples e fácil de ser notado quando está acontecendo. A unha começa a puxar uma pontinha e as capas vão embora. Não é bem uma quebra, é mais uma remoção da película protetora, como se uma ferida estivesse se abrindo. Nossa unha é formada por três camadas e uma está indo embora pouco a pouco.

Ter uma unha descamando é comum, mas não é natural. Este é um sinal claro que suas unhas não estão prontas para uma esmaltação semanal e não estão saudáveis. Pode ser resultado de questões ambientais ou de saúde.

Unhas e pele são um recurso principal de análise se você quiser saber se o seu corpo está saudável. Claro que é preciso avaliar que as unhas são também muito utilizadas em atividades diárias e isso também pode causar danos. Mas unhas descascando não podem ser ignoradas. Entender o que está fazendo com a ponta de suas mãos pode ajudar a determinar uma solução adequada para o problema estético ou saber se você precisa ir ao médico ou não.

O Que Pode Causar a Descamação de Unhas?

Há uma série de causas que podem resultar em unhas descamando com regularidade. As principais?

Rotina Diária Estressante Usando as Mãos

Executar tarefas extras que colocam pressão sobre as mãos podem acabar prejudicando suas unhas. Tarefas da rotina do dia a dia que envolvam trabalho pesado ou esfregar podem causar o problema, o que pode resultar em camadas descasque em alguns casos. Exemplo: lavar roupa todos os dias com as mãos, lavar muitos pratos, contanto intenso com água com cloro, artesanato, dentre outras atividades.

Exposição a Produtos Químicos

A limpeza com produtos químicos agressivos podem danificar a película de proteção mais externa de suas mãos ou fazer com que suas unhas comecem a descascar. Produtos de uso doméstico destinados ao controle de pragas, tinta ou produtos de decapagem ou limpeza pesada podem acabar fazendo com que suas unhas sérios danos. Um bom exemplo é o sabão em pó, abrasivo para a pele.

Superexposição a Água

Submergir suas mãos na água por longos períodos de tempo, especialmente a água com sabão, pode resultar em suas unhas secar e descascar. Horas na piscina ou na praia por dias seguidos também pode causar o problema. Pessoas que lavam pratos como atividade de trabalho sofrem com este mal constantemente.

Nutrientes Insuficientes

O corpo requer uma quantidade suficiente de proteína e aminoácidos para construir o cabelo, pele e tecido da unha. Quando seu corpo está carente de tais ingredientes, as unhas podem começar a sofrer as consequências. Da mesma forma, se você não tem o suficiente no corpo de vitaminas do complexo B , isso pode resultar em unhas quebradiças. O excesso de nutrientes também faz mal.

Infecções ou Doenças da Pele

Doenças de pele popularmente conhecidas no meio médico como psoríase ou uma infecção por fungos pode causar o descamamento e podem se alastrar por suas mãos.

Mudanças Climáticas

As rápidas mudanças no clima, seja da cidade ou do ambiente em que você está, principalmente a secagem do ar que acontece quando ele fica mais frio do lado de fora, vai ter um efeito sobre o corpo. O ar seco e estática pode secar a sua pele e suas unhas, o que pode resultar descascamento com mais frequência.

O Uso de Alguns Medicamentos

Muitos medicamentos podem secar a pele e as unhas, pois eles esgotam os nutrientes do corpo. Juntamente com uma dieta pobre, a combinação de medicamento e falta de nutrientes pode resultar em suas unhas se tornarem frágeis o que torna mais provável  para elas descascar.

Unhas Postiças e Produtos de Manicure

Unhas de acrílico, de gel e porcelana podem causar o problema também. Algumas soluções  para hidratação da unha de unhas, como o formaldeído, também podem piorar os sintomas de unhas.

Como Tratar Unhas Descascando

Evite os Danos na Sua Rotina Diária

Se você acredita que a exposição química ou a execução de tarefas estressantes, como lavar os pratos, estão causando o problema, comece a usar luvas de proteção quando for executar essas tarefas. Isso pode ajudar a evitar que as unhas fiquem muito secas e acabem com a proteção delas. Manter as unhas aparadas e bem lixadas também pode ajudar a evitar danos porque suas unhas estarão muito menos propensas a quebrar com o toque em certos objetos ou acidentes.

Hidrate

Quando as unhas se tornam muito fraca, é importante dar-lhes um descanso. Adiar a manicure algumas semanas é uma boa saída para resolver o problema ou proteger com o uso de unhas postiças de plástico. Dê às suas unhas a chance de crescerem mais forte.

Na sua rotina de beleza, aplique um fortalecedor e hidratantes para a área regularmente. Na compra, apenas certifique-se de ler os ingredientes e leia mais sobre eles, pois alguns têm sido associados a incidentes mais elevados de câncer de mama. Você também pode massagear as unhas com vitamina E, óleo de jojoba ou ácidos alfa-proxy para ajudar a restaurá-las.

Mude Sua Dieta

Ingerir uma dieta adequada também é fundamental para a obtenção de unhas mais saudáveis. Comece comendo muitos alimentos com proteínas, especialmente de fontes de proteína magra, como feijão, peixe ou frango. Beba muita água para manter a pele hidratada e coma vegetais de folhas verdes que são ricos em vitaminas do complexo B, que vai ajuda à sua pele, cabelos e unhas crescerem mais rápido e mais fortes.

Se a sua dieta é falha, é uma boa dica ingerir cápsulas de vitamina B ou suplemento de biotina pode ajudar a restaurar as unhas também. Exercite-se regularmente para ajudar a garantir que um adequado fluxo sanguíneo atinja os dedos das mãos e dos pés para garantir que os nutrientes adequados e oxigênio estejam chegando às unhas.

Consulte um médico

Se você perceber que suas unhas parecem estar descoloridas ou descamando há muito tempo, procure um médico. Um dermatologista é sua primeira opção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.