Ganhar massa muscular é aumentar o volume de massa magra do corpo, a positiva e que não causa problemas de saúde. É aquela que te dá volume ao corpo, deixa os músculos definidos e a barriga tanquinho. O grande problema não é conhecer sobre ela, mas como obtê-la. Um dos grandes problemas é que nem todo mundo tem facilidade de ganhar massa muscular.
Alguns organismos são mesmo mais acelerados, queimando ou hidratando e convertendo calorias em massa magra. Já outros, são mais lentos e guardam tudo porque esperam um uso futuro, deixando a gordura mais resistente. Mas para driblar essas pegadinhas do organismo, sempre há boas dicas.
Evite Dietas Que Cortem Alimentos
Estas são conhecidas como dietas restritivas. O grande problema delas é cortar o consumo de calorias. De fato, as calorias se transformam em gordura no seu corpo quando não são usadas, criando as temidas gorduras localizadas. Mas, em contrapartida, quando consumidas de menos, você tem proteínas para formar os músculos, mas não tem calorias para promover este processo. Seu corpo vai reter as proteínas também, a moldagem não vai acontecer.
O ideal, portanto, é ter uma dieta equilibrando consumo de proteínas e calorias. Restringir calorias apenas você evita o ganho de peso, mas também não irá ganhar os músculos desejados. Alimentos ricos em proteínas: cereais matinais, grãos diversos, carne, peixes, derivados de animais como leite, verduras e frutas.
Tenha uma Dieta Rica em Carboidratos
O seu corpo precisa dos carboidratos para dar energia ao corpo, mais que as calorias. Uma dieta pobre neles, não te dará energia o suficiente para a sua gama de exercícios. O resultado? O organismo vai tirar energia das proteínas, e seu ganho de massa muscular não vai acontecer. Mas no consumo, moderação: os carboidratos em excesso de tornam gordura, e mais gordurinhas localizadas vão surgir. Para consumir de forma ideal de acordo com seu peso e altura, uma dica é procurar um nutricionista para elaborar a sua dieta. Alimentos ricos em carboidratos: banana, maçã, lentilha, leite, grão de bico e iogurte.
Coma Menos, Mais Vezes Por Dia
Esta é a primeira dica que um nutricionista vai te indicar para perder peso, mas também vai te ajudar no ganho de massa muscular também. O ideal é comer três vezes ao dia em porções menores, fazendo lanches em intervalos regulares, ao menos a cada duas horas. Com tal medida, você acelera a produção de insulina no corpo, que te dá energia, mantém os níveis de glicose em atividade e ajuda na formação muscular. Mas cuidado com os lanches para não aumentar o nível de gordura no organismo.
Na Refeição Pré-Treino, Ingira Carboidratos
O lanche ou refeição pós treino é a alimentação após a academia. Muita gente tem medo de comer depois da malhação para não engordar, mas não é bem assim. Depois de uma boa malhação, seu corpo vai precisar de carboidratos para formar seus músculos, por isso uma alimentação ricas nele vai ajudar e não atrapalhar. Devem estar na sua lista de alimentos depois do treino alguns lanches de fácil digestão, se sua ideia é manter o peso, como abacaxi, banana, manga, melancia, papaia, pão branco, mel, aveia e geleias.
Malhe um Músculo Por Dia
Malhar tudo todo dia não funciona. Seu corpo vai precisar de um tempo para trabalhar a musculatura, por isso é indicado malhar apenas um determinado grupo, dando uma pausa de 24 horas para o organismo trabalhar e fazer você crescer os músculos. Malhe pernas em um dia e depois braço e peitoral em outro (o mais comum), ou malhe tudo em um dia e faça apenas esteira no outro. O segredo de uma boa malhação e crescimento proporcional e saudável de sua massa muscular é moderação.
Forçar Demais Não é Bacana
Levantar peso demais porque o músculo vai crescer é uma ilusão. Você sai da academia se sentindo mais forte, e está, mas é puro efeito visual. Quando trabalhada, a musculatura incha mesmo, mas desincha logo em seguida e volta ao normal. Para ter um ideia real do seu crescimento muscular, jamais tire as medidas logo após o treino. Tire antes ou depois dele, com algumas horas de diferença.
Levantar peso demais também tem diversos riscos, como estiramento muscular, problemas na coluna e até mesmo desvios mais sérios. Pode acontecer atrofia por forçar demais e dores intensas. Estrias podem surgir, bem como outros problemas mais sérios. O melhor, portanto, é partir para a moderação. Malhe com o peso que conseguir e uma leve dorzinha para forçar um pouco, mas aumente apenas quando ele estiver confortável novamente. Se há dor intensa, este não é o peso ideal para você.
Ingestão de Suplementos Naturais é Seguro e Bacana
Fuja dos itens com prescrição médica mas seu amigo consegue por um preço muito bom. Mas se for suplemento pré e pós treino, é bacana. Suplementos ajudam no ganho de massa muscular, formação do músculo como um todo e ainda a eliminar a dor chata do pós treino. Deixam seu corpo nutrido, em especial se você não consegue ter uma dieta rica o suficiente para ajudar na manutenção do trabalho feito em academia. São boas dicas: BCAA, Creatine, Cafeína com alguns suplementos, chia com cártamo, dentre outros que servem para ajudar no ganho de massa magra apenas.
Não Conhece? Não Tome!
Sempre há um colega de malhação da academia cheio de bons truques para deixar seu corpo em forma em menos período de tempo. Alguns vendem cápsulas sem nome, sem cor e com potinhos desconhecidos, que até parecem muito com marcas famosas. O segredo é: não conhece, não tome. Você pode não ter nenhum problema de saúde, mas as dosagens de cafeína e outros itens para acelerar o metabolismo podem te deixar muito mal. Se você não conhece a procedência do produto, não sabe sua composição e nem ao menos tem como ler sobre isso, não tome. O seu truque mágico para ficar com o corpo dos sonhos pode se tornar um grande pesadelo.