Alisamento Capilar em Crianças

A modernidade dos penteados e fios lisos, sem volume e mais maleável encanta adultos. Mas cada vez mais, os pais e as próprias crianças querem realizar o sonho de ter cabelos lisos. Mas será que pode? Os métodos de alisamento não são fortes demais para as crianças? Há diversas respostas para este questionamento.

Muitos pediatras e dermatologistas acreditam que crianças devem ser tratadas como crianças, por isso nada de maquiagem e alisamento capilar estão fora de questão. Os profissionais de saúde declaram que fazer os mesmos tratamentos capilares e estéticos que os adultos é totalmente errado para os pequenos, e com uma boa justificativa. As crianças ainda estão com o corpo em formação, corpo em desenvolvimento e por isso a química é extremamente nociva.

Segundo os especialistas, o alisamento capilar também comprometeria a formação da fibra capilar, alterando o fio, mas não para melhor. Crescendo com química, ele altera seu formato e não ficaria liso por isso, mas seco, sem vida e com queda com muito mais facilidade que um cabelo adulto.

Massa Corporal x Alisante Para Cabelo

Há ainda a questão de químicos fortes e massa corporal. Nosso organismo absorve tudo o que é colocado nele, seja isso bom ou ruim. Com isso, seu corpo absorve para suas veias e órgãos os alisamentos, corpos estranhos e que alteram sua fibra capilar e formação de fios. Mas há uma relação de massa corporal e produto. O produto usado para alisar cabelos é na mesma dosagem que um adulto, pois varia de acordo com o comprimento dos fios, mas a criança tem uma massa corporal menor, por isso ele pode ser bem mais danoso em caso de reação alérgica.

Esta justificativa tem uma lógica bem embasada. Um exemplo prático é uma picada de cobra, que pode ser fatal para uma criança mas apenas causar sintomas desconfortáveis em um adulto. O veneno sai na mesma quantidade tanto em crianças como em adultos, mas a circulação do veneno é mais rápida nas crianças e por isso chega mais rápido ao coração, afetando diversas partes do corpo em um curto período de tempo. É uma prova que a massa corporal da criança influencia na nocividade de certas substâncias.

A Sensibilidade Infantil É Um dos Pontos A Serem Analisados

Um produto que alisa os cabelos, muda a fibra capilar em sua essência e ainda deixa os fios assim com certeza não é algo fraco, e este é um dos grandes debates dos profissionais de beleza quanto ao alisamento capilar. As crianças tem vantagens e desvantagens em sua estrutura: elas possuem uma capacidade de regeneração muito maior, mas também uma pele bem mais sensível por não terem desenvolvidos todos os anticorpos necessários e imunidades de substâncias industriais, e isso pode ser um problema.

Peles infantis são sem dúvida muito mais sensíveis a agentes externos, e por isso uma picada de inseto causa apenas uma mancha vermelha e quase facilmente ignorada em um adulto, mas diversos problemas em uma pele infantil, causando até febre e inchaço intenso. Logo, produtos tão intensos podem causar reações adversas e sintomas nem mesmo esperados em crianças.

Os produtos para alisamento são sempre testados em adultos, mas jamais em crianças. Logo, os efeitos colaterais não podem ser previstos, deixando uma surpresa tanto para a criança, como para o profissional a aplicar como nos pais, que podem se arrepender de proceder com o alisamento.

O Problema do Formol

Um dos grandes debates dos produtores de cosméticos é que o grande causador de uma possível intoxicação e responsável por danificar a fibra capilar infantil seria o formol, substâncias responsável por alisar os fios de forma drástica, mas também moldar os cabelos e realizar sonhos como o alisamento permanente. Contudo, a substância de alta dosagem em alisamentos permanentes já causou a morte até mesmo de profissionais que apenas aspiraram o item por um longo tempo.

Para os fabricantes, o formol é mesmo um problema, tanto que a Anvisa caiu em cima e retirou diversos produtos do mercado, autorizando apenas os de baixa dosagem. Muitos clientes também ficaram com medo e, mesmo os mais experientes em alisamento, abriram mão do método por não o considerar seguro até mesmo em baixas dosagens. E foram ai que surgiram as alternativas “menos tóxicas”.

Escova Progressiva Para Crianças

Os fabricantes entenderam que o problema seria o formol, por isso criaram progressivas para crianças, sem formol e com uso de outras substâncias consideradas seguras  (e devidamente regularizadas) para crianças, gestantes e senhoras de idade com problemas de saúde diversos.

A maior parte das progressivas para criança não tem aroma, sem efeitos colaterais como coceira e ardência e deixam até um cheiro agradável com o passar dos dias e as lavagens. A escova marroquina, por exemplo, tem cheiro de chocolate e é indicada para crianças, sendo amplamente usada no Brasil todo.

Os produtos para alisamento capilar infantil são em sua maioria mais fracos, por isso o resultado não é tão intenso como nos adultos. O método é o mesmo, envolvendo aplicação com escovação e chapinha para moldar os fios e costuma funcionar muito bem. Como são mais fracos, não deixam os fios lisos a menos que sejam feitos várias vezes.

Especialistas Não Concordam Com Alisamento Infantil

Mas os dermatologistas e pediatras ainda não estão seguros sobre o alisamento infantil. Fraca ou forte, é uma química e todo cuidado deve ser tomado. Um teste de alergia em mecha e na pele deve ser feito antes, tanto em crianças como adultos, mas poucos fazem porque não querem perder tempo.

Indica-se ainda procurar ajuda profissional para usar os produtos na dosagem correta e dar um espaço maior espaço entre um alisamento e outro, jamais mensal.

A Idade Ideal

Seja forte ou fraco, o alisamento capilar infantil não deve começar antes dos 9 anos de idade. O melhor seria apenas na adolescência, mas sabemos que é quase impossível com tanta vaidade entre as meninas de hoje em dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.