A maquiagem é um grande trunfo feminino, pois ajuda a ressaltar o que se tem de mais bonito e a esconder aquelas pequenas imperfeições como olheiras, manchas e espinhas. Um dos principais itens de uma nécessaire feminina é com certeza o corretivo, um produto que quando bem usado ajuda a criar resultados incríveis.
Vale destacar que no mercado de produtos cosméticos encontramos uma grande variedade de tipos de corretivo facial. Para te ajudar a eleger o seu preferido e descobrir como ele pode ser um verdadeiro curinga confira as nossas dicas. Conheça os diferentes tipos de corretivo e para qual situação cada um se encaixa melhor.
Os Tipos de Corretivo
Corretivo Líquido
Esse tipo de produto é mais fluido e por isso mesmo mais indicado para a região dos olhos. No caso de quem tem olheiras muito marcadas é interessante testar a versão em creme, isso porque os corretivos líquidos tem um efeito bem sutil. As versões líquidas são indicadas para todos os tipos de pele.
Corretivo Cremoso
Esse tipo de produto tem uma textura mais espessa e assim consegue uma cobertura mais eficaz das olheiras mais escuras. Porém, tome cuidado para não acabar exagerando na quantidade do produto na aplicação. Os corretivos em versão cremosa são mais indicados para quem tem a pela seca e mista.
Corretivo Lápis ou Caneta
O mais interessante para quem deseja cobrir espinhas, porém, sem exageros para não acabar com o resultado inverso, ou seja, chamando a atenção para o defeito que se pretendia esconder. Destacamos que esse tipo de corretivo não é indicado para aplicar em grandes áreas pelo fato de deixar um efeito bem artificial. Um produto que pode ser usado por todos os tipos de pele.
Corretivo Mineral
Esse tipo de corretivo é feito com minerais vegetais e por isso tem uma textura bem leve e o efeito fica natural. A aplicação desse produto deve ser feita usando o dedo ou então com um pincel daqueles de aplicar sombra. Um produto indicado para tem pele mista, sensível e oleosa.
As Cores de Corretivos Faciais
Já faz algum tempo que os corretivos coloridos têm ganho um espaço especial nas prateleiras das farmácias e lojas de artigos de maquiagem. A função desses produtos é corrigir as olheiras mais profundas e também as manchas mais acentuadas. O ideal é usar esse tipo de corretivo sobre o corretivo convencional.
Confira abaixo as cores de corretivos e para que cada uma delas serve:
Corretivo Amarelo
Excelente na cobertura de olheiras arroxeadas e amarronzadas. Também pode cobrir manchas roxas.
Corretivo Verde
Muito bom para cobrir espinhas que estejam vermelhas e também manchas vermelhas. Pode ser um ótimo aliado para esconder o nariz de gripe.
Corretivo Roxo
Serve para cobrir manchas amareladas e ainda hematomas esverdeados.
Corretivo Lilás
Ajuda a melhorar o olhar caído e sem vida. Também ajuda a neutralizar as manchas com tons de marrom e as imperfeições que tenham tons de amarelo e laranja.
Corretivo Rosa
Perfeito para disfarçar espinhas que estejam inflamadas, as manchas amareladas e com tons de marrom.
Corretivo Azul
Ajuda a neutralizar as manchas alaranjadas.
Corretivo Laranja
É utilizado para disfarçar manchas e olheiras que sejam azuladas.
Corretivo Vermelho
É utilizado para encobrir as manchas brancas como as de vitiligo, por exemplo e também ajuda a camuflar manchas esverdeadas como certos tipos de olheiras.
Corretivo Branco
Pode ser usado como base para sombras, ele também apaga manchas escuras das pálpebras e ajuda a potencializar a intensidade da cor da sombra que vai ser utilizada.
Corretivo Bege
Ajuda a disfarçar manchas de vitiligo.
Como Aplicar o Corretivo?
A ordem correta de aplicação do corretivo é após a base para somente ajudar a eliminar as manchas e defeitos que persistirem depois de a pele estar feita. O corretivo é utilizado para eliminar imperfeições como vasinhos, espinhas, manchas e olheiras.
Destacamos que o corretivo apenas vai amenizar ou disfarçar manchas, porém, não vai corrigir a textura da sua pele. Para aplicar o produto nas suas versões cremosa, em pó e líquida a dica é usar um pincel, uma esponja ou mesmo a ponta dos seus dedos. Para corrigir as olheiras de forma mais eficaz você deve aplicar o produto com a ajuda de um pincel de cerdas chatas e arredondadas ou até mesmo de forma direta.
A melhor forma de disfarçar uma espinha usando corretivo é aplicá-lo primeiro no dedo e somente depois sobre a área. Como já destacamos acima cada cor de corretivo serve para camuflar um determinado problema. Porém, para que fique com um visual mais natural é interessante que você aplique o produto da cor da pele em cima do colorido.
Cuide de possíveis exageros na hora de aplicar o produto, pois pode acabar apenas enfatizando mais o que gostaria de esconder. Quem tem linhas de expressão no rosto deve tomar cuidado para não acabar enfatizando-as com o uso exagerado do produto.
As Funções do Corretivo
Corretivo Para Olheiras
Um dos principais objetivos de uma maquiagem é disfarçar as olheiras, todo mundo tem pelo menos uma vez na vida. O corretivo é sempre o melhor aliado nesse momento, porém, é necessário saber como fazer essa correção da forma correta.
Para começar a melhor textura para essa área do rosto é a cremosa ou a líquida. Cuidado com o corretivo em bastão, pois ele pode deixar a sua pele com uma aparência craquelada. Para fazer a neutralização das olheiras é necessário usar corretivos coloridos e em seguida passar o corretivo de acordo com o seu tom de pele no rosto.
Corretivo Para Iluminar o Rosto
O corretivo tem outra função além de camuflar as imperfeições, serve também para iluminar o rosto. Para caprichar na iluminação da make você deve passar o corretivo claro no nariz, comece pela testa e vá até a ponta. Desça depois para a boca e o queixo.
Uma outra dica é usar o corretivo como base para a sua sombra, pois além de iluminar também ajuda a fixar melhor o produto. Depois de passar o corretivo nas pálpebras você deve usar a sombra iluminadora.
Quem tem olhos pequenos pode usar os corretivos em forma de lápis na linha d’água e bem rente aos cílios inferiores, assim os seus olhos parecerão muito maiores.