Perguntas Frequentes Sobre Tintura Capilar

Tingir os cabelos é uma tarefa em teoria simples: você aplica a tintura, espera o tempo indicado na embalagem e lava os fios normalmente. Contudo, não podemos esquecer que é um processo químico e como tal pode danificar ou melhorar seu cabelo. Muitas dúvidas surgem e para isso vamos tentar ajudar. Confira a seguir as principais perguntas sobre tintura capilar e as indicações corretas.

O Que Significam os Números que Aparecem nas Embalagens?

Cada embalagem de tintura para cabelo vem com um nome de uma cor e um número. Alguns profissionais nem pedem mais pela cor, mas sim pelo número: “compra a tintura 1.0”. Tal numeração informada pelos fabricantes nas embalagens correspondem às cores da tabela de cores de pintura e suas variações de reflexo. Usa-se uma escala internacional de tons, que vai desde o preto ao louro claríssimo, indo de 1.0 a 6.0. Isso ajuda a mesmo que você estiver em outro país e não entender o idioma novo, vai saber qual o seu tom de cabelo.

Mas não número na embalagem indica apenas a cor final que você pode esperar, não o resultado porque varia um pouco de cabelo para cabelo. Se seus fios são virgens (ou seja, você nunca usou tintura no cabelo), o resultado será bem diferente de quem já possui fios tingidos.

Tinta Para Cabelo Causa Alergia?

Como toda química, o seu corpo pode ter reações e por isso a tintura capilar pode sim causar alergia. Para saber se este é o seu caso podem ser feitos dois processos: um teste na mão ou no pulso com o produto ou um teste em uma mecha. Em ambos os casos, aguarde 24 horas para notar alguma reação. Se não acontecer, você pode usar o produto como indicado na embalagem.

Qual a Melhor Tintura para Cabelo do Mercado?

Esta é uma pergunta que não tem resposta. Isso porque as tinturas no mercado são bem bacanas e os fabricantes andam caprichando na qualidade, mas vai de cada cabelo e do estado da fibra capilar também. O preço também não é um bom indicador. Algumas mulheres simplesmente amam e ficam com lindos fios gastando apenas R$ 5 em uma tintura, enquanto outras gastam mais de R$ 300 para ter cabelos tingidos perfeitamente.

Qual a Quantidade Certa de Tintura a Usar no seu Cabelo?

Depende do comprimento do seu cabelo. Uma caixa de tintura capilar geralmente vem dosada para um cabelo de longo a médio e com volume mediano. Se você tem fios extra longos, muito abaixo dos ombros, deve usar duas embalagens. Já fio curtos podem partir a embalagem no meio e usar duas vezes. Depende bastante do seu comprimento e quantidade de cabelo. Mas, é melhor usar em abundância do que faltar, por isso só pare de aplicar tendo certeza que todas as partes do seu cabelo estão cobertas corretamente.

Algumas Tinturas Duram Mais que Outras. É Verdade?

Sim, é verdade. Alguns pigmentos duram mais e outros menos porque a lavagem os faz sair mais rápido. É o caso das tinturas ruivo e preto, que tendem a ficar opacos em poucas semanas. Contudo, se a sua tintura capilar durou menos de uma semana é sinal que seus fios estão fracos e porosos, deixando os pigmentos saírem mais rápido. Uma dica é partir para uma boa hidratação antes de pintar os fios novamente.

Tem Como Fazer a Coloração Durar Mais no Cabelo?

Sim! A primeira dica para isso é evitar lavar os cabelos todos os dias. Quando você usa xampu, acaba por abrir as cutículas capilares e deixando os pigmentos escaparem. Mantendo uma rotina de lavar menos os fios em um maior período de tempo sua tintura irá durar quase o dobro do tempo do que costuma hoje.

Outra medida é manter os fios nutridos. Se não há nutrição do cabelo, assim que aplicar a tintura seu cabelo irá absorver como nutriente e por isso os fios podem perder o tom muito cedo. Logo, mantenha uma rotina de hidratações constantes que o problema deve se resolver logo e sua tintura capilar deve durar um tempinho a mais.

Posso Misturar Dois Tons de Tintura para Cabelo?

Pode sim, mas com cuidado! Misturas de tintura são comuns quando se quer alcançar um tom de cabelo novo e a indústria de cosméticos não oferece ainda. Contudo, o cuidado deve ser constante porque são químicas diferentes se você mudar de marcar. Misturar marcas diferentes não é aconselhável, mas não há problema se forem tinturas da mesma marca.

Misturar as tinturas nem sempre é uma boa pedida se você vai fazer isso em casa. Os tons podem não se comportar da forma como você espera, gerando uma coloração estranha. O melhor é procurar um profissional da beleza se você quer uma tonalidade nova.

Devo Pintar as Sobrancelhas Também?

Depende, ou o efeito visual não será nada agradável. Você precisa entrar em acordo com o tom da sua pele e do seu cabelo. Se suas sobrancelhas são loiras, pintar os cabelos de preto e deixar os fios do rosto negros também não é uma boa opção. Mas se você está pintando de ruivo, não tem qualquer problema pintar os cabelos de loiro. É preciso ter um bom senso e um mínimo de conhecimento de combinações para fazer esta combinação entre sobrancelha e cabelos.

É Normal o Cabelo Ficar tão Seco Depois de Pintar?

Infelizmente é sim. Os componentes da tintura capilar danificam um pouco os fios. Alguns ficam bem arrepiados, outros bem secos e alguns caindo mais. Para tratar o problema, a melhor dica é hidratar semanalmente para enviar nutrição aos fios todos os dias.

A Cor Não Era Essa que eu Esperava. Posso Pintar Novamente?

Não deveria, mas pode sim. Pintando seguidamente seus cabelos devem passar por dois processos químicos, podendo ficar mais fracos e apresentar uma queda. Se você descoloriu conjuntamente com a tintura, melhor esperar ao menos uma semana para submeter os fios a um novo processo desgastante e fazer duas hidratações neste período de tempo. Mas se seus fios ficaram fortes, pode pintar seguidamente sem qualquer problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.