Depois de pintar os cabelos pela primeira vez, uma das perguntas que os cabeleireiros mais ouvem é se pode lavar o cabelo no dia que pinta. Nesse post, vamos esclarecer essa e outras dúvidas que quem tem os cabelos tingidos.
Importância da Lavagem dos Cabelos
A lavagem dos cabelos é uma das etapas mais importantes na rotina capilar das pessoas com cabelos coloridos. Nesse caso, tanto a frequência incorreta, quanto o uso de produto inadequados para cabelos tingidos pode levar à oxidação da cor, ou acelerando o desbotamento.
Quanto Tempo Depois de Pintar os Cabelos eu Posso Lavar?
Para essa pergunta, não há uma resposta única. O tempo ideal depende muito da coloração usada, de qual é o grau de desbotamento da tonalidade escolhida, do tipo de cabelo, e coisas do tipo.
A reposta dos cabeleireiros pode variar bastante. Alguns recomendam 2 dias, outros recomendam 3, e até 4 dias, dependendo de fatores como os citados acima.
Porém, todos recomendam não lavar os cabelos no dia em que foram tingidos, nem mesmo no dia seguinte. É muito importante esperar, no mínimo, 48 horas após a coloração para poder lavar os cabelos, para evitar oxidação e desbotamento, como dissemos acima.
No decorrer das primeiras 48 horas, os pigmentos ainda estarão se assentando nos fios, e se fixando. Dessa forma, ao lavar os cabelos antes desse prazo pode impedir que a cor fique intensa e vibrante, como deve ser.
Com Que Frequência Devo Lavar os Cabelos Coloridos?
Para que a cor dure mais, é muito importante atentar também para a frequência de lavagem. Lavar os cabelos com muita frequência também pode acelerar o desbotamento, pois o shampoo atua abrindo as cutículas dos fios levemente, fazendo com que o pigmento acabe saindo de dentro dos fios, no decorrer das lavagens.
Assim, quanto maior for a frequência de lavagem, mais rápido será o desbotamento dos fios. Em contrapartida, lavar os cabelos menos do que deveria também não é bom, pois pode acabar fazendo com que aumente a oleosidade no couro cabeludo, favorecendo o acúmulo de resíduos no mesmo.
Dessa forma, uma boa frequência de lavagem dos cabelos, de forma que não irá acelerar o desbotamento da coloração, e nem causará a oleosidade excessiva é de 2 vezes por semana, aproximadamente.
Mas vale ressaltar que o intervalo entre uma lavagem e outra pode variar conforme o tipo de cada cabelo. Por isso, é muito importante consultar um cabeleireiro, para saber qual a melhor frequência de lavagem para o seu tipo de cabelo tingido.
Produto Ideais Para Cabelos Coloridos
Além do processo de lavagem, outra questão muito importante para ajudar na durabilidade da cor é o uso dos produtos certos. O uso de shampoos muito adstringentes, que causam uma maior dilatação das cutículas dos fios, promovendo uma limpeza mais profunda, pode contribui muito para o processo de desbotamento da cor.
Assim, para ter cabelos mais radiantes, e prolongar a duração da cor, o mais indicado é usar uma linha de produtos que seja específica para os cabelos coloridos. Uma dica é apostar em produtos com filtro UV e com ação antioxidante.
Tonalizantes Desbotam Mais Rápido Que a Coloração Permanente
Caso você opte por usar tonalizante nos fios, saiba que ele tende a desbotar ainda mais rápido do que a coloração permanente. Sendo assim, quanto mais espaçadas forem as lavagens, mais tempo irá demorar para desbotar.
As colorações que não possuem amônia tendem a sair dos cabelos com mais facilidade. Em geral, a tonalidade dura em torno de 28 lavagens. Por isso, se você gosta de lavar os cabelos todos os dias, o tonalizante não é o mais indicado. Pois iria desbotar com mais rapidez, sendo preciso realizar retoques com mais frequência.
Cuidando dos Cabelos Coloridos
Para manter os cabelos mais saudáveis, bonitos e radiantes, uma dica muito útil é investir no cronograma capilar. Além de promover a reposição de todos os nutrientes necessários para os cabelos, o uma rotina de cuidados também reduz a necessidade de retoques mais frequentes.
É precisa realizar todas as etapas do cronograma sempre, antes e depois de colorir os cabelos. Assim, você consegue preparar bem os fios, para que eles estejam aptos a receberem a tintura, pois estarão protegidos e bem hidratados.
A hidratação é o processo mais básico do cronograma capilar. E deve ser feita toda semana. Ela irá repor a água dos cabelos.
A nutrição é outra etapa do cronograma capilar. Ela tem como principal função, repor os óleos aos cabelos. Todo cabelo precisa dessa etapa, mas os que mais gostam são os cabelos cacheados, crespos e em transição.
A reconstrução é a última etapa do cronograma. Ela visa repor a massa dos fios. Em cabelos normais, sem química ou nenhum tipo de coloração, a reconstrução não deve ser feita em excesso, para não causar a quebra dos fios. Em geral, uma vez por mês já é o suficiente.
No caso de cabelos com química e tingidos, por exemplo, o ideal é fazer mais vezes. Em torno de 2 vezes por mês, ou até mais. É importante consultar um cabeleireiro mais saber qual a frequência mais indicada para o seu tipo de cabelo.
5 Erros Mais Comuns de Quem Tinge os Cabelos em Casa
Muitas pessoas se aventuram em tingir os fios em casa mesmo, sem o auxílio de um profissional. A questão é que isso pode levar à vários problemas. Abaixo, listamos 5 erros mais comuns de quem tinge os cabelos em casa. Confira!
1 – Tingir sem testar: o teste antes de iniciar o processo de pintura é muito importante, pois irá assegurar que a alteração na cor dos fios será feita com segurança. O produto pode causar alergia na pessoa. Com o teste, você evitar esse tipo de problema também.
2 – Tingir sem preparar os cabelos: o ideal é tingir os cabelos ainda sujos. Use shampoo entre 12 e 24 horas de pintar os cabelos.
3 – Escolher a cor da forma errada: muitas pessoas não acertam a tonalidade de acordo com o seu tom de pele. O lado interno do pulso é o local mais indicado para se observar na hora de escolher a tonalidade que combina mais com o seu tom de pele.
4 – Aplicação da tinta de forma irregular: é preciso dividir os cabelos em 4 partes. Começar a aplicação pela raiz, e ir passando por todo o comprimento dos fios. Muitas pessoas aplicam a tintura de forma irregular.
5 – Não cuidar dos cabelos após a tintura: a água quente, o sol, e o uso de produtos incorretos podem levar ao desbotamento da cor e ao processo de oxidação. Também é preciso manter o cronograma capilar sempre em dia, e caprichar nas hidratações.