Quem Pode Fazer Permanente?

Os cabelos cacheados através de permanente eram tendência na década de 1980, o volume das madeixas estava em alta nesse período. Já na década seguinte, a de 1990, os fios lisos passaram a ditar a moda de maneira que o procedimento perdeu sua popularidade.

Na década de 2010 os cachos voltaram a estar em evidência e com isso os processos de remodelação da estrutura dos fios com tioglicolato de amônia entraram novamente na pauta de beleza. Mas, afinal como esse procedimento é feito e quem pode apostar nele? Continue lendo para entender melhor esses tópicos!

Permanente: Como o Procedimento é Feito?

A formação dos cachos por meio de permanente se dá pela ação do tioglicolato de amônia, mesmo ingrediente utilizado para fazer alisamentos. Esse item promove a quebra das pontes dissulfeto dos aminoácidos de cistina de maneira que se dá a formação de duas cisteínas para cada cistina.

Esse processo faz com que a queratina passe por um processo de inchaço tornando-se maleável para então ser enrolada. Na sequência é usado um oxidante que para a reação. Para que o formado de cacho seja modelado é utilizado um acessório conhecido como bigudin. Consiste num bobe fino e longo que é usado para deixar o cacho com maior definição. Trata-se do passo mais relevante para fazer o permanente.

É importante ficar atento para o fato de que quanto maior for o bigudinho mais largo ficará o cacho. Outro ponto a se observar diz respeito a quanto mais próximo da raiz mais definido e encaracolado ficarão os cachos. Quando estiver se preparando para fazer esse procedimento você deverá levar essas questões em consideração.

O Que é Permanente Afro?

Um dos tipos de permanente que mais tem feito sucesso, o permanente afro, ajuda a deixar os fios crespos mais definidos. O procedimento é realizado com grande semelhança ao procedimento tradicional com a diferença de que os bigudins são aquecidos na versão afro para deixar o resultado mais bonito. O aquecimento dos acessórios pode chegar a até 150°C melhorando o processo de fixação e gerando economia de tempo.

Nessa nova modalidade o permanente leva apenas 40 minutos para ficar pronto, antes levava entre duas e três horas. No entanto, embora seja um procedimento mais rápido, o permanente afro, demanda mais cuidado em especial de quem já tem algum tipo de química nas madeixas como alisamentos ou relaxamentos.

O permanente afro atua com muita assertividade para domar os cachos, porém, pode entrar em conflito com outras químicas fragilizando os fios. As madeixas podem ficar quebradiças e com aspecto de ressecado ou até mesmo passar por corte químico e cair. Esse tipo de procedimento deve ser feito por profissionais para que tenha os melhores resultados.

Quem Pode Fazer Permanente Afro?

O nome já define que esse é um permanente específico para cabelos afro, contudo, é válido ressaltar que nem todo fio afro pode receber essa química. O objetivo central desse procedimento é modelar os cachos de forma que não é exatamente interessante para quem tem fios frisados, com cachos já definidos ou encaracolados. O resultado quase não vai aparecer nessas madeixas.

Pelo fato desse processo ser feito com tioglicolato de amônia não deve ser realizado em cabelos que tenham outro tipo de química como tinturas ou alisamentos. Acredita-se que não tem problema fazer o procedimento se a outra química tiver a mesma base, mas ainda assim é bom fazer o teste de mecha.

Esse teste consiste em aplicar o produto numa mecha do cabelo para verificar como as químicas vão interagir. Quando se trata de químicas de base diferentes é importante aguardar um período de intervalo entre uma aplicação e outra. Gestantes e lactantes não podem passar por esse tipo de procedimento capilar pelo risco de afetar o feto e ter alterações no leite. Na dúvida pergunte ao seu médico.

O Que é Permanente Digital?

Uma alternativa de permanente para quem deseja um visual com volume, mas cachos delicados é o digital. Nessa versão são criadas ondas com efeito natural por meio do uso de calor. Os bigudins desse permanente passam por aquecimento e recebem um reforço de uma luz de led azul para que haja mais absorção.

O ponto diferencial está nos ingredientes usados para mudar a forma dos fios, além do tioglicolato de amônia estão inclusos outros ativos que contribuem para reduzir danos na fibra das madeixas. Em fios lisos o permanente digital oferece a formação de ondas largas e nos cabelos ondulados cria cachos abertos.

Quem Pode Fazer Permanente Digital?

Quem tem fios lisos pode fazer esse procedimento, mas é claro que os resultados serão menos visíveis do que num cabelo naturalmente ondulado. A base das madeixas tem grande importância para o tanto e volume de ondas que serão criadas pelo permanente.

Novamente fica a dica de que é fundamental fazer o teste de mecha para saber se o procedimento não trará nenhum problema para suas madeixas. Nesse procedimento a base também é tioglicolato de amônia de forma que não tem boa interação com outros agentes químicos.

Qual o Tempo de Intervalo

Se você já tem uma química no seu cabelo e deseja fazer o permanente afro ou digital deve ficar atenta para o tempo de intervalo necessário para não arriscar um corte químico. A seguir listamos o período de intervalo para diferentes tipos de química.

– Coloração Com Volume 20 de Água Oxigenada

Nesse caso o intervalo deverá ser de 15 a 20 dias. Depois de fazer o permanente será necessário aguardar pelo menos 15 dias para retocar a cor. Consulte seu cabeleireiro para ter a opinião de um profissional e quando for fazer o retoque de cor faça outro teste de mecha. Sempre que for aplicar mais algum item químico faça esse teste.

– Alisamento

Alisamento

Alisamento

O prazo de intervalo nesse caso é significativamente maior, pelo menos seis meses. Quem alisou e quer fazer permanente deverá cortar as pontas do cabelo com regularidade e aplicar a química de cachos somente na raiz. Esse período permite que o cabelo cresça de maneira que a raiz seja composta por fios novos, ou seja, sem a química de alisamento para interferir.

Gostou de saber mais sobre permanente? Deixe seus comentários abaixo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.