Fazer tatuagem é algo de, sobretudo, responsabilidade. Sim, dá para tirar, mas dá bastante trabalho fazer a remoção e é três vezes mais caro (ou mais!) do que fazer a arte. Também dói bastante e, dependendo do local, ela sai mais rápido ou o desenho fica todo deformado. Por isso a escolha precisa ser inteligente, tanto do desenho como do profissional. Tatuagens delicadas são as mais indicadas para a mulher, deixando mais claro a feminilidade do traço. Dependendo do desenho da tatuagem, para eles também é bem indicado uma tatuagem mais delicada, também mais discreta. Este tipo de tatuagem ainda é indicado para peles muito brancas, pois o desenho ganha mais destaque e fica mais proporcional com o tipo de pele que os mais fortes e escuros, como os tribais. Para quem está em busca de tatuagens delicadas, seguem algumas dicas a seguir.
Flores e Ramos
Existem diversos níveis de flores: as simples rosas e as mais complexas, que exigem alta elaboração. Para as mulheres, as flores são tatuagens únicas, com perfeição no traço, ótimas para costas, braços, pernas e pés. Mas como os traços são delicados, pode ser preciso muita precisão, por isso um tatuador bom é crucial. Também é preciso não mexer nem um centímetro, mesmo na dor de mais alto nível.
Fenix
A ave da transformação também é uma das mais queridas, e por isso uma das mais pedidas para desenhos de tatuagem. Com traços finos, ela é um requinte de trabalho e, dependendo do tamanho, dificilmente vai levar apenas uma sessão para finalizar. No geral são de 3 a 4 sessões em uma fênix cobrindo as costas toda, com intervalos de 15 dias em cada visita ao tatuador ao menos. Mas com um bom profissional, os resultados são espetaculares!
Bonsai
As árvores orientais de pequenos vasos são famosas por sua delicadeza e estilo, e são ótimas para tatuagens em peles claras na cor verde, e com tinta preta para pele negra ou escura. São uma boa dica para quem deseja um desenho delicado e ao mesmo tempo complexo, pois não é nada fácil de fazer ramos e folhas de forma tão perfeita que seja facilmente identificado.
Rostos
Todo cuidado é pouco ao desenhar uma tatuagem a partir de uma foto ou rosto de uma pessoa viva, pois são traços delicados e bem específicos. Mas quando ficam bons, tatuagens de retratos merecem todo destaque possível. São uma boa dica para quem deseja homenagear um filho, mãe ou pai. Se ficam bacana, merecem um elogio e são eternos. Tem melhor homenagem que esta?
Fadas
Para as mulheres, são desenhos singelos e bacanas e ótimos para mostrar que o mágico e o fantástico estão dentro de você. A fada tem significado lúdico e infantil, mas combina bem com mulheres adultas. Para fadas coloridas, em tons claros, a pele clara combina mais.
Borboletas
Mesmo sendo comuns, elas ainda são lindas e ótimos desenhos para pescoço, costas e braços. Pode ser uma boa pedida investir em desenhos mais complexos, combinando com flores ou ainda tatuagens de borboleta mais elaboradas para os pés, um ótimo espaço se a tatuagem for bem feita. Mas vale informar: tatuagem no pé dói bastante.
Dicas Para Escolher uma Boa Tatuagem
- Pele negra não fica bacana com tintas claras. Cores como azul, amarelo e rosa quase não aparecem na pele negra, por isso o melhor é optar por tons escuros para não se decepcionar com o resultado.
- Escolha uma vez ou mais e teste com papel carbono em sua pele. Não tem problema demorar muito escolher o desenho. Afinal, você irá ficar com ele na pele por muito tempo, por isso precisa ser bacana mesmo!
- Procure por toques pessoais em desenho. Exemplo: uma flor a mais em uma árvore, uma tribal com alguns traços a mais. Não faz mal buscar fotos em Internet e revistas, mas seria bacana criar traços únicos e ter um desenho diferenciado, e não o que ‘todo mundo fez’.
- Busque por desenhos que você saiba mesmo o que significa, e não porque um amigo disse que “é paz em javanês”. Cuidado para não escrever algo que alguém saiba traduzir muito bem e seja distante do seu ideal ou a palavra nem exista.
- Vai escrever frases? Revise a grafia da palavra ao menos 50 vezes. Erros em tatuagens de nomes e palavras são mais que comuns.
Dicas Para Escolher um Bom Tatuador
- Procure por profissionais com um bom portfólio. Apostar em um amigo que desenha bem mas está com uma agulha na mão é um risco muito grande. Ele pode ser bom com papel e lápis, mas com um maquinário que faz a sua pele sangrar é um risco muito grande de errar. Até mesmo a máquina é mais pesada, suscitando ainda mais ao erro no traço.
- Não usa material descartável? Descarte. Há um risco enorme de doenças serem transmitidas com agulha de uma máquina de tatuagem. O mesmo descarte vale para um tatuador sem usar luvas e máscaras.
- Ele vai ‘criar’ direto na sua pele? Descarte logo este tatuador. Sem você ver o desenho, os riscos de erros e manchas são altos. E em uma pele manchada o trabalho é dobrado para conserto ou remoção, e você vai pagar por isso. Ele pode até te dar uma tatuagem de graça depois, mas não vale a pena andar com um desenho errado por ai.
- Faça uma visita ao estúdio e veja o antes e depois de uma pessoa tatuada. Bons tatuadores não se importam com isso e é uma forma de garantir que o trabalho do profissional é bom mesmo. Bons tatuadores sabem muito bem a necessidade de comprovação de serviço. Se você não puder fazer isso, melhor correr do estúdio.
Os Locais Que Dói mais Tatuar
Se dor é um problema, saiba que os locais mais sensíveis do corpo é onde a pele é mais fina, que você pode ver o osso mesmo com a pele por cima, como:
- Pé
- Orelha
- Dedos
- Região Genital
- Ossos do Pescoço
- Testa
- Pulso