Quando a estação do ano muda e chega o frio é hora de redobrar a atenção com o corpo. A pele neste momento, normalmente, fica mais ressecada e precisa de tratamento especial. No caso dos pés, a mudança de estilo de sapatos também colabora para a falta de maciez. Das rasteirinhas, chinelos e sandálias que deixam os pés respirarem, passamos a usar botas de cano longo, curto, médio, sapatos completamente fechados. E por isso, para mantê-los saudáveis é necessário redobrar a atenção e dedicar cuidados especiais. Para começar os pés devem ser hidratados, não é uma única vez, mas sim, todo o inverno.
Veja Algumas Dicas Para Deixar Os Seus Pés Bonitos No Inverno!
Não cometa o erro de aproveitar o inverno porque os pés ficam “escondidos” dentro dos sapatos para deixar as unhas mal cuidadas. Não é somente uma questão estética, além do visual bonito que procuramos manter no verão, porque as unhas ficam à vista, é necessário mantê-las arrumadas para continuarem saudáveis. As dicas dos podólogos para essa época do ano, o inverno, é não deixar de aparar as unhas, de preferência lixá-las na forma quadrada para que não provoque encravamentos, muito comuns com o uso constante de sapatos fechados.
Um outro detalhe importante, que alertam os podólogos é em relação as cutículas, que devem ser empurradas antes de se retirar o excesso com o alicate. E nada de retirar muita cutícula, não esqueça que ela é uma proteção natural do corpo.
Antes de Hidratar Os Pés Faça Uma Boa Esfoliação
O primeiro passo para deixar os pés bonitos também no inverno é fazer uma esfoliação. Esse é o momento de fazer uma limpeza profunda retirando todas as células mortas. Use um produto adequado para esfoliação dos pés e aplique-o fazendo massagem por toda extensão.
Um detalhe importante, durante o inverno os podólogos não recomendam usar a lixa nos pés, mesmo que se trate de um cuidado comum para você. A lixa no inverno tende a deixar a pele do calcanhar mais grossa e isso acaba provocando as temidas rachaduras.
Depois da Esfoliação É Hora de Relaxar e Hidratar Os Pés
Ao terminar a esfoliação dos pés, que ideal seria fazê-la uma vez por semana, é hora de relaxar e depois fazer a hidratação. Porém, o mesmo deverá ser repetido pelo menos com o intervalo de um dia. Faça a hidratação após o banho, porque o hidratante penetra melhor na pele.
Seja generosa na quantidade de creme, de sua preferência, que será aplicado nos pés, faça isso massageando-os. Se você tiver conhecimento de reflexologia (que diz que cada ponto dos pés estimula uma região específica do corpo), faça com base nesse conceito a sua massagem.
Depois de terminar a massagem, pegue um plástico e enrole nos pés. É um modo de fazer com que os poros se abram ainda mais e o creme penetre bem, resultando em uma boa hidratação. O ideal é que o plástico filme fique no seu pé por pelo menos 30 minutos.
Uma boa alternativa é fazer antes de dormir e depois de colocar o plástico filme, calçar meias de algodão sobre ele e passar a noite toda. O resultado será ainda melhor do que quando você fica somente os 30 minutos com o plástico em torno dos pés. Se for para dormir, basta hidratar 1 vez por semana.
Cuide Sempre dos Pés: No Inverno Ou No Verão
Se no inverno o problema é a falta de hidratação, no verão o problema é outro, são as rachaduras nos pés, aquelas fissuras que ficam bem no calcanhar e que nos impedem de usar determinadas sandálias de tão feias que ficam. A hidratação, principalmente feita com hidratantes com alto teor de ureia ajudam muito, mas nem sempre é suficiente.
O que provoca as rachaduras no verão além do sol é o calor que vem do chão e normalmente, os pés estão menos protegidos, porque a tendência é usar sapatos abertos para suportar as temperaturas altas.
Neste caso também, os cuidados são praticamente os mesmos de quando você tem problema da falta de hidratação no inverno. Deixe de lado a lixa, que como já sabemos só faz com que pele engrosse, e faça uma esfoliação a cada dez dias. Massageie bem e depois faça uma hidratação usando um bom creme em abundância.
Os Pés Precisam Relaxar: Faça Isso Todos Os Dias
Depois de um dia inteiro de trabalho você sente que o corpo precisa descansar e imagina os pés, que sustentaram seu peso durante todas aquelas horas. Se você tiver um tempinho não vá diretamente para o chuveiro e faça o seu banho, tire uns 15 minutos pelo menos para relaxar os pés. Basta pouco para dar essa atenção especial a eles, usando água morna e sal grosso ou coloque água morna com algumas folhas de hortelã.
O famoso escalda pé que serve para relaxar os pés e as pernas também depois de um dia longo com sapatos fechados, nos dias de calor, também vale a pena fazer. Se não der para repetir todos os dias, tente fazer pelo menos a cada 2 dias.
Aliás, saiba que a hortelã é uma excelente receita caseira para combater infecções nas unhas, principalmente aquelas provocadas na hora de tirar cutículas ou por causa de peles arrancadas na hora de cortar as unhas.
Depois do escalda pés, faça o seu banho normalmente e não se esqueça de lavar bem os pés, principalmente perto das unhas. Um outro detalhe muito importante, principalmente no inverno, em que os pés ficam boa parte do tempo dentro de um sapato fechado, é enxugá-los bem. A umidade pode provocar o desenvolvimento de bactérias nos seus pés. Aliás, isso serve também para quem tem o problema de muito suor nos pés, mesmo no inverno, neste caso, é aconselhável usar produtos para combater a umidade dos pés. É ela que provoca mal cheiro e ainda pode provocar outros problemas comuns consequência da presença de bactérias que se desenvolvem nesse tipo de “ambiente”.