Fazer uma depilação caseira pode parecer muito simples, mas na verdade, é preciso tomar alguns cuidados para garantir o resultado perfeito. Principalmente no verão, quando na maior parte do tempo usamos roupas que deixam as pernas e braços à mostra, é bom caprichar na depilação e se livrar daqueles pelinhos indesejados. Porém, a depilação deve ser feita não visando somente a estética, a beleza, mas também e principalmente, a saúde da pele, por isso ela deverá ser perfeita.
Não importa o método escolhido para fazer a depilação: barbeador elétrico, lâmina de barbear, creme depilatório, cera fria ou quente, todos eles necessitam de cuidados para evitar problemas como, manchas, pelo encravados (muito comum) e grandes irritações. Por isso, anote as nossas dicas para fazer uma depilação perfeita e não arriscar nenhum problema. Pele lisa, macia e sem manchas e pelo encravados.
Faça Esfoliação Antes de Fazer a Depilação
Antes de pensar em retirar os fios na depilação, o ideal é cuidar da pele fazendo uma leve esfoliação. Atenção: leve. A esfoliação antes do processo depilatório, não importa qual tenha sido escolhido, deve ser suave, com movimentos circulares. Nada de passar a esponja com força.
A esfoliação antes da depilação é recomendada para retirar as células mortas e ajudar a evitar que pelos se encravem. Porém, não basta fazê-la a qualquer momento, seja com receitas caseiras ou com cremes específicos tem a hora certa de fazer a esfoliação antes depilação.
O ideal é fazer a esfoliação com uma semana de antecedência, fazê-la poucos dias antes pode causar depois da depilação, manchas na pele ou irritação. Porque a pele uma vez esfoliada fica mais sensível.
Tomar Banho Antes de Fazer a Depilação
Tomar um banho com água morna é um bom método para abrir os poros da pele e fazer com que a depilação seja mais fácil, os pelos saem com maior facilidade e fica muito menos dolorido também. E não é só isso, a água morna ajuda a reduzir os riscos de infecção. Mas, atenção, não pense que quanto mais tempo embaixo da água morna, melhor, pelo contrário, o banho demorado, fará com que a pele fique menos hidratada e não será perfeita para a depilação.
Fazer Uma Hidratação é Fundamental
Se a pele não está bem hidratada é melhor adiar a depilação. Segundo os dermatologistas, quanto mais seca estiver a pele, maior são as chances dos fios encravarem e mais, da pele ressecar. A dica para resolver o problema é o uso diário e intensivo de cremes hidratantes, sempre de olho no seu tipo de pele. Aplicar uma hora antes da depilação é o melhor modo de evitar os problemas, mas esteja sempre alerta, e não use mais de uma vez produtos que causem irritações na sua pele.
Na Hora de Depilar é Necessário Ter Atenção Aos Movimentos
Para fazer uma depilação perfeita, entre outras coisas, é de grande importância que os pelos sejam retirados fazendo os movimentos certos. Por exemplo, quando a lâmina de barbear é usada no processo depilatório, os movimentos devem ser feitos no sentido contrário ao daquele do crescimento. Esse é um modo de evitar o movimento, errado, de vai e vem, repetindo tantas vezes e causando irritação a pele. E outro ponto importante, use um creme adequado para o processo ou até mesmo um creme de barbear.
Se a depilação é feita com a cera, seja quente ou fria, a única atenção que deve ser tomada é de não reaproveitar o produto. Usá-lo mais de uma vez pode provocar pelos encravados e até mesmo inflamações. Já com os cremes depilatórios, não faça nada, além de passar o produto e esperar que os fios caiam naturalmente. E falando de depilador elétrico, a principal atenção, segundo os dermatologistas, para fazer uma depilação perfeita, é passá-lo em uma velocidade normal, isto é, nem muito lentamente e nem muito rápido. Isso porque os fios podem quebrar, causando a foliculite.
Será Necessário Evitar o Sol Depois da Depilação
O principal cuidado que se deve ter depois de fazer a depilação é de não tomar sol na região. O contato direto dos raios ultravioleta podem causa o aparecimento de manchas e também, pode causar o ressecamento da pele. Por isso, os especialistas recomendam esperar 3 dias antes de tomar sol depois da depilação. Passado esse período, pode ir para praia ou piscina sim, mas é recomendado usar protetor solar fator 30.
É Recomendado “Acalmar” A Pele
O processo depilatório é “traumático” para a pele e por isso, é necessário, “revitalizá-la” logo em seguida. Os dermatologistas aconselham para essa fase pós-depilação, o uso de cremes feitos à base de substâncias calmantes, como por exemplo, aloe vera, camomila ou corticoides. Uma outra boa maneira de “acalmar” a pele e garantir uma depilação perfeita é usando compressas frias feitas com chá de camomila. Já para as axilas, região do corpo que fica muito mais ardida depois do processo depilatório, recomenda-se passar um gel sem álcool ou loção hidratante.
Mitos e Verdades da Depilação Com Cera Quente
- É verdade que a cera quente agride a pele e pode provocar inchaço e vermelhidão.
- Depilação com cera quente no buço e nas axilas NÃO provoca flacidez.
- É verdade que a depilação com a cera quente dura mais tempo do que aquela feita com a lâmina.
- É verdade que com a cera quente é possível ficar com manchas na pele.
- A cera quente NÃO dilata os vasos e nem causa varizes.
- É verdade que a exposição ao sol deve ser evitada porque pode causar manchas.
- A cera DEVE SER descartada e você NÃO pode usá-la de novo.
- Use cremes adequados para o seu tipo de pele.
- NUNCA faça depilação com a pele seca, de preferência use um creme de barbear quando for usar lâminas.
Agora é só seguir as regrinhas e você ficará com as pernas lisinhas, bonitas e o melhor, com a pele super saudável, coisas que só uma depilação perfeita pode garantir. E depois, claro, arrasar na praia.
E não se esqueça dos cuidados pós-depilação, de preferência, com cremes calmantes para aliviar o desconforto.