O inverno é uma época em que é necessário redobrar os cuidados com a pele, porque o clima frio faz com que ela resseque. E tem mais um detalhe que agrava essa reação do nosso corpo, o fato de que nesta época do ano ficamos mais tempo em lugares fechados e com pouca circulação de ar, já que a tendência é deixar as janelas fechadas para o frio não entrar. Esses dois últimos fatores ainda geram mais um problema, deixam a nossa pele exposta a uma série de doenças provocadas por bactérias e vírus.
Por isso, quando o inverno estiver chegando é hora de redobrar os cuidados com a pele e mantê-la bem longe do ressecamento. E não pense que estamos falando somente da pele do rosto porque fica mais exposta, o tempo seco e frio faz “estragos” em todas as partes do corpo, dando aquele aspecto esbranquiçado, que é uma consequência da falta de proteínas que ela está “sentindo”.
Para escapar do efeito nocivo do inverno sobre a pele só mesmo caprichando na hidratação. Não importa qual o seu tipo de pele, de normal a ressecada, pelo menos uma vez por dia você deverá hidratá-la durante o inverno e isso deverá ser feito logo após o banho. Para as pessoas que tem a pele muito ressecada, o ideal é triplicar essa hidratação e fazer pelo menos 3 vezes ao dia. Porém, repetir o processo não quer dizer lambuzar o corpo e o rosto de creme, não capriche na quantidade do produto.
Achar que passar uma quantidade de creme vai resolver o seu problema pode acabar transformando em um outro, em pele oleosa. Segundo os dermatologistas, a quantidade certa é aquela em que as suas mãos deslizam na pele logo após a aplicação, ao invés, de ficar escorregadia ou melosa.
Além do Creme Hidratante Veja Mais O Que Você Pode Fazer Pela Sua Pele!
- Beber pelo menos 2 litros de água. Essa é uma dica que serve para qualquer estação do ano, mas no inverno fica mais difícil, por isso, tenha mais atenção e consuma a água necessária, que ajudará a deixar a pele menos ressecada.
- Nada de banhos muito quentes e nem demorados. É normal querer aumentar a temperatura da água no inverno, mas isso ajudará a diminuir ainda mais a oleosidade natural da pele.
- Não use muita espuma e nem se esfregue muito com a bucha. Ambos acabam criando uma alteração na camada que protege a pele, o hidratante do organismo natural.
- Se você tomar mais de um banho no mesmo dia, só use o sabonete em um deles. Caso tenha feito exercícios e seja necessário usar a espuma, use somente nas axilas, nas partes íntimas e nos pés.
- O melhor lugar para passar o hidratante é ainda no banheiro aproveitando o vapor deixado pela água quente do chuveiro. Dessa forma o produto será melhor absorvido.
- Se você tem a pele muito oleosa não use nenhum hidratante no rosto, a não ser aqueles específicos para aquela parte do corpo e adequados ao seu tipo de pele.
- Não esqueça de proteger os lábios também durante o inverno. Use protetores o dia inteiro e no caso das mulheres, prefira o batom com hidratante.
- Prefira os cremes à base de ceramidas,ureia, alantoína, pantenol e silicone, porque são componentes que favorecem a hidratação em pele áspera e seca.
- Mesmo no inverno use filtre solar todos os dias
Veja As Dicas dos Dermatologistas!
1- Não pense que os cremes que devem ser usados no inverno são diferentes daqueles recomendados para o verão. Porém, é necessário intensificar a hidratação. Para as pessoas que já possuem a pele seca o mais recomendado são os produtos à base de óleo de amêndoa, ureia e aloe vera. Os dermatologistas indicam ainda os hidratantes que possuem componentes como as vitaminas E, A e C e antioxidantes. Já as peles oleosas precisam dos produtos em forma de gel e que sejam livres de óleo. Eles farão o trabalho de proteger a pele do frio e não vão criar o problema de surgimento de cravos e espinhas.
2- Sempre olhe os princípios ativos e a composição do produto antes de comprá-lo. Segundo os dermatologistas três componentes podem ser essenciais para a saúde da sua pele, procure por: G.P.S – threalose (age sobre as membranas da célula e atua no combate a desidratação ou algum tipo de estresse causado por climas que mudam bruscamente e baixa umidade), aquaporine (faz com que circulação de água entre as células melhore e laminactinet (tem ação calmante).
3- Depois de lavar as mãos ou lavar o rosto, lembre-se de aplicar uma leve camada de hidratante.
4- No caso de pele oleosa é bom apostar em uma esfoliação e isso também vale para pessoas com a pele negra ou morena para que não fiquem com um tom acinzentado.
5- Não esqueça que a hidratação é de dentro para fora, por isso, é necessário ter uma boa alimentação e beber muita água.
6- Para manter a pele hidratada durante o inverno resista aos longos banhos muito quentes, como já foi dito anteriormente.
7- Use sempre um protetor solar adequado para o seu tipo de pele e lembre de repassá-lo durante o dia.
8- Não esqueça de limpar o rosto antes de ir dormir. Retire não só a maquiagem, mas também as impurezas que pegamos na rua. Porque a pele fica com os poros obstruídos, ela não consegue respirar e quando você tentar aplicar o hidratante ele não será bem absorvido.
9- Lembre- se que alguns fatores somados ao frio causam ainda mais problema, como a baixa umidade e o vento, entre elas, descamações e irritações. E não é só isso, ainda pode provocar doenças de pele como a dermatite seborreica e dermatite atópica. Ambos problemas surgem na época do frio e devem ser tratados com produtos que tenham anti-inflamatórios. Segundo os dermatologistas, primeiro é necessário sanar os problemas, só para depois fazer a hidratação. Uma pele que exige cuidados especiais porque está doente não pode receber nenhum outro produto antes de resolver o problema que existe.