Até mesmo os tratamentos de cabelo quando feitos em quantidade exagerada fazem mal para os fios, ao invés de recuperá-los. Do alisamento a escova de tratamento passando pela tintura, todas essas técnicas e outras danificam os cabelos. O resultado são madeixas com aspecto poroso e sem vida, sem brilho. Isso porque cada vez que você as submete a qualquer tipo de tratamento, elas estão perdendo para te da proteção natural, deixando-as assim mais vulneráveis a agressões externas, como o sol ou a poluição.
O sinal de que os seus cabelos estão danificados e por isso, precisam de ajuda urgente, isto é, de uma revitalização, é quando você os sente “elásticos”. Quando eles começam a quebrar com facilidade é porque está na hora de dar uma verdadeira ajuda e salvá-los o quanto antes, para evitar a perda dos fios.
Faça o teste para ver se o seu cabelo está danificado, é bem simples, é só pegar um fio e puxar, se ele estiver precisando de ajuda para se recuperar, revitalizar, com certeza ela irá quebrar ou terá a textura de um elástico. Se isso acontecer, veja o que você pode fazer para revitalizá-lo, sem pânico.
1- Saiba Escolher O Shampoo
Não pense que basta ir pegando qualquer shampoo na prateleira do supermercado ou na farmácia. Se os seus cabelos estão danificados, escolha o produto adequado para esse problema. Além disso, considere na hora de decidir entre um e outro, se é para os cabelos danificados por tratamentos ou tintura. Porém, o shampoo hidratante é o suficiente para quem está com os cabelos danificados, mas não muito.
2- Quando O Cabelo Está Danificado
É um grande erro acreditar que ele deve ser lavado com um intervalo de tempo maior. As lavagens devem ter uma pausa de somente dois dias e a água usada deve ser morna. O banho muito quente também destrói a estrutura dos cabelos, tirando a gordura que faz a proteção das madeixas.
E quando for lavar a cabeça não esfregue com força, deve ser sempre um movimento suave, gentil e não com as unhas e sim com a ponta dos dedos.
Para usar melhor o shampoo faça a mistura de uma porção de shampoo com a mesma de água e com isso você terá uma lavagem muito melhor.
3- Você Pode Fazer A Revitalização No Salão de Beleza
Nos salões é possível fazer um tratamento eficiente porque são usados produtos no couro cabeludo para desintoxicar. Só depois dessa “limpeza” é que é feito um tratamento reparador e nutritivo. Esse tipo de produto é usado antes do shampoo e se você quiser fazer em casa, pode usar esfoliantes de couro cabeludo que proporcionam o mesmo efeito. Porém, esse tipo de produto não deve ser usado com muita frequência, porque também passa a ser nocivo.
4 –
Alguns ingredientes devem fazer parte da composição dos produtos que você deve usar para revitalizar os cabelos danificados. São ingredientes que fazem toda a diferença, veja alguns deles e procure no rótulo antes de comprar: silicones, aminoácidos, vitaminas, óleos essenciais, entre outros.
Se os produtos forem de uma linha profissional, melhor ainda, não precisa ir até o salão, caso não queira, pode comprar e usá-los em casa.
5- A Hidratação Para Salvar Um Cabelo Danificado Deve Ser Potencializada
Isto é, é necessário reforçá-la e a melhor maneira de fazer isso é acrescentando um óleo de tratamento ao creme escolhido para tratar os fios. Aqueça esse óleo no micro-ondas e depois misture com o produto. Em caso de cabelos muito danificados é bom fazer essa hidratação reforçada pelo menos 1 vez por semana. Porém, para as mulheres com os cabelos de raiz oleosa, é necessário dar um intervalo de 15 dias a cada hidratação.
6- Quando os cabelos estão danificados, você irá notar que eles ficam mais difíceis de pentear e por isso é necessário ter o pente ou a escova certos para evitar que os fios se quebrem ainda mais. Os melhores acessórios são os pentes de madeira ou de osso e os dentes devem ser bem separados um do outro, cerca de 4 milímetros. No caso das escovas, elas precisam ser largas, “tipo raquete” e é essencial que as cerdas sejam moles e tenham as pontas protegidas, para não entrar o mínimo possível em atrito com o couro cabeludo.
7- Secadores e Chapinhas
Em cabelos danificados são péssimas combinações. No momento de recuperação e revitalização dos seus fios, seja criativa, faça penteados e assuma os fios rebeldes, mas esqueça os dois aparelhos. Se não der mesmo para ficar sem eles, abra exceção para o secador e o use com protetor térmico mantendo a distância de 30 centímetros dos fios.
8- Se Os Seus Cabelos Estão Muito Danificados na Ponta
Além de cuidar de toda a cabeleira, o melhor a fazer é cortar as pontinhas. Quanto maior for a área danificada que você conseguir cortar, melhor é, a tesoura é um santo remédio para revitalizar os cabelos danificados.
9- O Produto Chamado Leave-in
Terá que entrar para a sua lista de SOS cabelos, prefira aqueles com filtro solar e ricos em queratina. Além de proteger os fios dos raios solares, eles protegem da poluição e do ar condicionado. E ainda, ajudam a fixar os produtos de tratamento reparadores.
As mulheres com os cabelos finos devem usar a versão do produto em spray sempre no comprimento e nas pontas também. Para cabelos na medida média, dá para usar o produto na versão cremosa e a quantidade é o tamanho de uma noz. E nos fios grossos, prefira a versão em óleo e pense que a quantidade ideal equivale a uma moeda de 50 centavos.
10- Pode Apostar Nas Máscaras Caseiras
Principalmente, naquela feita com abacate, misture a metade da fruta com uma clara de ovo. A mistura deverá ser aplicada nos cabelos lavados e ainda molhados. O tempo para a máscara fica no cabelo é de 20 a 40 minutos, depois é só enxaguar bem e lavar os fios normalmente.
Agora com essas dez dicas, se os seus cabelos estiverem danificados, não entre em pânico. Tome nota e coloque em prática e logo eles voltarão a ser bonitos como antes.