Como Ressaltar a Beleza do Rosto: Visagismo

São inúmeras as ocasiões nas quais nós podemos conhecer pessoas importantes para as nossas vidas. E como diz o já consagrado, e comprovado cientificamente, ditado popular “a primeira impressão é a que fica”. Uma das maneiras de impressionar positivamente uma pessoa é através de um recurso estético muito conhecido: a maquiagem.  Saber a melhor forma de maquiar se, a fim de ressaltar a beleza do rosto de cada um e disfarçar as imperfeições, é um dos temas do Visagismo, teoria desenvolvida pelo anglo-brasileiro Philipi Hallawell.

Visagismo

Visagismo

O termo Visagismo deriva da palavra francesa visage, que significa rosto, e dá nome a uma teoria que adéqua as características físicas da face à personalidade de cada pessoa. Profissionais da área da beleza costumam orientar se através do Visagismo para saber o que valorizar e o que disfarçar em cada cliente. O Visagismo classifica o rosto conforme a análise de linhas (verticais, horizontais, inclinadas e curvas), do contorno dos olhos, do nariz e da boca em quatro categorias básicas: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Essas quatro categorias se manifestam, em algum grau, em todas as pessoas, apresentando características positivas e negativas. Algumas pessoas manifestam mais os aspectos de uma categoria, enquanto outras revelam ter aspectos de duas ou até três categorias com forças equivalentes.

Abaixo segue um perfil resumido e abrangente do comportamento de cada categoria, com algumas dicas de moda e de como se maquiar para deixar o seu rosto ainda mais belo do que já é!

Sanguíneo:

Comportamento: São pessoas destemidas, dinâmicas, festivas, motivadoras e, também, criativas. Porém, tem dificuldade de concentração e freqüentemente não terminam o que começam. Essa categoria tem um perfil, também, de pessoas atléticas e ágeis. Preferem usar ornamentos vistosos e roupas soltas.

Moda: A sua cor é o amarelo. Os acessórios indicados são geométricos, como por exemplo: colares com pingentes ovais e de base larga, para acrescentar volume na altura do queixo. As roupas devem ter decotes horizontais, quadrados, redondos, ou seja, nada de decotes enviesados!

Maquiagem: Os formatos hexagonais, losangular e triângulo invertido definem os rostos desse tipo. Aconselha-se aplicar algum tipo de sombreador, como o bronzer ou alguma sombra marrom opaca, no queixo para deixá-lo mais arredondado. Nas extremidades da testa, também, para dar a impressão de diminuí-la, e assim como na dica do queixo, deixá-la “arredondada”. E nas têmporas, com um pouco de blush misturado ao sombreador, para equilibrar a diferença que há entre as têmporas em relação à largura do maxilar. As áreas que precisam receber volume e luz, ou seja, que devem chamar mais a atenção, com algum tipo de iluminador são os olhos e o maxilar.

Colérico:

Comportamento: Pessoas desse perfil costumam ser leais, determinadas, generosas e persistentes. O lado negativo do tipo colérico são o autoritarismo, a impaciência e a intolerância. Tem dificuldade para lidar com as fraquezas alheias, principalmente quando necessitam de ajuda. Não gostam de usar roupas apertadas, principalmente na região do pescoço.

Saiba Mais

Saiba Mais

Moda: As cores quentes, em especial o vermelho, combinam muito com o colérico. Evitar colares que chamem atenção para o pescoço e o maxilar, como gargantilhas muito pequenas pois não ficam bem nessa categoria. O que combina são brincos em formato arredondado e angular, que apontem para cima. As roupas também devem ter decotes angulares, com aqueles que lembram a letra “u” ou a letra “v”.

Maquiagem: O rosto dessa categoria pode ser quadrado, triangular ou hexagonal com a base reta. Os objetivos da maquiagem do colérico são diminuir a testa e afinar a região das têmporas. Uma das dicas é escurecer as laterais da testa para dar a impressão de diminuí-la. Deve se aplicar sombreador abaixo das têmporas e iluminar o arredor da boca a fim de afinar o queixo e reduzir a largura do maxilar.

Melancólico:

Comportamento: Essa categoria divide se entre o artístico e o científico. O cientifico costuma se mais frio e o artístico mais sensível. Ambos são disciplinados, pacientes e persistentes. O perfeccionismo em excesso, a ansiedade e a impaciência são as fraquezas do colérico. São muito vaidosos, raramente descuidam da aparência.

Moda: Cores frias, em especial o azul ficam muito bem com as pessoas desse grupo. Acessórios largos e ovais ou pontudos  ficam muito bem com as pessoas dessa categoria. Em contrapartida o uso de acessórios arredondados está fora de cogitação. Roupas com decotes verticais e os colarinhos abertos são os modelos indicados para o melancólico.

Maquiagem: O formato das feições do melancólico pode ser redondo ou coração. O melancólico artístico possui linhas mais curvas e o melancólico cientifico tem linhas mais retas e verticais.  A proposta de maquiagem para o rosto do melancólico é afinar as linhas curvas. A região abaixo das têmporas deve ser sombreada, assim como os cantos da testa. E o centro do queixo deve ser iluminado para dar a impressão de que é mais fino. Os olhos e o nariz também recomenda se iluminar para dar volume e destaque a essas partes da face.

Fleumático:

Comportamento: São diplomáticos, pacificadores e muito amigáveis. Procuram agradar quem está ao seu redor e fazer com que o outro sinta se bem. Entretanto, podem ser apáticos e acomodados. São pouco ambiciosos e não costumam tomar a iniciativa em qualquer situação. Transmitem um visual minimalista pelo pouquíssimo uso de acessórios.

Moda: A cor dessa categoria é o roxo, uma cor que também faz parte do grupo das cores frias. Aconselha se utilizar acessórios pequenos ou médios. Evitar os brincos longos, finos. E se tiver o pescoço muito curto evitar, também, pingentes. Praticamente todos os tipos de decotes caem bem ao melancólico, principalmente os decotes amplos e redondos.

Maquiagem: As linhas do rosto do fleumático são regulares e arredondadas. O formato do rosto dessa categoria pode ser retangular ou oval e, ambas as formas compridas e finas. Deve se escurecer as laterais da testa e do maxilar para afinar levemente essas áreas. E iluminar o centro da testa, os olhos e o centro do queixo para dar volume e foco a essas partes do rosto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.