A maioria das mulheres deseja ter um cabelo com menos volume e mais liso, porém, apenas uma minoria da população brasileira possui madeixas naturalmente retinhas. Dessa forma quem tem fios ondulados, cacheados ou crespos e deseja um visual mais chapado e sem volume opta por fazer alisamentos.
Quem pensa que existe apenas um tipo de alisamento está enganado, pois atualmente o mercado de beleza oferece várias opções para chegar ao visual desejado pelas mulheres. Somente dentre as escovas progressivas já existe uma grande variedade de possibilidades, além disso, as progressivas não são as únicas formas de alisar as madeixas.
A seguir vamos te dar dicas dos principais tipos de alisamento de cabelo que existem, como funciona cada técnica e para que tipo de cabelo cada uma se mostra mais efetiva. Ter cabelo alisado quimicamente não precisa significar ter cabelos quebradiços e sem vida.
Tipos de Alisamento
Escova Progressiva
Para Quem é Indicado – Para todos os tipos de fios.
Resultado – Os fios que são ondulados ficam lisos com essa técnica, porém, os fios crespos apenas perdem volume e ficam menos armados.
Qual o Princípio Ativo?
O princípio ativo da progressiva é quase sempre o formol, porém, é importante verificar se a quantidade do produto é permitida pela Anvisa uma vez que esse ativo é perigoso para a saúde.
Como é Feito o Tratamento?
O primeiro passo é lavar as madeixas com um shampoo de limpeza profunda, depois disso o produto da progressiva deve ser aplicado mecha por mecha. O cabelo passa então por uma escova e na sequência é passada a chapinha para fazer o selamento das cutículas e assim oferecer a completa absorção dos princípios ativos. Após o procedimento o cabelo só poderá ser lavado depois de três dias.
Quanto Tempo Dura?
A progressiva como o nome já indica é um tratamento gradual, ou seja, cada vez que se faz o procedimento os fios ficam mais lisos. Em geral os efeitos do alisamento duram em média três meses.
Escova Definitiva
Para Quem é Indicado – Indicado para fios com ou sem química de alisamento.
Resultado – O cabelo fica totalmente liso, porém, não tem balanço natural.
Qual o Princípio Ativo?
Em geral os princípios ativos usados para a escova definitiva são tioglicolato ou hidróxido de amônia.
Como é Feito o Tratamento?
O primeiro passo é lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, em seguida é aplicado o produto que alisa. Para selar as cutículas é passada a prancha aquecida a pelo menos 200°C em cada uma das mechas. Esse trabalho garante que a fibra do cabelo seja realinhada, os fios ficam bastante lisos.
Quanto Tempo Dura?
O efeito da escova é permanente somente poderá ser tirado cortando o cabelo que passou pelo procedimento. Para evitar que haja diferença entre a raiz do cabelo e o restante dos fios é necessário fazer o retoque da raiz conforme for acontecendo o crescimento.
Escova Inteligente
Para Quem é Indicado – Pode ser feito em todos os tipos de cabelo.
Resultado – Cabelos que são finos ou mesmo ondulados ficam lisos, porém, os fios crespos apenas têm uma redução de volume, mas não são alisados por completo.
Qual o Princípio Ativo?
O princípio ativo da escova inteligente é o tioglicolato de amônia que usado como base do produto alisante.
Como é Feito o Tratamento?
Assim como nos demais processos de alisamento os fios começam sendo lavados com um shampoo de limpeza profunda. O passo seguinte é a aplicação do produto alisante em cada uma das mechas.
Depois é feita a escova e passada a prancha para que seja possível selar as cutículas dos fios e assim garantir que o produto seja absorvido. Um dos principais diferenciais desse tipo de alisamento é a possibilidade de poder lavar o cabelo no mesmo dia da aplicação.
Quanto Tempo Dura?
O alisamento tem um efeito temporário que dura no máximo quatro meses.
Relaxamento
Para Quem é Indicado – Trata-se uma excelente opção para quem tem cabelo crespo, com frizz ou armado. É o alisamento mais recomendado para quem tem fios afro ou com muito volume.
Resultado – O cabelo que é crespo e armado fica com os cachos mais definidos e soltinhos, o volume é bastante reduzido. Os fios que são apenas ondulados são alisados.
Qual o Princípio Ativo?
Existem três princípios ativos que podem ser usados para o relaxamento que são o tioglicolato de amônia, o hidróxido de sódio ou o de guanidina.
Como é Feito o Tratamento?
O procedimento do relaxamento é bem parecido com o do alisamento, porém, é bem menos agressivo para o cabelo. O resultado do relaxamento é uma aparência menos artificial e com um balanço natural. O primeiro passo é lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda ou antirresíduos.
Depois o produto do relaxamento é aplicada em cada uma das mechas. Após o período de ação do produto o cabelo é enxaguado e posteriormente lavado com um shampoo neutralizante. O último passo é só esperar secar.
Quanto Tempo Dura?
A duração do efeito é de seis a oito meses, tudo depende do ritmo de crescimento do cabelo. Para manter o cabelo bonito é importante retocar sempre a raiz.
Alisamento Fotônico
Para Quem é Indicado – Pode ser feito em todos os tipos de cabelo.
Resultado – Nos fios ondulados o efeito é de alisamento, porém com balanço. No caso de fios crespos e armados acontece a redução de volume.
Qual o Princípio Ativo?
Esse tipo de escova tem como base hidróxido de amônia ou tioglicolato.
Como é Feito o Tratamento?
O cabelo é lavado com shampoo de limpeza profunda e em seguida é aplicado o produto de alisar nas madeixas. Com a ajuda de uma luz fotônica geralmente azul é potencializada a absorção do princípio ativo da fórmula. Diferente de outros processos esse realiza uma nanoqueratinização que garante a resposição de queratina e a reconstrução da fibra do cabelo o que deixa as madeixas mais macias e brilhantes.
Quanto Tempo Dura?
O efeito dessa escova é permanente, apenas é necessário retocar a raiz a cada quatro meses.
Hidratação
Seja qual for a sua escolha de alisamento é importante manter uma rotina de cuidados com as madeixas que tem como base a hidratação semanal dos fios.