Como Montar um Salão de Beleza

O Brasil é um dos países com maior número de empreendedores do mundo e um dos segmentos que mais assistem ao nascimento de novas empresas é o de beleza. Todos os anos muitos salões de beleza surgem no mercado em busca de um lugar consolidado. Se você pensa em investir num negócio próprio vamos te dar dicas de como montar um salão de beleza.

Abrindo o Salão de Beleza – Oportunidade

Quando você tem bem claro que deseja ter um salão sabe que está entrando num mercado bastante competitivo. Tem três formas de abrir um salão, a primeira delas é através de uma franquia. Basicamente o interessado se torna franqueado de uma franquia de salões de beleza, assim abre um salão com uma marca que já existe.

Uma das vantagens de ter uma franquia é o fato de que o salão recém-aberto já chega ao mercado com um nome conhecido e as franqueadoras em geral oferecem auxílio para a gestão do negócio. A segunda maneira de entrar nesse mercado é através da compra de um salão de beleza que já esteja estabelecido no mercado, o dono pode estar querendo se aposentar ou mudar de ramo.

Por fim, a terceira maneira de ter um salão é investir em começa um negócio do zero, ou seja, escolher um ponto e fazer o investimento necessário para estabelecer a sua marca. A terceira forma pode ser a mais complicada no sentido de ter que pensar em todo o marketing necessário para que o seu salão se torne conhecido, mas também pode ser a mais satisfatória.

Público-Alvo

A partir do momento que você escolheu de que maneira vai adentrar nesse mercado de beleza precisa pensar em questões práticas como, por exemplo, qual é o seu público-alvo. Ao determinar que tipo de mercado você quer abranger com o seu salão é mais fácil escolher uma franqueadora ou mesmo um ponto para o seu salão próprio.

Além de te ajudar a escolher o local em que o seu salão ficará localizado, determinar o público-alvo, ainda te ajudará a pensar em quais serão os serviços e produtos oferecidos. Para conseguir ter um plano mais assertivo traçado comece pensando no perfil do cliente que você deseja atender.

O Perfil

Nesse perfil é importante pensar em fatores como sexo, renda, idade, estado civil, personalidade entre outros. Com um perfil mais detalhado traçado é mais fácil criar uma lista de serviços que se deseja oferecer e pensar na faixa de preços cobrados para cada serviço. Nessa fase você pode pensar ainda em questões como as formas de pagamento que serão aceitas. Ter máquina de cartão torna mais fácil conquistar mais clientes.

Produtos

Para que os seus clientes estejam sempre satisfeitos com os serviços oferecidos no seu salão é importante contar com uma boa gama de produtos. Esteja sempre atento as novidades do mercado cosmético. Fique por dentro das tendências de maquiagem, tinturas e esmaltes. Mantenha os seus cabeleireiros atualizados em relação aos novos cortes de cabelo e penteados da moda.

Onde o Salão Estará Localizado

Uma decisão muito importante, pois a localização do salão pode ser determinante na atração do público-alvo. Não adianta oferecer exatamente o que os seus clientes potenciais desejam se o salão está num local distante e de difícil acesso para eles. Alguns fatores devem influenciar na escolha do local em que ficará o seu salão.

Área de Alto Tráfego – Para ter um salão que conte com muitos clientes a dica escolher pontos localizados em ruas movimentadas. Outra opção interessante é abrir o seu salão em shoppings ou em centros comerciais. Um salão localizado ao lado de um ponto movimentado como um supermercado, por exemplo, pode ser interessante.

Fácil Acesso – Por melhor que seja o seu salão não tenha a falsa ilusão de que as pessoas enfrentarão todo tipo de transtorno para chegar. Um salão em que é difícil de chegar por causa do trânsito ou mesmo em que é muito difícil estacionar não terá uma boa clientela, a menos que atenda em maioria os clientes do entorno que podem ir andando. É muito arriscado ficar restrito a clientela local.

Evite Competição – É curioso observar algumas ruas em que existem vários salões de beleza lado a lado. O melhor é sempre se instalar numa região em que ainda não tenha um ou mais salões, pois assim se tem acesso a mais clientes. Um salão do lado do outro faz com que ambos se anulem.

Área do Entorno – Quando estiver pensando em que local ficará o seu salão observe a área do entorno que deve ser tranquila, agradável e bem iluminada. As esquinas são as melhores opções, pense nos seus clientes que desejarão passar por uma rua segura e iluminada quando forem ao seu estabelecimento.

Outros Fatores – A escolha do local em que o salão irá funcionar ainda deve considerar outros fatores como rede elétrica, segurança nas portas (os assaltos e roubos a salões de beleza tem crescido muito), quantidade de tomadas especiais entre outros. Um fator que pode ajudar nessa escolha é encontrar um ponto que já tenha sido usado como salão de beleza antes, é possível aproveitar a infraestrutura disponível. Porém, antes de fechar o negócio pesquise no entorno por qual motivo o salão fechou.

A Loja

Em média um salão de beleza confortável deve ter uma área variando entre 120 e 180 metros quadrados. Tem salões que funcionam em áreas de 90 metros quadrados, mas lembre-se os seus clientes gostam e desejam ter acesso a conforto. Um bom salão de beleza precisa ter quatro áreas distintas que são: a recepção; área de venda de produtos; espaço de lavagem e corte entre outros serviços e a área de estoque.

Obviamente a maior área é aquela destinada a prestação de serviços, a metade do espaço deve ser o suficiente. O restante da área deve ser dividido de acordo com as necessidades do seu salão. Tenha sempre em mente que é importante tornar o serviço organizado e assertivo além de garantir o conforto dos seus clientes.

A vaidade é uma característica humana, pois faz você se sentir bem com você mesmo. Mesmo que você não seja vaidosa, vai existir um dia em que você terá que cortar o cabelo ou ir à manicure, sempre existe um dia em que você irá ao salão. Por esses e outros motivos que empresas que se preocupam com a vaidade obtêm sucesso, por isso montar um salão de beleza pode ser um ótimo negócio.

Antes de montar um salão de beleza você deve ter em mente que precisará oferecer um vasto leque de serviços, pois além do corte e fazer unhas, você terá que pintar, alisar, fazer penteados e oferecer todos aqueles tratamentos químicos aos seus clientes. Veja se compensa você investir em serviços de depilação, já que eles são bastante procurados.

O próximo passo é a especialização. Nenhum profissional sobrevive sem especializar-se, por isso procure contratar pessoas com experiência para levantar seu negocio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.