O corte químico é a quebra da fibra capilar quando surge um problema com uma química capilar. O problema é que este corte nem é espontâneo e nem é querido: é acidente.
O cabelo começa a cair e quebrar em todas as partes, como se tivesse sendo cortado, mas sem qualquer penteado se formando. A maior parte das mulheres entra em pânico quando isso acontece, pois o medo de ficar careca é realmente muito grande.
Por que Acontece o Corte Químico nos Cabelos?
Mesmo sendo o problema sendo sério, o corte químico é comum. Muita gente erra ou tem todos os cuidados necessários para aplicar químicos nos cabelos e por isso os fios não suportam. Os profissionais de boa qualidade e boa formação geralmente alertam para todos os cuidados essenciais, mas nem todo mundo escuta e o corte de cabelo acontece.
O principal problema são cabelos fracos demais. Sabe aquelas pessoas que alisam, relaxam, pintam e semana que vem tão pintando de novo e já querem alisar mais e mais? Os fios nem sempre suportam. É bastante química para os cabelos e os fios se desgastam, por isso podem ficar fracos e cair mesmo. Mas esta é apenas um dos problemas.
Outro problema comum é incompatibilidade entre químicas. Se você alisa com formol, só pode usar produtos iguais ou com formol. O profissional deve avaliar e o cliente deve ser sincera se fez algo antes ou não. Mesmo que tenha ido para a concorrência, esconder um procedimento químico ou não contar pode causar este problema nada agradável ao visual.
O Problema do Hennê Hená
O mais clássico dos clássicos problemas é usar Hennê Hená por anos e depois usar formol. Hennê não é compatível com nenhuma química. Quem usa este produto deve continuar usando ele sempre ou esperar os fios crescerem para a parte com química ser removida.
Fazer Procedimentos em Casa é o Problema?
Não existe relação entre fazer em casa um processo químico e no salão. Muita gente associa a fazer procedimentos arriscados sozinha em casa com a queda ou corte químico. Se todos os cuidados forem tomados adequadamente, o problema não vai surgir. Não existe diferença entre fazer em casa certos procedimentos e em salão de beleza. Tomando as devidas precauções, pode dar certo e se economiza uma boa grana não indo a um salão de beleza.
Os Sinais de Que Está Ocorrendo um Corte Químico
Os sinais são clássicos e aparecem na mesma hora: o cabelo começa a ficar esponjoso, elástico e caindo. Cai bastante. O primeiro sinal é quando se passa as mãos nos fios e eles vem junto. É por isso que os profissionais de salão de beleza ficam mexendo nos fios o tempo todo enquanto os fios estão banhados com produtos químicos, sempre acompanhando o processo (ao menos os melhores profissionais da área).
Outro sinal de que está algo de errado é quando os fios mudam para uma cor não esperada ou não mudam de cor. Isso porque a fibra capilar não está absorvendo como desejado o produto e está acontecendo uma incompatibilidade química.
Os Cuidados Para Evitar o Corte Químico nos Cabelos
Hidratação Sempre
Você não deve hidratar os cabelos depois da progressiva para manter os fios mais bonitos e lisos, mas sim antes. Se planeja um alisamento para daqui há 30 dias, tente hidratar os cabelos ao menos uma vez por semana. Hidratação é algo a ser aplicado nos fios sempre, mas a maior parte das pessoas esquece e por isso é importante lembrar que é bacana cuidar dos fios ao menos uma vez por semana.
Cabelos nutridos são fios fortes e capazes de suportar erros em seus procedimentos químicos. É bem comum ter problemas nos cabelos quando os fios estão fracos, mesmo sem química nos cabelos nos últimos meses. Banhos de mar intensos, sem cuidados e cabelos finos demais costumam ter corte químico quando não estão bem nutridos.
Anote seus Procedimentos Químicos
Não uma vez e nem duas vezes, mas sempre. Você não pode contar que seu salão preferido vai durar para sempre aberto e acidentes não acontecem. E o produto pode sair de linha, mas um bom profissional vai te dar uma alternativa baseada no que você usava.
Mudou de salão? Leve sua listinha de produtos usados. Isso ajuda a evitar incompatibilidade química. Na era dos smarthphones, não custa nada tirar uma foto do produto e guardar para um futuro próximo.
Faça um Teste de Mecha
Não existe uma forma 100% segura de avaliar os cabelos diante de um procedimento químico que não seja com o olhar profissional experiente é fazendo um teste de mecha. Ele é simples e rápido. O cabeleireiro vai um dia antes aplicar o produto em uma mecha, esperar o tempo indicado na embalagem e aguardar 24 horas para avaliar o estado dos fios.
No geral, o corte químico acontece na hora e o procedimento é suspenso. Mas outros fatores devem ser avaliados em consideração que pode ser melhor não aplicar a química, como queda constante e fios fraquinhos e sem cor. Se tudo isso acontecer, o melhor é suspender, fortalecer os fios por algumas semanas e apenas depois aplicar mais produtos.
Na Duvida? Não Faça em Casa
Se você tem abusado bastante de química, o melhor é levar para um especialista. Muitos deles tem olhos tão bem treinados que você consegue saber se seu cabelo está em forma ou não apenas observando a fibra capilar. Puxando e medindo a saúde capilar, tais profissionais vão avaliar se dá ou não para continuar aplicando produtos nos cabelos.
Faça um Procedimento Por Vez
Seus cabelos podem ser fortes, mas podem não suportar uma tarde em um salão de beleza pintando, escovando permanentemente e relaxando os fios. O melhor é aplicar pouco a pouco e ver como os cabelos vão reagir.
Não Ignore Queda de Cabelo
Este é um sinal clássico de cabelos fracos. Se isto está acontecendo, pode ser interessante contar ao profissional e não aplicar nada até a queda ser suspensa.