Ficar grávida é o desejo de muitas mulheres, mas o processo de gestação implica em inúmeras mudanças no corpo, especialmente o sofrimento causado pelas modificações hormonais e ainda os quilos a mais que vem com o passar do tempo. Isso traz grandes transtornos para muitas mulheres, enquanto que outras não se importam com isso, pois a satisfação de ser mãe acaba se sobrepondo aos problemas estéticos que surgem. Ocorrem que os danos também acontecem na pele, levando a flacidez dos tecidos, especialmente dos seios e barriga, que estão mais expostos ao efeito de “estica” da gravidez.
A Flacidez durante a Gravidez
Flacidez, estrias e ainda espinhas, são algumas das situações mais comuns vividas por muitas mulheres durante o período de gestação e também após o parto. Os efeitos indesejados aparecem em diversas partes do corpo, especialmente nos seios e na barriga, causados pelo grande estiramento exigido pela pele. Além disso, ainda ocorre o escurecimento dos mamilos, seguidos de mamas doloridas e até rachaduras nos mesmos, principalmente depois da amamentação. Apesar de parecer um quadro bastante feio, quando pintado assim, não é nada de muito grave e com medidas simples e práticas, tudo fica fácil de ser contornado e especialmente prevenido.
Como Prevenir a Flacidez
A flacidez durante a gestação é um problema bastante comum entre as mulheres grávidas, já que a gravidez quando não traz consigo enjoos, faz com que a mulher fique com uma fome de leão, o que leva a um aumento maior do peso, levando até mesmo a obesidade e, logo após o nascimento do bebe, vem a temida flacidez e o corpo fica repleto de imperfeições.
Dicas:
Entretanto, há cuidados que podem ser levados a sério para evitar que a flacidez se instale, tais como:
- -Mantenha sempre a pele muito bem hidratada, para isso é preciso fazer uso de hidratantes ao menos duas vezes ao dia, de preferência use aqueles que tenham em sua composição óleo de amêndoas, semente de uva, uréia, aveia, ceramidas, e ainda outras substâncias que contenham benefícios para a pele.
- -Quando for passar os cremes, não faça miséria, use sem medo e privilegie as partes mais afetadas, como seios e barriga.
- -Procure evitar os banhos quentes, já que os mesmos ressecam demais a pele.
- -Pratique exercícios físicos regulares, mas somente depois terceiro mês de gravidez, mas sempre depois do aval do medico que faz o acompanhamento gestacional.
no images were found
Outras Dicas Importantes:
Todas as mulheres que praticam alguma forma de atividade física antes de engravidar têm mais propensão a retornar ao peso normal depois do nascimento do bebe e também menor probabilidade de ficar com barriga saliente, já que a musculatura abdominal está mais forte o que vem a favorecer a recuperação da boa forma. Os exercícios mais indicados durante a gravidez são a hidroginástica e a caminhada, pois não exigem tanto da musculatura, não gerando tanto esforço físico para fazê-los. Ambos ajudam no controle do ganho de peso e ainda proporcionam uma melhora na circulação sanguínea de todo o organismo. É fundamental que não se permita que a flacidez se instale no corpo, pois uma vez que ela esteja nele, fica tremendamente difícil conseguir reverter o quadro, para isso é necessário muita malhação, alimentação adequada e o uso de cremes firmadores, para buscar transformar pele flácida em firme novamente.
Quando Surge a Flacidez na Pele
A flacidez da pele do corpo surge quando se emagrece ou se engorda demais, e num pequeno espaço de tempo, sendo que esse procedimento é conhecido como efeito sanfona, que vem e vai. E isso ocorre principalmente durante a gravidez, já que em nove meses ela chega a ganhar, no mínimo, nove quilos e os emagrece logo depois do parto. Claro que esse também não é o único motivo da flacidez, já que a mesma também pode estar relacionada à predisposição genética, transtornos hormonais que também aumentam a flacidez na gravidez.
Como Manter a Beleza antes e depois do Parto
Os cuidados com a pele do corpo, não favorecem apenas a estética, mas ainda o conforto durante a amamentação especialmente. Durante a gravidez o excesso de hormônios causa o crescimento e também a ramificação dos dutos mamários, levando a um aumento no volume dos seios. Por isso, passam a ocorre ressecamento dos mamilos, saliências e ainda surgimento de estrias, que são causadas pelo rompimento das fibras de elastina e colágeno da pele. É muito importante que a mulher prepare seu seio para a amamentação, fazendo isso através de uma hidratação muito boa da pele. Esse procedimento ajuda na regeneração das células e também no combate ao envelhecimento precoce, sendo indicado o uso de óleos à base de manteiga de karitê ou macadâmia e também de muitos cremes, que devem ser passados através de massagens rotativas diretamente nas mamas, ao menos duas vezes durante o dia. Como muitos podem pensa, não é aconselhável que se passe hidratante nos mamilos e auréolas, pois essa parte dos seios é sensível demais e pode viver a sofrer irritações e ainda rupturas que demoram a se curar.
Caso o problema maior dos seios e dos quadris sejam as estrias, os cremes podem ajudar a hidratar a pele e disfarçar um pouco os efeitos, porém, o tratamento mais indicado é aquele que faz uso de infravermelho, já que o mesmo estimula a produção de colágeno, promovendo a hidratação da pele, melhorando sua aparência. De acordo com especialistas em dermatologia, o correto é que sejam feitas de quatro a seis sessões, ao menos durante três antes de se partir para a gravidez. Além dos cuidados fora do corpo, também é importante se preocupar com o que acontece dentro dele. Para isso é importante que a gestante faça uma dieta adequada, balanceada, repleta de alimentos saudáveis, especialmente com fibras, pois as mesmas ajudam na prisão de ventre, que é uma queixa bastante comum entre as gestantes. Os alimentos da dieta devem ser ricos em licopeno, biotina e vitamina C, já que essas substâncias auxiliam na firmação da pele. Elas podem ser encontradas no tomate, ovos, grãos, carne vermelha e também em frutas cítricas, como a laranja.