Como Cuidar e Prevenir Lábios Rachados

O problema de lábios rachados pode afetar qualquer pessoa, normalmente, é mais comum durante o inverno. E acontece quando a pele dos lábios perde a umidade, causando as pequenas “lesões” em toda extensão da boca. Essa perda da oleosidade natural pode acontecer por vários motivos, são eles: ventos frios, dias secos, muito tempo de exposição ao sol e ficar frequentemente lambendo os lábios.

Lábios Rachados

Lábios Rachados

O problema de lábios rachados pode ir pequenas “lesões” e a pele que vai soltando até quando fica muito seco, dolorido e vermelho. Neste caso, ele pode chegar a “cortar” e o resultado pode ser um sangramento. Sem falar que ficar com os lábios rachados causa um grande desconforto, principalmente na hora de comer ou beber alguma coisa.

Como Prevenir e Como Cuidar dos Lábios Rachados

Não é difícil prevenir os lábios rachados e muito menos é difícil resolver o problema, apesar de levar um pouco mais de tempo. Veja algumas dicas!

1- Usar sempre o protetor labial: é muito comum que as pessoas só lembre que eles existem quando já estão com os lábios rachados. Na verdade, esse produto serve tanto para prevenir quanto para curar o problema. Se você quer evitar os lábios rachados tem sempre na bolsa um protetor labial e use pelo menos uma vez por dia ou quando você sentir que alguma razão fez com que os seus lábios secassem, por exemplo, quando entrou em um lugar com ar condicionado.saaaaaaaaaaaaa

Se o problema já existe, use durante o dia inteiro o protetor labial. Cada vez que você sentir que não tem mais o produto nos lábios, passe-o mais uma vez, faça isso até que o problema se resolva.

2- A Diferença Entre Os Lábios Lisos E Os Hidratados

Essa é uma questão muito importante levantada pelos médicos sobre a diferença de deixar os lábios lisos ou realmente hidratá-los. Segundo os dermatologistas, é correto sim, usar o protetor labial, porém, é necessário observar se não está sendo criado um “círculo vicioso”. Porque na verdade, esse produto não tem o poder de hidratar os lábios e sim deixá-los liso quando é aplicado. Então, se uma pessoa está com os lábios desidratados consegue somente remediar o problema usando o protetor e não resolvê-lo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Na prática, o protetor labial apenas “sela” a umidade fazendo que os lábios não absorvam a umidade do ar e por isso, parecem hidratados, quando na verdade ainda estão secos e precisando de hidratação.

Para resolver o problema e não só remediá-lo, a melhor coisa é usar produtos desenvolvidos para dar de volta para os lábios a umidade perdida. Você pode encontrá-los em farmácias, eles normalmente, além de específicos, são ricos em vitamina E oleosa, manteiga de cacau, entre outros ingredientes que ajudam a hidratar os lábios.

Algumas Possíveis Causas Que Deixam Os Lábios Desidratados e Dicas de Prevenção do Problema

1- Um dos fatores que pode ocasionar lábios desidratados constantemente é a deficiência de vitamina B no organismo, e não só, quando faltam os ácidos graxos e ferro também. A falta dessas vitaminas pode fazer com que o lábio sofre rachaduras nos cantos e também que a pele labial se apresente descamada. Neste caso, é melhor consultar um médico que indicará um complemento multi vitamínico e um reforço na alimentação. Somente o hidratante labial não servirá para resolver o problema!

2- Falando em prevenção, uma boa maneira de deixar os seus lábios hidratados é hidratando o seu corpo, simplesmente tomando muito água durante o dia. A desidratação pode ser um dos fatores que levam a criar rachaduras nos lábios.

Justamente no inverno, momento em que as pessoas bebem menos água é a hora de ingerir mais o líquido do que de costume. Beber bastante água ajuda a deixar os lábios sempre com boa aparência, de frescor e bonitos, claro.

Uma outra dica, para manter o ressecamento longe dos seus lábios durante o inverno é umidificando os quartos.

3- Outro problema que pode não parecer o responsável pela o ressecamento dos seus lábios, mas pode ser um grande vilão são os batons. Na verdade, o que pode provocar o problema são alguns corantes usados para fabricar o produto.

4- Você também poderá usar uma fórmula caseira e simples para hidratar os lábios desidratados pelo clima do inverno, se a ingestão de água não for o suficiente. Quanto estiver deitada relaxando, coloque um pano molhado com água fria sobre eles, é um bom modo para “selar” a umidade.

5- Não deixe de usar o protetor de lábios para evitar o ressecamento e se eles forem com FPS 16, melhor ainda, para proteção contra os raios solares.

6- Algumas manias também são responsáveis pelo ressecamento dos lábios, como por exemplo, passar a língua sobre eles o tempo todo, isso pode provocar rachaduras. Quando você fica mordendo ou lambendo os lábios está sendo retirada a camada protetora natural e o resultado será de maior ressecamento e descamação.

7- Algumas vezes o batom pode salvar os seus lábios, se você não tem um protetor labial, porém, somente aqueles produtos cremosos. E cuidado, porque alguns não só não hidratam como ressecam, depende do tipo de substâncias que foram usadas para fabricá-los.

8- A vaselina também pode ser um bom remédio para evitar o ressecamento e no caso do sol, de que sejam criadas bolhas, caso você abuse ficando muito tempo exposto.

9- Quando for dormir aplique antes um protetor de lábios ou uma pomada como a bepantol. Durante o sono os seus lábios estarão protegidos. No dia seguinte, aplicando a pomada você irá perceber o quanto estão macios e suaves os seus lábios.

10- Nunca saia de casa sem nada nos lábios, mesmo que seja um gloss, um protetor ou um batom cremoso. O correto mesmo é primeiro aplicar um protetor e em seguida o batom. No caso de lábios que já estão ressecados, primeiro o hidratante e depois o batom.

E em dias de sol, a melhor opção é hidratante com protetor solar em seguida o batom ou protetor solar labial e batom.

Lembre-se que o batom sozinho não serve para proteger os seus lábios do efeito nocivo dos raios solares, o mesmo serve para maquiagem sem protetor solar embaixo dela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.