Como Acabar Com o Odor das Axilas?

O nosso paladar, assim como a nossa visão e por conseqüência o nosso conceito de beleza estão intimamente ligados ao olfato. Nossos sentidos estão conectados, uma macarronada bem posta no prato com aquela fumacinha de calor fica muito mais atraente do que um simples macarrão instantâneo por exemplo. Logo, pode se afirmar que cada pessoa tem um cheiro próprio e que fica mais atraente ou não de acordo com o perfume que exala.

Através de pesquisas comprovou se que o cheiro é, em alguns casos, fator determinante para definir o quão atrativa é uma pessoa, pois o cheiro apenas do corpo, em outras palavras, a impressão química de cada pessoa funciona como um meio discreto de atração das atenções alheias. O mesmo vale para quando o odor não é agradável ao olfato. O mal cheiro natural do corpo fica fácil de se perceber quando estamos em ambientes pequenos e com muitas pessoas.

De vez em quando, o cheiro natural do corpo pode ficar evidente mesmo que a pessoa tenha tomado os devidos cuidados de higiene pessoal, sinalizando então a existência de um problema conhecido pelo nome de bromidrose. Esse é um termo médico utilizado para determinar o cheiro corporal em excesso. A bromidrose é mais diagnosticada nos homens do que nas mulheres. Uma possível explicação para isso está no fato de que os homens têm uma espécie específica de glândula sudorípara mais ativa  em comparação às mulheres e que localiza se justamente nas axilas.

Contudo, o cheiro corporal marcante motivado pela bromidrose há como ser controlado se forem tomadas as devidas providências. Para domar o mal cheiro alguns hábitos diários devem ser praticados, inclusive mudanças alimentares, e em alguns casos deve se tomar remédios.

De acordo com estudos científicos, o ditado popular que diz sermos aquilo o que comemos faz, literalmente, sentido sim. Ingerir determinados alimentos, como por exemplo o alho, o peixe, a cebola, o curry e algumas outras especiarias, e até mesmo beber álcool, estimula odores mais intensos nas axilas. Ainda segundo pesquisas, sabe se que a ingestão de carne vermelha também agrava o cheiro axilar, ao passo que uma alimentação sem esse tipo de carne pode reduzir o odor.

Há alimentos que para estudiosos da área são responsáveis por estimular o excesso do odor axilar. Ingerir diariamente muita água, frutas e legumes frescos e, ainda, sementes com cereais colabora com a saúde de todo o funcionamento do corpo, em especial das funções metabólicas, ou seja, o habito de ingerir alimentos saudáveis e não industrializados regula o organismo e libera o corpo de toxinas em excesso. Esse habito também reduz o grau de estresse o corpo que, por conseqüência, diminui a quantidade de suor, banindo a formação de um meio atraente para as bactérias motivadoras dos odores.

Para a medicina alternativa, por exemplo, ingerir alimentos fontes de clorofila, a exemplo o repolho e o espinafre pode ser indicado como meio de neutralização da ingestão de outros alimentos causadores do odor corporal. Há nutricionistas, ainda, os quais indicam uma dieta de desintoxicação, baseada em alimentos ricos em vitaminas e com muitas ervas, chás, sucos de legumes e frutas e saladas temperada com azeite de oliva. Não apenas mudar os hábitos alimentares, mas também tratar medicinalmente a questão do odor corporal é possível. Confira logo abaixo algumas opções de tratamento para esse problema que podem ser feitas quando a mudança de hábitos alimentares não for o suficiente:

  • Depile as axilas, pois assim as bactérias causadoras do odor não terão um meio propício para se multiplicarem.
  • Tome banhos todos os dias com sabonete em barra ou líquido. Se puder, tome um banho antes de ir trabalhar e outro à noite antes de ir dormir.
  • Tome um banho rápido todas as vezes antes que for fazer alguma atividade física.

Outra dica importante é atentar para o lugar em que você guarda as suas roupas do dia a dia e para as próprias roupas. Prefira as roupas de tecidos elaborados com fibras naturais e, quando for se exercitar, utilize roupas capazes de absorver a umidade do corpo deixando a pele seca e evitando a proliferação das bactérias. É importante estar sempre com as roupas limpas e, quando for reutilizá-las, sempre lave as antes de vestir novamente no corpo, principalmente as roupas usadas em atividades físicas.

Para baixar os níveis de estresse do corpo, indica se a pratica de atividades relaxantes como a ioga ou a meditação e, até mesmo, sessões de massagem. Desse modo, como dito anteriormente, o corpo vai suar menos, contendo a proliferação das bactérias causadoras dos odores em excesso.

Ainda se todas essas atitudes não provocarem algum alívio em relação ao mau cheiro, deve se consultar um médico endocrinologista ou dermatologista, o qual poderá receitar um anti transpirante manipulado com cloreto de alumínio  normalmente. Esse tipo de anti transpirante promove o bloqueio dos poros, causando a redução da transpiração demasiada. Para remover o produto basta tomar um banho. Outro tratamento é feito com injeções da toxina botulinum tipo A, ou o conhecido Botox, os quais podem prevenir de modo mais prolongado o suor demasiado.

Para terminar, há medidas mais drásticas, ou seja, tratamentos cirúrgicos. Um desses tratamentos o qual não precisa de internação do paciente é conhecido como curetagem via lipoaspiração, que retira as glândulas sudoríparas através da sucção de tecido subcutâneo, feita por cortes curtos na pele. Existem ainda outras cirurgias mais agressivas do que essa, as quais necessitam de uma recuperação prolongada apresentando resultados mais duradouros em comparação a lipoaspiração. Esse tipo de cirurgia é escolhida, em geral, como o último recurso a fim de tratar esse problema.

Dica Interessante:

Quer entender mais sobre como funciona o suor no nosso corpo e o porquê o nosso corpo sua causando, às vezes, um mal cheiro péssimo? Confira uma matéria com ilustrações e vídeos interessantes feita para o programa semana Bem Estar da Rede Globo. Vale acessar o link a seguir:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/suar-em-excesso-pode-atrapalhar-o-dia-dia-veja-dicas-para-controlar.html

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.