Como já falamos no artigo anterior as estrias e a celulite são dois fantasmas que assombram as mulheres que se preocupam não só com a beleza do rosto e do corpo mas também com a saúde. A medicina estética já fez grandes avanços para o tratamento desses dois problemas que afligem as mulheres, infelizmente as estrias não têm cura, pois tratam-se de uma ruptura da pele, e apenas podem ser suavizadas suas marcas, a celulite no entanto tem melhor sorte, e os tratamentos modernos contra a celulite tem oferecido excelentes resultados, por vezes eliminando completamente o seu aparecimento e realçando a beleza da mulher.
O Que é Celulite e Como Se Formam
Logo abaixo da pele o corpo humano é contornado por um tecido adiposo formado pelas células adipócitas, que tem além de modelar as formas do corpo tem importantes funções como manter a temperatura corporal, proteger os órgãos internos de choques amortecendo os impactos e impedindo a perda de líquidos e de calor.
Entre as células adipócitas existem fibras responsáveis por ligar a pele e a musculatura localizada abaixo da camada de gordura, separando as células adipócitas em grupos. Essas fibras têm a forma diferente no homem e na mulher, isso explica porque as celulites são mais comuns nas mulheres, pois as fibras são perpendiculares a pele e quando há o acumulo de gordura essa forma grumos que se insinuam na pele fazendo aparecer as temíveis “covinhas”.
Já nos homens as fibras aparecem oblíquas e quando há o aumento de gordura ela é forçada em sentido contrário, indo para próximo do músculo. A celulite é designada tecnicamente como lipodistrofia ginoide e se caracteriza pelo desenvolvimento de bolsas de gordura sob a pele, resultando no aparecimento de irregularidades ou depressões.
Maior Incidencia
As celulites ocorrem em cerca de 90% das mulheres logo após a adolescência e não esta relacionada a obesidade, apesar das dietas baseadas na reeducação alimentar auxiliar muito na sua prevenção e eliminação.
Tratamento da Celulite
Como percebemos pela descrição do processo de surgimento da celulite, ela é resultante de um processo orgânico e mesmo sendo o acumulo de células gordurosas seu aparecimento não está ligado a obesidade, no entanto uma dieta balanceada e a pratica de atividades físicas como ginástica localizada ou pilates por exemplo, são importantes para prevenir o seu aparecimento e também para recuperar as áreas lesadas, atenuando as causas e evitando que surjam novas lesões.
Os tratamentos mais indicados para a celulite são as massagens e aplicação de cremes e emplastros, mas deve se ter muito cuidado com a promessa de cremes milagrosos, esses devem ser receitados por um dermatologista ou medico esteticista. A drenagem linfática é um processo eficaz mas de efeito temporário. Outros tratamentos modernos contra a celulite são a eletroterapia, a mesoterapia, a endermologia, a subcisão, a diatermia e a liposucção ou lipoescultura. Uma técnica que está surgindo e promete bons resultados é a laserterapia que está sendo testada.
Muitas dessas técnicas não promovem o desaparecimento definitivo da celulite, que volta a surgir depois de um determinado tempo, portanto a prevenção através de dieta equilibrada e exercícios físicos ainda são os tratamentos mais eficazes a longo prazo.