A África é conhecida pela mistura de estilos, cores e decoração pessoal. Assim como aconteceu no mundo todo, toda a tradição africana também foi evoluindo na moda. Mas, as roupas não perderam as cores vibrantes, as decorações e os vestidos longos continuam sendo um dos principais trajes.
Apesar das características fortes da moda africana, assim como em qualquer parte do mundo, as tendências causam alterações. Porém, o que se observa na cultura daquele povo é que mesmo com a influência externa, natural, as tradições são mantidas fortemente na moda.
A Moda Africana No Brasil
O Brasil é um país que tem uma cultura rica devida as muitas influências que sofreu durante a sua história. Entre os povos que passaram por aqui e ajudaram na formação do nosso país, podemos citar os negros que vinham da Angola. E claro, eles nos deixaram de herança muito da sua cultura, dos seus costumes e até mesmo da sua moda. Com o passar do tempo, o que aprendemos desse e de outros povos foi sendo moldado com a nossa cultura, a cultura brasileira.
Em algumas regiões do Brasil se observa mais a influência desse ou de outro povo. A Bahia é particularmente um desses lugares que está rico com a influência africana, incluindo a moda. Os homens e as longas batas, as pinturas coloridas, as tranças de fibra, entre outros acessórios e roupas.
Moda Africana Como Negócio
Assim como dentro da África as tendências chegam, mas não tomam lugar das tradições daquele povo, o mesmo acontece com eles em relação a influência que exercem. Como negócio, a moda africana não ganha espaço significativo no mundo global. Não que seja um mercado ignorado, pelo contrário, os antenados em moda estão sempre de olho no que acontece por lá, porém, é visto mais como uma referência.
A situação econômica da África é um fator que influencia também no setor da moda. As pessoas não podem gastar muito dinheiro e roupas de designers caríssimos não interessam, nem de fora e nem nascem por lá. Mas, os estilistas africanos são sempre convidados a participarem de eventos na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia e no Canadá e bem aos poucos começam a chegar na América Latina.
A Semana Da Moda Africana
Apesar da tradição e de se esperar o colorido nas passarelas da África, não há uma única semana da moda que não surpreenda pelas estampas exuberantes, grafismos. O colorido é sempre muito alegre e ao mesmo tempo tem uma atmosfera de sedução. Sem falar nas amarrações que criam peças particularmente interessantes.
Porém, nem sempre dá para trazer o que é da moda africana para fora da sua realidade. Como foi ressaltado lá no começo, apesar das tendências, eles estão sempre ligados às tradições, o que não acontece por aqui.
Por isso, para usar a moda africana é sempre bom considerar algumas dicas e aproveitar ao máximo, esse estilo particular e que encanta a todos.
A Moda Africana Ganha Espaço No Mundo Todo
Tudo começou pela esperteza dos africanos nas suas tribos retirando corantes de flores da sua flora, que por sinal é riquíssima. Essas cores sempre demonstraram o quanto a natureza africana é exuberante.
Depois a tradição dos turbantes, que antes de ser um acessório que deixa as mulheres ainda mais bonitas, serve e nasce para isso, para proteger a cabeça delas do sol.
Para trabalhar, ir de um lugar para o outro, para facilitar, nascem as blusas e saias e suas amarrações. O que é belo pela sua simplicidade e ao mesmo tempo complexidade para quem não conhece, serve principalmente para facilitar a vida dessas mulheres.
Porém, não quer dizer que a moda africana seja toda baseada em formas de resolver “problemas”, facilitar a vida, também nascem acessórios para realizar o desejo de vaidade das mulheres, como é o caso dos grandes adornos. Que também refletem o quanto o povo africano tem orgulho da sua própria cultura.
Uma moda com raízes fortes na tradição e que nunca se perderam.
A primeira vez que foi realizada uma semana da moda na África, a África Fashion Week, foi no ano de 2009. Foi o primeiro e grande evento para demonstrar quantos talentos se escondiam por lá.
Misturas Perfeitas
Se para nós, o mix de estampas é uma novidade e é “permitido” somente agora e não sabemos até quando. Estamos falando de moda e ela muda a cada estação, a cada nova coleção. A mistura de padrões na moda africana é uma das suas principais características. O que não quer dizer que é feito de qualquer maneira. Misturar estampas sempre foi feito pelos africanos de forma coerente e que funcionando muito bem. Eles conseguem encontrar harmonia no que pode parecer um caos de mistura de cores.
Para a moda africana é tudo muito simples, pois cores fortes fazem parte do seu cotidiano, além das complementares. Assim, tonalidades de azul que se misturam com amarelo, vermelho, verde, branco e preto, tudo é permitido e é feito com total harmonia.
O que os espertos de moda repetem continuamente, na moda africana sempre foi feito, estampas diferentes com cores em comum ou com fundo em comum. Não tem nada de novidade na África nessa mistura de estampas.
O Que Pegamos Da Moda Africana
Traços da moda africana estão cada vez mais presentes no cotidiano mundial do setor fashion. Começando pelas cores, mas passando pela formas e texturas também.
No “nosso mundo” da moda, a moda africana é permitida como étnica, por isso, compões looks informais, raramente um elemento pode ser usado em uma produção elegante, informal.
Quem gosta da moda africana tem sempre medo de errar na mão, porém, é preciso abusar um pouco para adotar o estilo. Para quem está começando, o equilíbrio pode ser uma boa maneira de deixar a pessoa à vontade. Como uma saia estampada africana com uma blusa branca, jeans e blusa lisa e acessórios africanos, geometria com jeans, sempre algo neutro para dosar.
Na dúvida, sempre comece com pouco e vá se acostumando. Adotar um visual requer sempre sentir-se à vontade com ele e passar segurança, caso o contrário, a sua sensação ruim ficará estampada no seu rosto e movimentos.
É bem verdade que nos vestimos muito de acordo com o nosso estado de espírito e sem dúvidas, a moda africana está para uma pessoa alegre, positiva, com energia e feliz.
África Fashion Week
De um modo geral a África sempre é alvo de notícias um tanto quanto negativas, mas tendo em vista a situação crítica que aquele continente vive parece natural, porém no ano passado uma iniciativa ousada parece ter mudado sensivelmente a rotina dos noticiários africanos, e hoje vemos manchetes sobre moda e afins além das demais notícias. No ano de 2009 surgia a 1ª edição de moda africana, chamada África Fashion Week, que aconteceu durante o mês de junho. A principal idéia deste evento é de centralizar diversos eventos menores em uma grande semana de moda repleta de lançamentos e desta forma figurar no calendário mundial. A AFI – África Fashion Internacional é uma empresa responsável pela promoção de eventos de moda nas cidades de Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban, e esta iniciativa de evento a nível mundial surgiu na África do Sul, porém o projeto deve ser itinerante entre os países que fazem parte do continente africano.
Diversidade
O principal ingrediente deste evento deverá ser, com certeza a diversidade africana, pois sua cultura enriquece o visual com suas cores, estampas e tecidos com texturas diversas. A iniciativa deste evento conta com os olhos do mundo, através da mídia já que a Copa das Confederações ocorreu naquele país neste ano de 2009 entre os dias 14 e 28 do mês de junho. O futebol é uma grande força que atrai milhares de pessoas de todo o mundo, sendo assim o foco estará voltado para a Africa, onde também ocorre no ano de 2010 a Copa do Mundo. As esposas e namoradas de jogadores e esportistas de modo geral estarão presentes no mundial e esta é a grande sacada do evento de moda nesta mesma ocasião, pois com certeza veremos um desfile de celebridades com muitas dicas para andar na moda. Apesar de parecer que moda e futebol não tem muito a ver, nesta caso moda e profissão se complementam pelas lentes de fotógrafos que se dispõe a clicar todos os acontecimentos dentro e fora dos gramados.
O Evento
Para 2010 são esperados nas passarelas grandes nomes de designers, em média 15 países da África estarão representados nesta semana da moda, portanto não somente as cores e estampas estarão em alta, mas também a alta qualidade dos profissionais de moda, um reduto de novos talentos exportados para diversas partes do vasto universo da moda. Estampas étnicas e tribais, trabalhos manuais, miçangas, acessórios, etc., são diferenciais da cultura africana que encantam e formam uma bela estética neste continente que é um dos mais carentes do nosso planeta. No Brasil a expectativa é de reflexão por parte dos designers, já que a moda itinerante africana promete conquistar seu espaço. Espera-se que esta semana da moda surpreenda, seja um verdadeiro sucesso repleto de muitas cores e estampas, com belíssimas modelos negras desfilando nas passarelas e também nos bastidores da Copa do Mundo.