Ainda é verão no Brasil, mas a moda inverno já saiu das passarelas e logo, logo deve chegar as vitrines das grandes lojas e magazines, trazendo as grandes tendências da moda que foram apresentadas pelos estilistas e suas belas modelos. São muitas as tendências apresentadas para 2010, roupas, tecidos, texturas, acessórios, calçados, cores num incrível conjunto que forma a moda contemporânea, que é inovadora ao mesmo tempo em que resgata conceitos usados há muitas décadas, sempre com glamour e criatividade. Em 2010 a moda traz muito de tudo que já vimos e vestimos, mas tudo recriado com muito bom gosto, através de misturas até então inusitadas. Pele, couro e tricô, vestidos curtos, botas eqüestres, são todas tendências fortes para o inverno 2010, mas neste artigo vamos ver o que nossos pés vão calçar no inverno que se aproxima.
Tendências Étnicas e Rusticidade
Dversos estudos e analises comportamentais realizados pelo mundo, apontaram que em 2010 o mundo da moda sofreria importantes transformações em seus conceitos e valores, como resultado direto do forte impacto da crise econômica no mundo e da recuperação econômica, modificando as necessidades e os desejos dos consumidores. Essas mudanças se refletem na preferência por tudo que se relaciona ao meio-ambiente, a natureza e a composição orgânica, e assim os criadores da moda procuram antecipar os desejos de seus consumidores, fazendo chegar as vitrines coleções que apresentam tendências étnicas de maneira muito evidente, utilizando suas particularidades e riqueza de cores, estampas, elementos e técnicas artesanais que traduzem sua origem, através de bordados, motivos tribais, florais, folclóricos e outras. Vivacidade e energia prometem contrastar com as cores predominantes da moda inverno 2010, dando vida e esquentando os dias mais frios desse inverno. A conscientização e a valorização por tudo que lembre o natural deverá fazer com que os consumidores optem por produtos que sejam ecológicamente correto, e também pelos calçados, bolsas e acessórios que remetam a esse conceito. Assim também estarão na moda os alçados com apelo rústico, nas suas formas e também na utilização de materiais, como madeira e couro.
Contemporaneidade
A marca contemporânea nos calçados das coleções de inverno 2010 ficam por conta das combinações inusitadas e criativas entre cores e formas, que se apresentam sempre de forma única e exclusiva. Os calçados tradicionais que já estão no mercado há mais tempo e já possuem a aceitação dos consumidores ganham laminados, texturas, cores, relevos, fluorescências, desgastes premeditados e muitas outras transformações inteligentes, sem perder seu estilo original. Os calçados contemporâneos trazem características étnicas aliadas a filamentos de avançada tecnologia, apresentando modelos contemporâneos e urbanos.
Novos Conceitos
ssim como os calçados, toda a moda inverno 2010 vem trazendo novos conceitos, onde a sustentabilidade e as questões ambientais estão fortemente inseridas, apontando a preocupação e o desejo dos consumidores que é sempre antecipado pelas indústrias, em todos os segmentos.