O Que é a Ioga?
Yoga ou Ioga é um termo que faz referência a um conceito ligado às disciplinas tradicionais mentais e físicas com origem na Índia. O termo está relacionado às práticas meditativas tanto do hinduísmo quanto do budismo.
Em se tratando do hinduísmo, o conceito faz referência a qualquer das 06 escolas ortodoxas relacionadas à filosofia hindu e ainda ao seu objetivo em direção ao que as escolas determinam como sendo suas maneiras de viver. Os ramos principais da ioga agregam a carma-ioga, raja-ioga, jnana-ioga, hata-ioga e bacti-ioga.
Maiores Informações
A técnica raja-ioga, junto aos Ioga Sutras de Patanjali e tradicionalmente chamada de ioga de acordo com a filosofia hinduísta, fazendo parte integrante da tradição Samkhya. Inúmeros textos hindus discorrem sobre seus aspectos, incluindo os Upanixades, os Vedas, o Bagavadguitá, o Shiva Samhita, o Hatha Yoga Pradipika e muitos Tantras.
O conceito sânscrito Yoga possui vários significados, e tem origem na raiz Yuj, que quer dizer jungir, controlar, ou união. Determinadas traduções ainda incluem os conceitos de meios, unindo, juntando e muito mais. Longe da Índia, o termo está tipicamente ligado com a asanas e a hata-ioga ou ainda como uma maneira de atividade física.
Os Benefícios da Ioga
Uma pessoa que pratica normalmente a ioga, num nível avançado, é chamada de iogue. Praticar a yoga traz um grande relaxamento, traz uma correção da postura, proporciona um maior nível de energia, melhora a flexibilidade e promove o tônico muscular.
A Ioga junta inúmeros benefícios no organismo e aumenta demais a qualidade de vida através de exercícios antiestresse que contribuem para um melhor funcionamento de todo o corpo. De acordo com esta filosofia, os exercícios de postura são procedimentos para integrar o mundo exterior, a alma, e ainda todo o Universo.
Trata-se de uma completa prática de desenvolvimento de integração com o ser humano: energia, corpo, emoções, intuição e pensamentos. Os melhoramentos da Ioga são resultado de toda a mudança espiritual e ainda do funcionamento correto do organismo, que são conseguidos pelos movimentos executados em aula e ainda de hábitos saudáveis cuidando da forma de pensar, com alimentação adequada, dormir bem e tomar bastante água.
A Ioga causa maior nível de energia e, ainda traz o relaxamento. Depois de uma atividade ativa dessa prática, contando com exercícios respiratórios, a pessoa sente uma maior disposição, consegue maior nível de força de vontade e ainda nível maior de determinação para conseguir fazer as tarefas do cotidiano. A Ioga ainda promete baixar os níveis de colesterol, diminuir os problemas de respiração e manter o controle da pressão.
Fisicamente a pratica pode trazer fortalecimento aos músculos e deixá-los ainda com maior flexibilidade, deixando o corpo mais tonificado e alongado. Por meio das posições da Ioga, diversos órgãos e glândulas passam a ser trabalhados, causando uma melhora considerável na saúde e na resistência geral do organismo. Muitas destas posturas também auxiliam na circulação sanguínea.
Aqueles que passam por crises de ansiedade, depressão e insônia, a pratica da Ioga atua como uma forma de calmante. Um dos mais fascinantes desafios é a compreensão que se passa a ter das próprias emoções. Ela atua contra a ansiedade, o estresse, e demais sintomas ocasionados pelo excesso de cobrança e competitividade da vida moderna.
Celebridades Que Praticam a Ioga
Inúmeras celebridades se renderam aos benefícios da Ioga, tais como: Fernanda Torres, Rodrigo Santoro, Carolina Dieckmann, Angelina Jolie, Luciana Gimenez, Gisele Bundchen, Madonna e Britney Spears, dentre outras. Tudo para trazerem um equilíbrio através do relaxamento, alongamento, controle respiratório, aliados a conquista de um corpo que seja mais flexível e próprio para enfrentar as tarefas do cotidiano.
Através da concentração focada em cada um dos movimentos a serem executados, a finalidade é que se consiga o máximo da meditação, a serenidade e plenitude de todas as áreas da mente e do corpo.
Por Que Fazer Yoga?
- Promove o a serenidade, o bem estar a paz e, consequentemente melhora a qualidade de vida.
- Proporciona uma harmonia no nível emocional.
- Diminui problemas de depressão e insônia.
- Promove a estimulação da circulação do sangue.
- Minimiza os desconfortos e dores nas costas.
- Melhora o fortalecimento muscular e a postura.
- Energiza a mente e o corpo.
- Dá força ao organismo, deixando a saúde em primeiro plano.
- Não possui contraindicações.
Posições Feitas Durante a Yoga
Saudação ao Sol: Não podemos dizer que essa seja uma posição, entretanto um aglomerado de posições que são efetuadas em conjunto, no começo da aula. Surya Namaskara é seu nome sânscrito, e contribui para uma tranquilidade inicial na aula, já fazendo preparação para que o corpo alcance as posições posteriores. Há uma compreensão da respiração junto ao movimento, fazendo com que a pessoa fique atenta àquilo.
Trikonasana: Essa posição que lembra o triângulo possui seus desafios, já que promove a estimulação de uma coluna estruturada e alongada, enquanto que o quadril recebe o alongamento para o lado. As pernas são mantidas com firmeza, sendo uma excelente posição para promover a estimulação da correção de possíveis desvios posturais, como por exemplo, a escoliose.
Virabhadrasana 2: Conhecida como a posição do guerreiro, tem uma clássica postura nas sessões de ioga. Promove a força, autoconfiança, e a estabilidade das pernas, encontrando o silêncio inspirador e fortalecendo como um todo o corpo.
Urdhva Dhanurasana: Esta é conhecida como a ponte, torna-se um imenso desafio, e requer exige, acima de tudo, força de vontade e foco. Amplia os ombros, abre o peitoral, dá força a braços e pernas, e exige muito da respiração mais profunda para que se consiga ficar na posição.
Sirsasana: Essa tradicional posição é tida como o rei dos asanas. Por meio de um árduo trabalho de corpo, estimula-se a estabilidade do corpo e a força, o equilíbrio, injetando maior nível de sangue no cérebro e colaborando para um nível maior de clareza do pensamento e da mente.
Sarvangasana: A posição contraria em cima dos ombros, traz sossego para a mente, alongando pernas e costas, estimulação a rotação dos ombros e assim a ampliação do peitoral, facilitando também a saída do excesso de líquidos contido nas pernas.
Olha no meucaso o que ajudou foi esse colch