Benefícios da Glicerina Para A Beleza e Saúde

Glicerina ou glicol, é um álcool de açúcar é incolor ou amarelo, com a consistência de um xarope que é extraído a partir de fontes naturais ou sintetizadas. É utilizado como um anti congelante, adoçante e como base na fórmula de  fabricação de explosivos, tintas e lubrificantes. Desde meados do século 19, ela também é usado em produtos de cuidados da pele e do cabelo, devido as suas características hidratantes e fornecer proteção a pele.

A glicerina vegetal puro possui propriedades de limpeza maravilhosas, podendo ser usada também como hidratante, emoliente, calmante e por suas propriedades de lubrificação. A substância natural funciona também como um umectante, pois sua presença na pele pode atrair água para a pele para restaurar a sua elasticidade. Outra vantagem da substância é que a glicerina mata todas as bactérias imediatamente após a sua aplicação.

A glicerina é naturalmente baixa em toxinas e raramente produz uma reação alérgica, por isso, é muita boa para usar na pele das crianças. Muitos pesquisadores acreditam que a glicerina pode ajudar no tratamento de muitas doenças de pele como psoríase e certos tipos de doenças sérias da pele.

A glicerina é um produto não tóxico, que não tem efeitos colaterais quando misturada com água. Com a glicerina tem sabor doce, pode ser usada na preparação de alimentos para aromatizar. Ao contrário do açúcar, não irá aumentar os níveis de açúcar no sangue no corpo e pode também ser utilizada em produtos cosméticos e outros produtos de higiene pessoal em receitas feitas em casa.

Este líquido é facilmente encontrado em seu estado puro, em muitas lojas de produtos para beleza e supermercados. Pode ser comprado por menos de R$ 10 e possui uma data de validade longa, podendo ser deixando em casa desde que guardado em local seco e arejado. 

A Glicerina Pode Ajudar No Tratamento de Uma Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma inflamação da pele que causa coceira descamação e erupções cutâneas. Em um estudo controlado realizado em 2008, pesquisadores investigaram os efeitos da glicerina na dermatite atópica em seres humanos que foram tratados duas vezes por dia durante quatro semanas com a substância. Os pacientes que receberam a glicerina mostraram uma melhoria significativa na hidratação da camada exterior da pele, e a função de barreira de proteção da pele normal foi restaurada.

Seu uso deve ser feito por meio de loções. Um dermatologista irá indicar qual a melhor para o seu problema.

A Glicerina Possui Efeitos Antimicrobiano, Ajuda na Maturação das Células do Corpo e Reduzir Inchaço 

O enxerto(um tecido da pele utilizado para tratar vítimas de queimaduras como um transplante de pele) é frequentemente armazenado em concentrações de glicerina. Um relatório publicado em 2008 em uma revista médica mostra que quanto maior a concentração de glicerina mais os enxertos de pele foram capazes de combater as infecções bacterianas que muitas vezes afetam o tecido morto a ser usado para cobrir as ferias. Os investigadores concluíram que a glicerina tem um efeito anti-microbiano.

Em pesquisa publicada em dezembro de 2003, cientistas relataram que a glicerina funciona como um guia para ajudar as células cutâneas a passar por seus quatro estágios normais de maturidade. Isto é importante para as pessoas com doenças tais como a psoríase e os cânceres de pele do tipo que não é melanoma e resultam da proliferação anormal e maturação das células da pele.

A glicerina pode ser útil para auxiliar na cicatrização de feridas da pele de forma bem eficiente. Ela também ajuda a promover a regeneração da pele na pele que está machucada e inchada. Em um estudo clínico controlado com o uso de placebo e de um produto contendo glicerina, o resultado mostrou uma redução na gravidade e duração do ferimento com uma única aplicação em 65% dos pacientes do estudo. 

A Glicerina Ajuda A Sua Pele A Ser Menos Elástica, e Por Isso Mais Jovem 

Outro benefício da glicerina é que ela ajuda a tornar a pele mais macia e por consequência pode deixar a sua aparência mais jovem. Um estudo realizado na Dinamarca em 2003 mostrou que a elasticidade da pele melhorou bastante depois de apenas uma aplicação de apenas 10 minutos de glicerina. Uma pesquisa realizada na Alemanha também usou suplementos orais de glicerina para restaurar completamente a elasticidade da pele reduzida em camundongos com pele danificada.

Hoje a glicerina já é usada em produtos para ativar o tônus da pele, ajudando a reduzir rugas e sinais da idade em rostos e mãos. Ela pode não tirar as rugas, mas vai aliviar o quadro visual bastante.

A Glicerina Possui Um Grande Poder de Hidratar A Pele 

A principal utilização da glicerina para a pele hoje é como um hidratante para a pele seca, áspera ou escamosas. Vários estudos, tais como um realizado em 2002 em pacientes com eczema na Suécia, demonstraram claramente que a glicerina tem propriedades umectantes, extraindo a água na camada exterior da pele. A substância também pode ser encontrada em hidratantes comerciais para curar a pele da secura que o tempo seco provoca. 

A Glicerina Pode Diminuir A Irritação Na Pele 

Tem sido conhecido nos círculos científicos por anos que a glicerina protege a pele contra irritações. Em um estudo publicado na revista de dermatologia em 1998, pesquisadores descobriram que a pele pré tratada com várias substâncias irritantes e, então, depois aplicada glicerina sobre para a área com um curativo hermético e à prova d’água. O glicerol mitigado, os efeitos negativos das irritações, fornecida uma significativa melhoria da função de barreira protetora na pele e células da pele causado para se regenerar.

Cuidados Ao Usar a Glicerina Na Pele 

Se a glicerina for usadas por pessoas em climas secos, vai atrair a umidade de sua pele e cabelo, em vez do ar. Isto pode fazer com que sua pele fique mais seca e os cabelos quebradiços. Para evitar o problema, uma boa ideia é misturar a glicerina com um hidratante, água ou óleo de jojoba.

A glicerina pode ser adicionado ao sabão líquido para aumentar as suas propriedades calmantes, mas com cuidado para não tirar as propriedades da substância. Deve haver uma parte de sabão para vinte partes de glicerina.

Glicerina Na Pele

Uma substancia que é usada há anos para a produção de cosméticos e produtos alimentícios composto por grandes benefícios. A glicerina, também conhecida como glicerol nada mais é do que um composto orgânica, viscoso e com sabor adocicado. Ela possui grandes propriedades lubrificantes, hidratantes, umectantes e entre outros que ajudam na absorção da água na pele e nos cabelos resultando assim na hidratação e maciez. Além disse ela pode ser encontrada em diversos produtos como:

  • Batons.
  • Xampus.
  • Hidratantes.
  • Tintas.
  • Tabaco.
Glicerina Na Pele

Glicerina Na Pele

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.