Os Penteados Mais Clássicos da História

A história dos penteados clássicos antigos gregos, egípcios, romanos e os usados por mulheres espartanas nos dá muitos dos estilos clássicos que usamos hoje. Muitos cabeleireiros sonham em criar algo tão elegante que transcende de estilos de moda e modismos atuais e tornar seu modelo um clássico. Podemos estudar na história a Idade de Ouro da Grécia antiga e observar as origens de muitos dos estilos de hoje e os estilistas que inadvertidamente criaram. A Idade de Ouro da Grécia foi uma época influentes de ambas as inovações e ideais tanto na forma de agir em casa, costumes sociais, como na beleza também. Foi também um momento de perfeição para a arte e para o estilo e forma de usar os fios também. A partir deste período surgiu uma sociedade distintamente opulente e aristocrática que inovou muitas formas de estilo de cabelo para atender aos ideais de perfeição que os gregos buscavam. Eles criaram influências que resistiram com o passar da história e continuam a ser recriados até aos dias de hoje, cada vez mais adorados. Mas poucas pessoas sabem que seu cabelo pode ser de origem grega, não é mesmo? Foi criado um padrão para a perfeição na beleza pelo equilíbrio e simetria que apenas os gregos conseguiram chegar ao auge e distribuir seu conhecimento para os demais povos. Esta perfeição desejável e essencial foi encontrado na arte, arquitetura e estilos de cabelo na A Idade de Ouro da Grécia.

Os Penteados Mais Clássicos da História

Os Penteados Mais Clássicos da História

Cor de Cabelo Também Teve Padronamento na Grécia 

Cor do cabelo é uma parte importante da história de penteados clássicos. Todo mundo sabe que a a cor desempenha um papel muito significativo para os padrões de beleza, o que não era diferente na história do cabelo. Para os gregos, o loiro era o tom ideal e por isso era almejado por todos. O cabelo loiro foi pensado como ideal e em um momento em que o mundo era governado pela divindade, em que um Deus ou deusa tinham fios claros em uma posição social superior. Os artistas que pintavam os deuses em tom loiro foram responsáveis por isso também. Cabelos loiros também foram curtidos na antiguidade por serem considerados como sinal de pureza, inocência, divindade e desejabilidade sexual. Isso com certeza foi o período da história do cabelo em que as loiras saíram na frente! Os homens e mulheres da Grécia Antiga se esforçaram para atender a esses padrões em seus estilos de cabelo para apaziguar seus complexos de inferioridade no reflexo dos rios (não tinha espelho). Em uma busca para se igualar ou espelhar suas divindades, tanto homens e mulheres na Grécia antiga criaram algumas das inovações em coloração de cabelo, de acordo com a sua adoração por cabelos loiros.

Cor de Cabelo Também Teve Padronamento na Grécia

Cor de Cabelo Também Teve Padronamento na Grécia

Luzes nos Cabelos!

A história dos penteados clássicos incluem as luzes, tão queridas hoje em dia. Alguns dos primeiros documentos que contam sobre as primeiras luzes nos cabelos usadas se originam na Grécia Antiga. No começo os homens usavam pó de ouro e pólen, polvilhando os fios. As mulheres usavam uma solução de potássio, pétalas de flores amarelas e pólen para lavar os cabelos. Métodos mais permanentes começaram a se desenvolver no século 4 aC, a partir de Atenas. Era um compromisso nesse momento da historia ter o cabelo lavado com esta pomada, e, em seguida ficar ao sol para branquear o cabelo. Mais ou menos como o gel foi para os anos 70 no mundo e o cabelo colorido nos anos 80. Esta pomada branqueadora pode ter sido feita com os recursos interpostos naturais disponíveis naquela época, como óleo de oliva, suco de frutas cítricas, pólen e manchas de ouro. Os gregos, assim como os egípcios também usavam perucas tingidas de vermelho, prata, e, especialmente, de ouro.

Cabelos Cacheados Fazem Parte da História dos Fios

A história dos penteados clássicos também inclui cachos. O uso de cabelos cacheados era um estilo de cabelo que virou assinatura durante toda história da Grécia Antiga, e é definitivamente uma aparência e estilo que vigorou por muitos um século, começando a voltar até agora, vale informar. Nenhuma mulher ou homem, não tinha uma coroa de glória perfeita nos fios  (aquelas coroas usadas na lateral dos cabelos de plantas) a menos que seu cabelo estivesse arrumado em um halo perfeitamente equilibrado de cachos.  A origem das mulheres aristocráticas da Grécia antiga pode ser identificada pelo estilo de cabelo. Mulheres atenienses usavam o cabelo com coque clássico na parte de trás do pescoço ou na coroa protegida com o mais fino ouro ou marfim artesanais e grampos para não desarrumar o penteado. Mulheres espartanas preferiam usar o cabelo em um rabo de cavalo, mas ricamente enfiado com pérolas e contas para dar mais charme e glamour ao visual. Os primeiros tipos de acessórios de cabelo vieram dos estilos de cabelo de desta época.  Estes eram desafiadoramente não as extensões de peso leve de cabelo ou pedaços de cabelo que temos hoje, mas sim mais grossos, pesados e com certeza deveriam pedir muitas hors para aplicação. Havia uma única ou várias malhas de arame que se estendiam de orelha a orelha para apoiar e mostrar conjunto de fechaduras e cachos em espiral. As criações extremamente opulentas e elaboradas da França pré-revolucionária e suas peças contrárias aos britânicos foram usadas como uma inspiração para apoiar seus estilos, de cabelo. Muitas vezes penteados extremos, e uma parte muito importante da história dos penteados clássicos.

Os Penteados mais Clássicos Ficaram até Hoje

Alguns penteados da Grécia Antiga estão em vigor até hoje. Um bom exemplo são os coques, usados por rainhas diversas que ficaram no alto até hoje em dia, preferível por quem tem fios longos. O corte estilo Chanel é mais antigo do que pensamos. Foi usado nas perucas de Cleópatra, retratada fielmente em diversos filmes. Também foi usado por algumas rainhas gregas que queriam inovar. Mas como os cachinhos sempre ganhavam, não ficaram em alta por muito tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.