Principalmente as mulheres, gostam de manter em dia os cuidados com a pele. Visitas ao dermatologista, esteticista, produtos de beleza e tratamentos, entram na lista para deixar a pele sempre iluminada e bonita. Porém, não adianta fazer isso tudo e deixar de lado os cuidados com a alimentação. Aliás, comer de forma saudável é o ponto de partida para ter uma pele maravilhosa e radiante. A água também não pode ser esquecida, é preciso consumir pelo menos 1 litro por dia.
Veja as Dicas de Alimentos que Podem Salvar a Sua Pele:
No rosto, a solução pode ser quinoa, um ótimo “remédio” contra as indesejáveis olheiras.
Pepino: Se você pensa que as olheiras são sempre um reflexo de noites de sono agitadas, na verdade essa é uma afirmação incorreta. Elas também podem ser resultados de problemas de rins ou reação alérgica a algum tipo de alimento. Neste caso, o pepino nos olhos, que não deixa de ser uma solução para as olheiras, não vai adiantar de nada, o melhor mesmo será incluir a quinoa na alimentação.
Quinoa: Trata-se de um cereal importado da Bolívia, que pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, é rico em proteína. Ela é uma fonte de fitoestrógenos, que ajudam o trabalho dos rins e também mantém o nível dos hormônios. O que acrescentar na alimentação além da quinoa: feijão, trigo integral, brotos e soja.
Rúcula: Ainda no rosto, se você vive com os lábios rachados, essa é uma solução natural, mudando os hábitos alimentares para esse inconveniente. As rachaduras recorrentes nos lábios, na maioria dos casos, é uma sinal da carência de vitamina B2 no organismo.Os vegetais de folhas verdes possuem a vitamina B2 e vão ajudar a acabar com esse problema. Além da rúcula, faça saladas com couve, almeirão e couve. Você também pode acrescentar gérmen de trigo ou amêndoa crua.
Frutos do Mar e Carne Vermelha: Se a pele está descascando ou escamando é falta de vitamina. Isso mesmo, o seu organismo está dando sinais de que faltam vitaminas C e E ou zinco e para resolver o problema é necessário suprir essa necessidade. Os frutos do mar e a carne vermelha são ricos em zinco e as folhas verdes podem suprir a falta da vitamina C. Para reforçar essa carência, faça uma bela salada com essas folhas e a reforce com castanhas e tempere com azeite extra virgem, que é fonte de vitamina E.E mais: consuma muita vitamina A, presente no tomate, cenoura e abóbora e na sobremesa coma mamão e manga.
Queijo branco e Iogurte desnatado: Para deixar a pele ainda mais bonita, incremente a alimentação com vitamina D.
Alimentos com Vitamina E: As mulheres vivem as voltas com aqueles “vasinhos” e pior ainda, as varizes. Mas, essa situação também pode ser amenizada com a ajuda da alimentação. Quando o problema é causado por deficiências na alimentação ou problemas no fígado, a receita é aumentar o consumo de vitamina E. Você vai encontrar vitamina é nos seguintes alimentos: abacate, amêndoas e castanhas. Eles ainda vão dar uma forcinha para diminuir o colesterol ruim e melhorar a circulação do sangue.
Alimentos com Vitamina H: Pés rachados é um problema muito desagradável, ainda mais quando você quer usar uma sandália. E assim, como outros problemas, pode ser uma indicação de que seu corpo está carente de uma vitamina ou está com algum problema. Neste caso, indica que teve um aumento de fungos e é preciso combatê-los. Você deverá consumir alimentos ricos em vitamina H: soja (grãos, proteína texturizada e tofu), gema de ovo e fígado. Para completar, use óleo de linhaça para massagear os pés.
Alimentos com Magnésio, Zinco e Cálcio: O problema de unhas quebradiças também pode ser resolvido dando uma caprichada na alimentação. Mais uma vez, o seu organismo está dando um alerta de que precisa de determinada vitamina, ou melhor, várias, são elas: magnésio, zinco e cálcio. O que comer: sementes de abóbora ou girassol (sem a casca), lentilha, repolho, carnes magras, couve-de-bruxelas, cereais integrais e feijões.
Proteínas: Problemas com cabelo também podem ser resolvidos com uma boa alimentação. Fala-se tanto em tratamento com a queratina (proteína), então, basta reforçar a dieta. Coma: carne magra, iogurte desnatado, feijão, soja, grãos integrais, queijo branco e ovo (não exagere, porque ele aumenta o colesterol).Quando se trata de queda de cabelo, o problema pode ser falta de vitamina, como ferro, potássio, B6 e cálcio. Reforce a dieta comendo: nozes, banana, aveia, brócolis e nozes.
Para completar, veja as dicas para evitar alguns problemas reforçando a alimentação:
Gordura localizada: Pode ser desencadeada por vários motivos, como hormônios desregulados até herança genética. Pode ser combatida com: melancia, abacaxi, que ajudam a eliminar as toxinas do corpo. Acrescente também: alimentos ricos em fibras e verduras e EVITE frituras, pão, arroz branco, doces e muito sal, que faz a retenção de líquidos causando inchaço.
Flacidez: Também é provocado por diversos fatores, entre eles má postura. Além de exercícios físicos bem orientados, a alimentação pode dar uma ajudinha na hora de acabar com esse problema. É preciso estimular a produção de colágeno no organismo, para isso, inclua na dieta: salmão, peito de peru ou frango, atum e ovo. EVITE: presunto, manteiga e bacon.
Celulite: A celulite é um dos problemas mais temidos pelas mulheres. Pensar em ficar com aqueles furinhos que imitam uma casca de laranja faz qualquer mulher ficar de cabelos em pé. Mas, antes de sair por aí gastando rios de dinheiro com tratamentos, que na maioria das vezes não resolvem o seu problema, fique de olho na alimentação correta. Melhore o problema: bebendo muita água, sucos naturais e chás desintoxicantes. Troque o pão e o macarrão normais pelos integrais e acrescente aveia, farelo de trigo e coma as frutas com a casca. EVITE: açúcar, café, gordura e álcool.
Como você pode ver muitos problemas relacionados à pele, ao corpo, podem ser amenizados ou até mesmo resolvidos com uma alimentação saudável.