Cuidados Antes do Procedimento
Deverá ser realizada uma avaliação médica para ver se o paciente pode fazer o procedimento com segurança. Além disso, é importante que o paciente não tente fazer sozinho o procedimento, comprando o aparelho para fazer em casa, pois ele não está habilitado a realizar a técnica com segurança e pode acabar se machucando e não tendo resultado esperado. E claro, é importante que você escolha um profissional recomendado e especializado no procedimento, pois apenas fisioterapeutas e médicos especializados podem realizar o procedimento sem riscos.
Cuidados Durante o Procedimento
Os cuidados durante o procedimento são normalmente destinados ao profissional que irá realizar. O fisioterapeuta ou o médico deverá realizar o procedimento conforme manda o protocolo. Caso isso não seja feito, poderá causar alergias, queimaduras e resultados ruins no paciente.
Contraindicações
- Pessoas com marca-passo
- Obesos
- Grávidas e lactantes
- Pessoas com dermatite
- Pessoas com epilepsia
- Pessoas com câncer
- Usuário de corticoides
- Pessoas com implantes de Metal ou silicone na zona a ser tratada
Cuidados Após o Procedimento
-
Dieta
A criofrequência é um procedimento que faz com que o corpo consiga eliminar a gordura de locais do corpo em que anteriormente ela não seria eliminada facilmente, mesmo com dietas e exercícios físicos. O que acontece é que tem locais do corpo (e isso varia de pessoa para pessoa) que a gordura é reservada e não é eliminada, nem quando a pessoa emagrece. São estes os locais mais indicados para se fazer o procedimento, como no caso da área próxima ao tríceps, no abdômen e nas laterais do quadril.
Porém, é necessário que o paciente se alimente corretamente, para eliminar essa gordura. Ele precisa primeiramente se manter em déficit calórico, ou seja, consumir alimentos com menos calorias no seu dia a dia. Além disso, aumentar a quantidade de fibras, de proteínas, de gorduras boas (e eliminar as ruins). Além de também eliminar o açúcar da alimentação, que é o vilão do emagrecimento.
-
Exercícios Físicos
A prática de exercícios físicos é uma aliada do emagrecimento e do tratamento da criorequência. Praticar exercícios físicos diariamente, principalmente aqueles de treinamento com força ou de alta intensidade, como cardios HIIT, ajudam a manter a pessoa em déficit calórico e com isso, consequentemente, emagrecer. Mas mais do que isso, a prática de exercícios físicos faz com que o paciente ganhe massa muscular e modele o corpo, além de alterar positivamente o metabolismo no geral, aumentando hormônios que contribuem para que o corpo funcione melhor.
Se a pessoa não aliar a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação aos cuidados pós criofrequência, o resultado será praticamente inalcançável. Será um dinheiro gasto em vão. O que explica isso é que a pessoa com maus hábitos continua a engordar, e o corpo irá continuar estocando gorduras em locais específicos, mesmo naqueles em que foi realizado a criofrequência.
Caso o paciente mude seus hábitos e realmente pratique uma vida mais saudável, os resultados da criofrequência virão rápido e serão realmente duradouros. Além disso, em alguns casos, o paciente não precisa fazer mais do que poucas sessões para que elimine toda a quantidade de gordura desejada.