A área de estética, hoje, é uma das que mais crescem no mundo todo. Estética está muito valorizada e sendo mais compreendida a cada dia. A estética está relacionada com saúde e bem estar. Não é apenas mais uma área vista com maus olhos, que busca apenas mascarar características físicas que as pessoas repugnam, mas sim valorizar a aparência e melhorar a saúde geral da pele, do cabelo e do corpo da mulher e do homem, revertendo efeitos negativos do envelhecimento.
Muitos países valorizam demais a estética e mais do que isso, valorizam o trabalho do esteticista brasileiro, ou seja, se você pretende se destacar nesta área, talvez ir buscar o mercado de trabalho em outros países seja a escolha certa para você. Alguns são ótimas opções para brasileiros, como Canadá e Portugal. Neste artigo iremos discorrer sobre este emprego em alguns outros países ou cidades que têm ótimas oportunidades para esteticistas brasileiros.
Canadá
A área de estética é uma das que mais cresceu ultimamente e continua crescendo na américa do norte. Esteticistas estão com oportunidades de empregos em salões de beleza, clínicas de estética, spas, navios de luxo, hotéis, etc. É possível se especializar em áreas específicas e ganhar ainda mais com isto.
Tratamentos faciais e corporais, depilação a laser, manicure e pedicure especializadas em remoção de cutículas, especialistas em couro cabeludo e tratamentos para calvície e maquiadores são as áreas mais procuradas no país.
A porta de entrada para o mercado de trabalho de esteticista no Canadá é investindo em um curso. Mesmo se você não fala inglês fluente, você poderá aprender enquanto faz o curso. Normalmente estes duram quatro semestres e podem ser oferecidos pelos Colleges. Muitos deles oferecem estágios e empregos – com isso você já consegue entrar no mercado de trabalho.
No Canadá, as melhores cidades para se trabalhar como esteticista, seja como maquiadora, cabeleireira, massagista, ou qualquer outra área, são Ottawa, Toronto, Montreal, Calgary, Edmonton, Winnipeg, Vancouver e mississauga.
O salário médio do Canadá é de 2180 dólares e o salário de uma esteticista fica na média de 2267 dólares. Os benefícios do emprego são cursos de formação (que podem ser oferecidos pela própria empresa ou por outra, plano de saúde e plano de pensão. Os requisitos obrigatórios são ensino médio completo, período de estágio na área. Ter experiência não é obrigatório mas te dá mais oportunidades e exerce um efeito médio sobre o valor do salário.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos você poderá ter duas opções para trabalhar como esteticista no país. Se você já tem cursos de estética que foram realizados no Brasil, você terá que buscar as autoridades para validação do seu curso no país e a partir disso procurar um patrocinador para investir. Ou então investir em um curso de graduação ou especialização na área no país. Várias escolas americanas e internacionais oferecem cursos de estética e muitas já tem programas de estágio.
As melhores cidades para conseguir um emprego de esteticista nos Estados Unidos são Washington D.C., Nova Iorque, Chicago, Los Angeles, Houston, Phoenix, Filadelfia, San Antonio, San Diego, Dallas, San José, Austin, Jacksonville, São Francisco, Columbus, Indianápolis, Fort Worth, Charlotte, Seattle, Denver, El Paso.
O salário médio de um esteticista no país é de 3.722 dólares. Para conseguir um emprego em uma empresa da área no país é necessário período de estágio e nível médio de educação. Experiência também normalmente é requerida e esta exerce um efeito médio sobre o salário. O trabalho normalmente é de segunda a sexta, com 40 horas semanais. Os funcionários normalmente recebem plano de pensão, plano de saúde, curso de formação.
Austrália
Outro país com ótimas oportunidades para esteticistas brasileiras é a Austrália. Para trabalhar lá você pode traduzir seu diploma e certificados e pesquisar sobre as qualificações necessárias para poder atuar na área. Ou então poderá procurar uma academia ou escola com curso para te dar um certificado nacional australiano. O Baxter Institute é um dos principais centros educacionais do país. Nele é possível se qualificar para trabalhar em diversos níveis ou áreas da estética.
Para trabalhar como esteticista, oferecendo serviços de tratamentos faciais, massagem, depilação, maquiagem, dentre vários outros serviços, incluindo demonstração e venda de produtos de beleza, você deverá ter o diploma de Beauty Therapy. Com o diploma é muito provável você ter emprego garantido, podendo crescer na empresa e se tornar muito bem sucedida.
O salário médio de uma esteticista na Austrália é de 3161 dólares. Pouco mais do que o salário médio do país. Os requisitos obrigatórios, além do curso são ensino médio completo e período de estágio. Experiência na área não é obrigatória. No caso da Austrália, diferentemente de todos os outros países aqui citados, a carga horária semanal de trabalho é de 38 horas, de segunda a sexta.
Portugal
No país, as oportunidades para os brasileiros são maiores do que para os próprios nativos. As esteticistas brasileiras são muito procuradas no país por serem vistas como talentosas. Ou seja, vale muito a pena arriscar ir para Portugal tentar a vida como esteticista. Emprego tem, apesar do salário ser mais baixo. Bom, neste caso há o que pensar, pois a qualidade de vida em Portugal está melhor do que no Brasil.
A dica é: se especialize em maquiagem, manicure e pedicure e depilação. A estética em Portugal é muito mais voltada para a beleza do que para os cuidados com a pele, rosto e corpo. Lá os serviços mais procurados são unhas de gel, maquiagem e depilação – inclusive a depilação “brasileira” é a mais procurada, o que significa virilha completa.
As oportunidades de emprego para esteticistas em Portugal estão principalmente nas cidades: Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Braga e Coimbra. E o salário fica em média em 1024 euros, sendo que o salário médio em Portugal é 985 euros.
Assim como nos outros lugares citados aqui neste artigo, os benefícios, além do salário são plano de saúde e plano de pensão. Também é normal que seja oferecido e solicitado (mas normalmente a empresa paga ou dá) cursos de formação interno ou externo. O trabalho também é de segunda a sexta feira com 90 minutos para almoço diário e 40 horas semanais de trabalho obrigatório, sem flexibilidade de horário.
Os requisitos são ensino médio completo e período de estágio. Ter experiência na área não é obrigatório entretanto te ajuda a ganhar clientes. Em Portugal as brasileiras são muito bem vistas na área de estética. Os nativos costumam escolher esteticistas brasileiras pois nos veem como talentosos e com bom gosto. Então é um ótimo lugar para investir a carreira nesta área, se você gosta.
Grécia
Atenas, Salonica, Piraeu, Larissa, Heraclião, Peristeri e Patras são as cidades da Grécia com mais oportunidades para esteticistas. O salário médio desta profissão no país é em média 839 euros, isto varia de acordo com a experiência na área. O trabalho normalmente é de 40 horas semanais, de segunda a sexta com meia hora de almoço, sem muita flexibilidade de horário.
Os requisitos obrigatórios para esteticistas na Grécia são período de estágio e nível médio de educação. E os benefícios que o trabalhador recebe além do salário são cursos de formação (neste caso é quase obrigatório, já que acrescenta na produção de um bom trabalho), plano de pensão e plano de saúde.
Espanha
As espanholas não costumam focar tanto em estética como aqui no Brasil. Não faz parte da rotina delas procurar por serviços de estética, como manicure e depilação ou tratamentos para a pele e cabelos. Entretanto se decepcionam quando precisam, pois todos os serviços oferecidos não são de qualidade. Sempre buscam esteticistas brasileiras pois os serviços são de muito maior qualidade. Por isso vale a pena investir em um negócio local na área da estética na Espanha se você for brasileira.
Na Espanha, as cidades que mais têm oportunidades para esteticistas brasileiras são Madri, Barcelona, Valência, Sevilha, Saragoça e Bilbau. O salário médio de uma esteticista no país é de 1477 euros. Além disso os esteticistas geralmente recebem cursos de formação e especialização, plano de saúde e de pensão.
O nível mínimo de estudo para conseguir uma oportunidade de emprego na área é de ensino médio. Não precisa de alfabetização digital, também não é necessário conhecer língua estrangeira. Entretanto o estágio é obrigatório. Experiência não é obrigatória mas exerce efeito médio sobre o salário. Esteticistas trabalham geralmente de segunda a sexta, com 40 horas semanais, tendo duas horas de almoço.
Itália
Italianos são tão vaidosos quanto brasileiros. Adoram produtos de beleza e mais ainda, amam tratamentos e inovações em técnicas na área de estética. O mercado da estética na Itália está sempre aquecido. Lá é possível encontrar várias academias de renome para se atualizar e especializar em diversas áreas da estética.
E além disso, lá é um ótimo local para brasileiros abrirem um negócio ou trabalharem em empresas italianas de área da estética. Cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, coloristas, manicures, etc. Vagas sempre existem, especialmente nos grandes centros e bairros urbanos.
As melhores cidades para encontrar um emprego de esteticista no país são: Roma, Milão, Bari, Trieste, Nápoles. O salário de uma esteticista na Itália é de aproximadamente 1500 euros. Normalmente os benefícios estão presentes no contrato de trabalho (plano de pensão, plano de saúde, cursos de formação interno e externo).
Os requisitos para conseguir um emprego no país normalmente envolvem obrigatoriedade de ensino médio completo, apenas. A presença de experiência de trabalho apenas acrescenta ao salário, mas não é obrigatória. Mas a necessidade de um estágio é requerida também. Conhecimento de língua estrangeira não é necessário. Geralmente as esteticistas trabalham, seja por conta própria ou como empregadas, de segunda a sexta feira, por 40 horas semanais.