Se você se formou ou se especializou em alguma área relacionada a estética, como manicure, maquiadora ou até mesmo como esteticista, você pode optar por trabalhar em outro país, como em Portugal. Algumas diferenças separam a profissão nos dois países, mas nada de outro mundo. Uma esteticista no Brasil tem a tendência de trabalhar em áreas mais voltadas com os cuidados com o rosto, pele e corpo, já em Portugal os cuidados com depilação, unhas e maquiagens têm mais atenção. Assim como no Brasil, para ser uma esteticista em Portugal você deve ter cursos de especialização nas áreas em que deseja trabalhar; não basta talento e/ou experiência.
Como dito, os cuidados com as unhas possuem mais atenção em Portugal. E, diferentemente do Brasil, lá o mais popular são as unhas em gel. Esse na realidade tem sido o serviço de estética mais procurado do país. A depilação que faz sucesso em Portugal é a chamada “depilação brasileira”, que nada mais é do que a depilação completa da virilha e regiões próximas. Também a depilação à laser faz sucesso em Portugal, que é uma parte da estética clínica. Para brasileiras que querem trabalhar na área de estética em Portugal, a maquiagem é uma área que faz sucesso, pois as clientes portuguesas valorizam muito as profissionais brasileiras por serem mais precisas e detalhistas.
O mercado de trabalho para esteticistas brasileiras em Portugal ainda está em crescente demanda e não é melhor do que o mercado brasileiro. Aliás, as esteticistas brasileiras ganham menos pelo seu trabalho em Portugal do que ganhariam no Brasil. Além disso, os empregos não são ofertados em grande escala. Entretanto é um bom local para quem pode investir, basta avaliar o bairro e a cidade e prestar um serviço de excelência, pois os portugueses costumam pagar valores mais altos para serviços que possuem qualidade. Além disso as portuguesas costumam valorizar bastante as esteticistas brasileiras.
Mas como fazer para trabalhar como esteticista em Portugal? Primeiro você deverá conseguir um visto de trabalho em Portugal no consulado de Portugal ou ainda aqui no Brasil. Ou, se for o seu caso, pode também conseguir a cidadania europeia. Pesquise sobre a documentação necessária para conseguir o visto e só depois tente ir para o país para trabalhar, pois é a única maneira legal de fazer isso. Ao chegar em Portugal, você deverá procurar cursos de especialização na área de estética, para que haja maiores chances de emprego, mesmo que você já tenha uma graduação.
Quanto ganha uma esteticista em Portugal? O valor varia de acordo com o trabalho e claro, se você é proprietária ou não, mas é possível ganhar na média de mil euros mensais nas cidades maiores e na faixa de oitocentos euros nas cidades pequenas. Para quem está começando, é provável que os primeiros empregos em Portugal paguem valores entre quinhentos e seiscentos euros, que corresponde ao salário mínimo nacional de Portugal. Pesquise sobre o custo de vida de Portugal e veja se compensa para você e se vale a pena deixar o seu país de origem e ir ganhar a vida como uma esteticista em Portugal.