Um belo sorriso hoje em dia conta a favor de muitas coisas. Em uma entrevista de emprego, em um encontro em várias ocasiões, o seu sorriso pode ser a chave da conquista. Porém, muitas pessoas estão correndo atrás para deixar os dentes ainda mais atraentes, ajudando o sorriso a se tornar perfeito,. Com isso, surgem as grandes procuras pelos clareamentos dentários, criando muitas dúvidas e curiosidades na cabeça do povo. Afinal, como é que são feitos esses processos clareadores nos dentes ? É o que você vai descobrir lendo este artigo!
A História e A Técnica
Muita gente pensa que os clareamentos dentários foram uma técnica empregada recentemente, tamanha é a tecnologia dos processos. Porém, o método foi inventado há alguns anos atrás, mais precisamente em 1989, na qual dois doutores conhecidos como Heywood e Heymann realizavam branqueamentos caseiros, utilizando uma substância conhecia como peróxido de carbamida.
Para os métodos atuais, a carbamida acabou ficando para trás com a sua concentração em 10%, sendo substituída pelo hidrogênio. Por isso, atualmente, a água oxigenada é o principal componente de muitos métodos de clareamento.
Os especialistas afirmam que os dentes amarelados podem vir com o tempo, além de poderem ser acelerados por diversos fatores como a alimentação e o uso de cigarro. Porém, é um processo natural do organismo: a medida que as pessoas envelhecem, seus dentes ficam com uma coloração mais amarelada. Por isso, o clareamento fi inventado, para mudar e clarear, como o próprio nome já diz, a tonalidade mais amarelada dos dentes, dando uma vida nova aos sorrisos pelo mundo!
Os Dois Métodos Clareadores
Para aperfeiçoar a técnica, com o passar dois anos, dois métodos foram inventados. Um é conhecido como o método caseiro, onde a concentração de carbamina ou hidrogênio é muito menor e o paciente pode manipular estas substâncias em casa. O dentista geralmente faz um molde do dente para que o paciente faça o clareamento de uma forma manual, bem mais prática do que o segundo método.
Este pode ser aconselhado para quem não possui dentes tão escuros ou amarelados assim, sendo indicados para pacientes mais jovens. Já o segundo método é um pouco mais radical: Para pacientes com os dentes bem escuros é utilizada a luz laser como forma de deixar o sorriso muito mais branco. Logo abaixo você conhece os dois métodos mais detalhados, sabendo como eles são feitos e como proceder depois do tratamento em cada um dos casos!
O Método Caseiro
O gel contendo peróxido de hidrogênio ou carbamida possui uma menor concentração da substância clareadora. Geralmente esta concentração fica entre a faixa de 3,5 e 20% dependendo do tratamento e dos dentes do paciente. Essa faixa de concentração é determinada pelo dentista que examina os dentes antes de iniciar qualquer procedimento.
Para realizar todo o processo, moldeiras de silicone são produzidas para que possam ser usadas em casa, aplicando o gel nas mesmas antes de ir dormir.
As moldeiras são feitas com um molde da arcada dentária do paciente. A mesma deve estar nem fixa aos dentes enquanto o paciente dorme. O tratamento também pode ser feito por seis horas ao dia, sem precisar ser a noite. Esta técnica caseira leva no máximo 15 dias, utilizando a moldeiras diariamente e tomando algumas precauções.
Especialistas aconselham a não fazer clareamento em casa, comprando produtos em farmácias, já que o paciente pode acabar ingerindo uma quantidade de gel muito maior do que realmente necessita para clarear os dentes. Além disso, estes métodos costumam ser bem menos confiáveis. Se for para fazer um método caseiro de clareamento, procure um dentista para que ele produza a moldeira de silicone e o seu gel apropriado, com a concentração correta.
Utilizando O Laser Para Clarear
O segundo método que pode ser usado para clarear os dentes geralmente visa utilizar a luz laser. Este método, por fim, possui uma concentração muito maior da substância clareadora, indo de um valor de 35% até um de 40%. O gel é aplicado na superfície dos dentes e depois, a luz laser entra em ação, liberando as moléculas de oxigênio.
Normalmente são realizadas três sessões deste tipo de clareamento, sendo estas feitas em uma hora cada. Porém, este tempo de tratamento geralmente dependo do quão amarelo o dento do paciente poderá estar, variando assim a concentração do gel, a intensidade do raio laser e o tempo de tratamento. Apesar de ser um processo totalmente indolor, o mesmo só poderá ser realizado por um especialista!
Por mais que este tipo de tratamento seja totalmente eficaz, existe algumas restrições. Para começar, pessoas que possuem implantes não podem realizar o tratamento a laser devido a substancia que é colocada sobre os próprios implantes na hora do procedimento. Pessoas com problemas no esmalte do dente e outras má formações também devem evitar o método a laser, por ser um pouco mais concentrado e agressivo para os mesmos. O clareamento a laser também não é indicado para aquelas pessoas que possuem os dentes muito escuros ou demasiadamente amarelados!
Durante O Tratamento…
Durante a realização de um clareamento, utilizando um dos dois métodos, alguns hábitos devem ser totalmente evitados para que os processos possam dar certo e funcionar, realizando o resultado final proposto.
1. Para começar, o paciente deve evitar fumar, já que o mesmo pode voltar a escurecer os dentes em um curto período de tempo. Assim, o clareamento poderá ser inútil. Além disso, o fumo é totalmente prejudicial à saúde!
2. Evitar cafés e refrigerantes a base de cola também é importante, já que tais substâncias também ajudam no escurecimento dos dentes de forma veloz, além de poderem fazer mal aos mesmos.
3. Sucos ácidos e chás estão totalmente proibidos durante o tratamento para clarear os dentes, seja a laser ou caseiro, usando a moldeira de silicone.
4. Não empreste o produto usado para outras pessoas. O tratamento deverá ser avaliado por um especialista, pois cada pessoa possuirá uma necessidade diferente. O que funciona para os seus dentes, poderá não ser ideal para os dentes de uma outra pessoa.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva