Benefícios do Maracujá para o Nosso Corpo

Maracujá: uma fruta saborosa e benéfica.

Origem:

O maracujá, fruto do maracujazeiro, é uma fruta típica das zonas tropicais e subtropicais da América e o seu nome tem origem indígena, mais precisamente do Tupi, aonde Mara Kuya quer dizer fruto ou alimento que serve na cuia, isso porque o formato do fruto, quando partido ao meio, lembra uma cuia, utensílio muito utilizado pelas populações indígenas.

http://www.youtube.com/watch?v=y4ZJ6_paX_g

Cultivo:

Além do cultivo alimentar, o maracujá é largamente cultivado também pela sua flor ornamental, também conhecida como for-da-paixão. Mas os seus maiores produtores que ficam no Brasil, no Sul da Flórida e também no Caribe, sendo o Brasil o seu maior produtor e consumidor mundial deste fruto, o produzem para fins comerciais, com aplicação no ramo alimentício e medicinal. Sua planta, o maracujazeiro, é uma planta trepadeira da família das Passifloráceas e se ramifica com muita facilidade, existindo não só o fruto comercial, o Passiflora edulis f. flavicarpa, que é o mais conhecido, como também várias espécies.

Propriedades e Características do Maracujá:

A cada 100 gramas da polpa de Maracujá possui: 54,60 calorias, 88,50g de água, 9,60g de hidratos de carbono, 2,20 mg de Proteínas, 0,70g de fibras, 1,50 mg de Niacina, o seu PH está em torno de 3,11, 4,39% de acidez, 14% de Brix, 1,80g de Gorduras, 400 U.I de Vitamina A, 150,00mcg  de Vitamina B1, 100mcg de Vitamina B2, 1,51mg de Vitamina B5, 15,60mg  de Vitamina C. Sais minerais: 71,00mg de Fósforo, 53,00mg  de Cálcio e 1,27mg de  Ferro. Além das propriedades nutricionais, todas as espécies de Maracujá são calmantes, pois possuem passiflora, uma calmante natural encontrado no fruto. O maracujá é um fruto oval de casca grossa, amarela por forma, branca e maciça por dentro. Sua polpa é amarela, podendo variar para vermelho alaranjado e com sementes pretas. Sua flor, que também é considerada como a flor da paixão, devido a sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três prego com que Jesus foi crucificado. É polinizada principalmente por um inseto conhecido como mamangava

Propriedades e Características do Maracujá:

Propriedades e Características do Maracujá:

Formas de Consumo:

O maracujá é mais utilizado na forma “in natura”, em forma de suco, pois o seu efeito calmante é famoso e por ser natural, o uso do seu suco é largamente usado para esta finalidade. Apesar de ser uma fruta tropical, ácida e com o sabor muito marcante, o maracujá passou a ser utilizado na culinária de todo o mundo em forma de sucos, vitaminas, cremes, mousses, geleias, pudins, sorvetes, licores e batidas.

Benefícios do Fruto:

Extrato da Polpa do Fruto do Maracujá

O extrato do maracujá possui passiflora, um calmante natural, que ajuda no combate à insônia, impaciência, irritação e agitação. É uma fruta rica em Vitamina C, A, B1, B5, Proteína e sais minerais. O maracujá é indicado também para os portadores de diabetes, pois as suas propriedades naturais ajudam a baixar as taxas de açúcar no sangue.

A Casca do Maracujá

Uma das partes mais nutritivas do maracujá é a sua polpa branca e maciça. É na casta onde há a maior concentração dos nutrientes do fruto e que, na maioria das vezes, são jogas fora, o que faz com que percamos um excelente benefício. Com a casca do maracujá, além fazer a famosa compota, aquele doce delicioso, também podemos fazer a farinha, que é de uma riqueza de nutrientes fundamental à saúde. O uso da farinha feita com a casca do maracujá tem sido bem recomendada entre as comunidades naturais, pois a farinha do maracujá, que é rica em pectina, substância que está presente na parte branca e maciça da casca, é um bloqueador natural de gorduras. Isso acontece porque, quando a farinha é absorvida, o estomago produz um gel e este gel produz uma sensação de saciedade, desta forma, a pessoa ingere menos alimento e a gordura também é bloqueada, evitando assim o infarto agudo do miocárdio. A pectina, como bloqueadora da ansiedade e geradora da sensação de saciedade, também ajuda na perda de peso. O gel produzido no estômago pela ação da pectina dificulta a absorção dos carboidratos, da glicose e também da gordura. Outro benefício também proporcionado pela farinha da casca do maracujá é a eliminação das toxinas presentes em nosso corpo, equilibrando, assim, o nosso metabolismo e ajudando no perfeito funcionamento dos órgãos. Por ser rica em vitaminas do complexo B, Vitamina C, fibras, sódio, potássio, ferro, cálcio, dentre outros nutrientes, em contato com o organismo, ele atua como bloqueador de gordura, auxilia na diminuição dos índices de açúcar no sangue, é um anti-inflamatório natural, auxiliando rapidamente no processo de cicatrização e também previne na queda de cabelos. Também há eficácia comprovada de que o maracujá ajuda no combate a asma, melhora a circulação sanguínea, previne a hipertensão arterial (pressão alta) e diminui o colesterol. Por ser rica em fibras, auxilia no bom funcionamento dos intestinos, é antioxidante, o que auxilia no combate dos radicais livres produzidos por algumas toxinas que afetam o nosso organismo e causam o envelhecimento precoce e até auxilia na prevenção contra alguns tipos de câncer.

A Casca do Maracujá

A Casca do Maracujá

Folhas do Maracujazeiro

Mas não é só na fruto que encontramos os benefícios do maracujá. As suas folhas são amplamente utilizadas no combate a depressão, ansiedade, enxaqueca e estresse. Os benefícios que o maracujá proporcionam podem ser notados desde a infância até a terceira idade. Na infância, o maracujá, por ser rico em cálcio, tem fundamental importância para a boa formação dos dentes e ossos da criança, além de auxiliar na hora do sono, para aquelas crianças mais agitadas. Já com os idosos, a sua ação positiva também é reforçada pelo cálcio, o que reforça os ossos, pois como sabemos, na velhice os ossos ficam fracos, devido a descalcificação e o uso do maracujá é um excelente aliado, assim como também pode previr a tremedeira, que acarreta alguns idosos justamente por conta do enfraquecimento dos ossos.

Folhas do Maracujazeiro

Folhas do Maracujazeiro

Sementes

As sementes do maracujá são famosas pela sua ação vermífuga. Para usufruir desse benefício, basta bater a polpa, como se fosse fazer o suco, pois na hora de que estão sendo trituradas no liquidificador, as propriedades beneficias dos caroços passam para o suco. Como vimos, o maracujá é um fruto altamente benéfico à nossa saúde. Consuma-o!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.