Se você pensou que já viu de tudo e já usou na sua pele todas as opções para melhorar a sua beleza, saiba que ainda há opções no mercado de cosméticos. A tendência é que sempre surja algo novo, principalmente com tanta modernidade e possibilidades de estudar sustâncias da natureza que antes não eram possíveis porque não havia equipamentos. Dentre cremes, hidratantes e substâncias recém descobertas, temos o ácido azelaico. Este promete deixar a sua pele mais jovem e mais bonita com um tratamento de duração mediana mas eficiente.
Algumas pessoas podem já ter ouvido falar do Ácido Azeláico. Isso porque ele é um dos ativos mais usados na indústria de cosméticos para combater a acne. Não confunda com a hidroquinona, uma substancia usada para remover manchas de acne em diferentes graus que também é um ácido. Este é usado para combater a acne de forma preventiva e retirar manchas, mas todas em grau leve em sua pele. O uso do ácido azelaico é para a beleza, mas de outra forma.
O Que é o Ácido Azelaico?
Para sua tranquilidade, você não irá consumir nada em sua pele feita por robôs ou fruto de uma composição feita em laboratório de origem sintética. O ácido azelaico é totalmente natural, extraído de plantas com grãos como trigo, na cevada por meio de uma industrialização potente.
O ácido tem sua produção por meio da fermentação desses grãos por um fungo, em um processo muito mais natural que industrial. A produção deste tipo de ácido é bem semelhante a da penicilina, obtida em laboratório com a ação dos fungos.
O Que o Ácido Azelaico Faz na Pele?
A ação deste tipo de ácido é em especial sobre a pele oleosa, por isso ele combate tão bem a acne. O ácido age no folículo piloso reduzindo o crescimento das bactérias, o que vai deixar a sua pele com menos chances de ter espinhas, já que estas são inflamações causadas por bactérias na pele. Outra de suas ações conhecidas é agir na pele combatendo os radicais livres. Os radicais livres são os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele, deixando manchas da idade e textura diferenciadas com o aumento da idade e produção de radicais.
Um dos principais benefícios do uso deste ácido é por conta do seu poder bactericida. Além de combater o surgimento da espinha já que previne a pele oleosa, ele também reduz bastante a chance de uma inflamação na pele por feridas e cortes (a acne já é uma inflamação). Outro dos benefícios conhecidos deste ácido é ser capaz de clarear manchas da pele. Isso acontece porque ele age nas células mortas, ajudando a serem removidas e assim novas células da sua pele surjam.
Por a pele renovada você terá as manchas pouco a pouco sumindo do rosto ou qualquer parte do rosto a qual usar o ácido na pele. Segundo alguns dermatologistas, a substância poderia ainda ser capaz de inibir na pele a enzima 5-alfa-reductase ou ainda ser eficiente no trato da queda de cabelo. Por enquanto são apenas especulações, mas tudo indica que em breve teremos uma lista cada vez maior do que este ácido pode fazer para a sua beleza. Outro beneficio do produto deve ser mais querido por mulheres mais velhas.
A substância consegue estimular a produção de colágeno, o que quer dizer dá um adeus ou ao menos um até logo a suas rugas. Com o uso constante de produtos com tal ácido as rugas serão amenizadas e podem ser evitadas em longo prazo. Para este fim é indicado um tratamento mais especifico com acompanhamento de um dermatologista.
As Vantagens de Usar o Ácido Azelaico em Relação a Outros Ácidos Para Tratamento de Pele
O maior problema de produtos para retirar manchas de pele é que eles costumam agredir um pouco a região, podendo causar vermelhidão e coceira intensa. Se sua pele for bem sensível o ácido azelaico é mais indicado porque costuma irritar menos a pele. Ele é usado geralmente em substituição ao peróxido de benzóila ou o ácido retinóico, ambos usados em tratamentos de pele para remoção de manchas causadas por motivos diversos.
A substância inclui ainda outros diferenciais. O maior deles é sua relação com a sensibilidade. Ele é bem menos fotosensibilizante do que o ácido retinóico o azeláico e por conta disso pode ser usado durante o dia. Quem está usando os ácidos concorrentes em tratamento de pele sabe o quanto as regras são rigorosas de exposição da pele. Na maior parte das vezes os dermatologistas proíbem totalmente a praia para o tratamento não ser quebrado.
Com o uso do azelaico as pessoas podem sim sair ao sol, desde que usem um protetor solar adequado e de alto fator. Outra vantagem de optar por esta substancia é que os produtos são mais baratos. Pomadas para reduzir manchas de pele com este ácido podem sair 50% mais baratas que as mesmas usando peróxido de benzóila, a substância mais popular para tirar manchas e mais recomendada por dermatologistas.
Quem Pode Usar Acido Azelaico na Pele?
Se tiver um problema de pele que possa ser tratado com a substância, qualquer pessoa maior de 18 anos e com a pele já madura pode usar o produto. Adolescentes devem usar o produto com o ácido com maior cuidado porque sua pele ainda é nova e pode sofrer danos em caso de abuso.
Os problemas mais indicados para tratamento de pele com o produto são manchas de sol e idade, pele com acne com manchas antigas ou recentes, pessoas que desejam atenuar rugas finas e para quem quer mesmo ter uma pele mais jovem e mais bonita. Com um produto para tratamento com base no ácido azelaico, o rosto pode ficar mais brilhoso, viçoso e mais firme, reduzindo alguns anos no reflexo do espelho.
Como Usar o Ácido Retinóico na Pele
O tratamento com produtos para a pele com este ácido deve durar entre dois e três meses. Após este período é recomendo cortar o uso para a sua pele não se acostumar. Ele deixa a região da aplicação sensível demais e ela precisa de um tempo de descanso para uma nova aplicação.