Mitos Sobre a Drenagem Linfática

A drenagem linfática quando é bem aplicada oferece inúmero benefícios para o corpo, pois ajuda a eliminar toxinas e líquidos que causam nódulos e inchaço, traz maior oxigenação para o tecido, melhora a circulação sanguínea e ainda deixa a pele com uma aspecto de mais saudável.

Essa técnica é realizada através de massagens que visam direcionar os líquidos, que ficam presos entre as células, aos vasos capilares do sistema linfático. Os líquidos são então encaminhados até a sua eliminação que é feita através da urina.

Mesmo que o procedimento estético da drenagem linfática seja simples (e até recomendado em casos de pós-operatório), ainda causa dúvidas em relação a forma como é feita, as suas vantagens e desvantagens. Confira alguns mitos sobre a drenagem linfática e o que ela pode fazer por você.

Mitos Sobre a Drenagem Linfática

Mito 1 – Qualquer Pessoa Pode Atuar Profissionalmente Realizando Drenagem Linfática.

Somente pessoas que tenham formação como fisioterapeutas, esteticistas ou profissionais que tenham cursos técnicos para tal estão aptos a realizar drenagem linfática. Também é recomendável procurar um dermatologista antes de fazer a opção de fazer a dermatologista como um tratamento estético.

O dermatologista poderá indicar qual é o tratamento mais adequado para te ajudar a resolver o seu problema.

Mito 2 – A Drenagem Linfática Elimina a Celulite Sozinha

A técnica da drenagem linfática realmente ajuda na redução de celulite, isso porque uma das suas causas é a retenção de líquidos. Porém, a técnica da drenagem atua de forma efetiva no começo do problema fazendo a eliminação de líquidos e assim quebrando o ciclo que levará a formação da celulite.

Sendo assim quando se está em busca de um tratamento específico para a eliminação dos furinhos a drenagem acaba sendo apenas uma coadjuvante. Para conseguir se livrar da celulite que já existe é necessário procurar tratamentos para cumprir esse papel. 

Mito 3 – A Drenagem Linfática Feita Com Aparelhos Tem Resultados Melhores Do Que A Drenagem Feita Com As Mãos

As duas formas de drenagem linfática ajudam a ativar a circulação sanguínea e oxigenam os tecidos. Porém, a drenagem manual é a mais recomendada porque o profissional tem a possibilidade de observar diretamente as regiões que tem mais nódulos, inchaço e edemas e dessa forma trabalhar mais nos pontos mais afetados.

A drenagem manual é também recomendada para os casos pós-cirúrgicos para atuar reduzindo edemas.

Mito 4 – Grávidas Não Podem Fazer Drenagem Linfática

Exatamente o contrário, esse procedimento é bastante indicado durante a gestação uma vez que nesse período a retenção de líquidos é mais intensa. Esse aumento acontece porque o volume sanguíneo aumenta em aproximadamente 50% e isso faz com os vasos capilares transbordem e assim aumenta e muito o inchaço.

Porém, a técnica da drenagem linfática não deve ser realizada sem a autorização médica. É recomendável fazer o procedimento com um especialistas em gestantes para que sejam tomados cuidados especiais. 

Mito 5 – Drenagem Linfática Emagrece

A drenagem ajuda a perder peso, porém, de forma indireta. Essa técnica promove a eliminação de líquidos que estão propensos ao acúmulo de gordura principalmente como aqueles nas coxas, pernas e bumbum. Mas, é importante destacar que o corpo elimina o líquido, porém, a gordura em si não.

Nesse caso é recomendável que além da drenagem a sua alimentação seja equilibrada e também combinada com a prática de exercícios físicos.

Mito 6 – Fazer Drenagem Linfática Dói

A drenagem linfática quando é feita da forma correta não causa dor e nem mesmo deixa hematomas no corpo. A massagem não precisa ser feita com muita pressão já que a linfa (líquido que circula nos vasos linfáticos ou entre as células) percorre na superfície da pele de forma bem lenta.

Sendo assim a massagem deve ser realizada com pouca pressão e deve gerar uma sensação de bem-estar e não de dor. 

Mito 7 – Toda Drenagem Causa Vontade de Urinar

Apesar de ajudar a eliminar a retenção de líquidos nem sempre a drenagem vai causar vontade de urinar. Algumas pessoas sentem vontade de urinar depois da massagem devido a grande quantidade de retenção hídrica. Porém, isso não é uma regra e assim não se aplica a todo mundo.

Mito 8 – Drenagem Linfática Acaba Com A Acne

A drenagem pode em alguns casos ajudar a melhorar a pele com acne pelo fato de que ajuda a eliminar toxinas do corpo. Entretanto não podemos dizer que a drenagem é a responsável por eliminar os cravos e espinhas. Nesses casos o melhor a fazer é procurar um dermatologista que irá lhe indicar o melhor tratamento. 

Mito 9 – Depois da Drenagem a Gordura Sai Toda Na Urina

Com certeza entre todos os mitos sobre a drenagem linfática esse é o mais absurdo, pois alguém já ouviu falar sobre algum exame de urina que inclua o item “gorduras”? O rim não tem a capacidade de filtrar gorduras e o colesterol não pode ser dissolvido pelo sangue. A drenagem faz a mobilização dos líquidos e das toxinas que estão presentes nos tecidos e dessa forma estimula a diurese.

É bastante comum que pessoas que estão no meio de uma sessão de drenagem saiam para urinar. Como o procedimento libera toxinas é normal que a urina saia mais escura e é perceptível que houve uma redução do inchado. Esses fatores levam as pessoas a acreditar que perderam gorduras na urina. Porém, na realidade o que as pessoas perderam foi líquido intersticial e toxina. 

Mito 10 – É Normal Ficar Com Roxos (Hematomas) Depois da Drenagem

Não é normal e indica inclusive que o procedimento da drenagem foi mal feito. Em geral as pessoas que vão a uma sessão de drenagem linfática estão em busca de uma melhoria no seu sistema linfático ou circulatório, porém, se você fica com hematomas depois da sessão acaba com outro problema vascular, pois agora o seu sistema circulatório vai ser obrigado a se encarregar de recompor os capilares e os vasos rompidos e o sistema linfático acabará tendo mais um trabalho a fazer.

Agora que você conhece os principais mitos sobre a drenagem linfática já pode procurar por bons profissionais para te ajudar a melhorar a sua circulação e a reduzir a retenção de líquidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.