Cuidados Com o Cabelo Misto

Cuidar do cabelo pode ser um pouco mais complicado do que somente lavá-lo com um bom shampoo. Isso em especial quando se tem cabelo misto, ou seja, aquele que tem raízes oleosas e pontas secas. O cabelo misto é o tipo de cabelo mais comum no Brasil e também o mais difícil de cuidar.

A dificuldade reside no fato de que o cabelo misto necessita de cuidados distintos na raiz e nas pontas, cuidados por vezes contraditórios. Na maior parte dos casos os fios são mistos devido a questões genéticas. No entanto, alguns hábitos podem contribuir para o aumento do problema como, por exemplo, usar muito secador e chapinha, fazer química entre outros. A seguir listamos os principais cuidados para se ter com o cabelo misto.

Cuidados Com o Cabelo Misto

Tudo Começa na Lavagem

Dois Shampoos

Como temos dois tipos de cabelo diferentes no mesmo cabelo é necessário usar dois tipos de produtos. Na raiz que é oleosa você deve usar um shampoo para cabelo oleoso, já nas pontas que são secas você deve usar shampoo e condicionador com efeito de hidratação.

Comece lavando o seu couro cabeludo com o shampoo para cabelo oleoso, enxágue e em seguida faça a lavagem do comprimento do cabelo com o shampoo hidratante. Fique atento ao fato de que o shampoo deve ser o mais próximo do pH neutro (perto de sete) para evitar uma agressão desnecessária as madeixas.

Água Morna

A temperatura da água também faz muita diferença, procure sempre deixar a água morna. Água muito quente estimula a produção de óleo das glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo.

Frequência

A dica é observar a frequência com que o cabelo fica oleoso e lavar de acordo com essa frequência, ou seja, se fica oleoso todos os dias então lave todos os dias. Se você ignora a oleosidade acaba ficando com o cabelo sujo e isso facilita o aparecimento da descamação e de fungos. Porém, não se deve lavar mais do que o necessário para manter a limpeza já que isso estimula a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Use Shampoos Esfoliantes

Uma das principais consequências da oleosidade é o aparecimento da seborreia que gera a descamação do couro cabeludo. A melhor maneira de remover as células mortas e dar estímulo para a renovação do couro cabeludo é usar shampoos que possuam propriedades esfoliantes.

Porém, assim como os esfoliantes de pele, os shampoos com essa propriedade, não devem ser usados diariamente. O seu uso contínuo pode deixar o couro cabeludo irritado e sensibilizado. Recomenda-se que o produto seja usado uma vez a cada 15 dias ou então uma vez por semana (nos casos de oleosidade extrema).

Cuidado Com o Efeito Rebote

Não se deve usar o shampoo esfoliante com muita frequência para não correr o risco de produzir o efeito rebote, ou seja, ao invés de reduzir a oleosidade fazer com que haja um estímulo para a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Isso porque quando removemos excessivamente a oleosidade o couro cabeludo entende que precisa repor a mesma. Também é importante que você use o produto somente no couro cabeludo.

Shampoo Seco

Trata-se de uma boa alternativa para as emergências do dia a dia, quando você tem um compromisso e não tem tempo de lavar o cabelo que está com visual oleoso. O shampoo seco é um produto que tem salvado muitas mulheres, ele é basicamente um pó que quando jogado sobre as madeixas absorve a oleosidade o que faz com que pareça que o cabelo está limpo.

A aplicação deve ser feita com a embalagem a uns 20 centímetros de distância e somente na raiz. Depois de aplicar o pó você deverá massagear de maneira que se perca o visual de talco. Cuidado para não borrifar diretamente no couro cabeludo já que isso pode deixar o couro cabeludo irritado.

Atenção

O shampoo seco é uma medida de emergência e não deve ser usado com frequência, ou seja, é sempre melhor lavar e secar o cabelo se dá tempo. Lembre-se que o produto apenas disfarça, mas não elimina a oleosidade.

Talco Funciona?

Antes de surgir no mercado o revolucionário shampoo seco (que lembra e muito um talco) as mulheres usavam o talco para amenizar o aspecto oleoso das madeixas. Realmente o talco absorve a oleosidade, porém, como ele não é feito para esse fim é bem mais difícil de espalhar e fazer ‘sumir’ podendo deixar algumas áreas brancas no couro cabeludo. Um dos principais riscos é que o produto deixe os seus folículos pilosos entupidos e assim cause sensação de coceira e irritação quando novos fios estiverem nascendo.

Seladores – O Fim das Pontas Duplas

Quando se tem pontas secas no cabelo é muito comum ter pontas duplas, uma solução para se livrar dessas pontas é cortar as madeixas. No entanto, não precisamos ser tão radicais. Se você não quer ter que passar a tesoura, mas quer se livrar das pontas duplas deve apostar no uso de seladores.

Em geral esse tipo de produto tem partículas positivas e negativas na sua fórmula. Quando o produto é aplicado nas pontas dos fios enquanto ele seca as cargas positivas do mesmo se unem as cargas negativas da ponta de maneira a oferecer um aspecto de pontas seladas.

Contudo, saiba que para conseguir o efeito esperado de recuperação das madeixas é importante aplicar o produto várias vezes já que ele sai das madeixas todas as vezes que você lava. Como o selador é apenas um disfarce a ponta dupla volta a aparecer quando o produto é removido. Os seladores devem ser aplicados somente nas pontas.

Hidratação das Pontas

Hidratação é só no salão? A resposta é NÃO, você pode e deve hidratar os fios em casa. A dica é comprar uma máscara de hidratação apropriada para isso e ter o cuidado de que ela nunca entre em contato com o couro cabeludo. Passe o produto somente no comprimento e nas pontas. A distância mínima da raiz é de quatro dedos.

As melhores máscaras são aquelas que são concentradas, nutritivas e com efeito umectante. Você pode encontrar no mercado ótimas opções ricas em aminoácidos, ácidos graxos e queratina. A recomendação é fazer uma hidratação caseira por semana e uma vez por mês no salão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.