Maquiagem Com Silicone

Algumas pessoas até estranham quando ouvem falar em maquiagem com silicone, daí muitas dúvidas pairam no ar e as pessoas ficamos sem entender direito se este casamento da maquiagem com o silicone vai ou não dar certo. E as dúvidas e medos que surgem estão sempre permeados de comentários inadequados e a disseminação de informações falsas que a todo mundo tem alguém fazendo.

A maioria dos produtos de beleza comercializados atualmente como primer, batom, base e rímel, entre outros, inclui, dentre os seus mais variados ingredientes, o silicone. E ao contrário do que muitos falam, incitando que o silicone faz mal à pele, essa não é uma verdade, até por que os produtos comercializados são testados, aprovados e largamente vendidos e usados por pessoas no mundo inteiro. O silicone é hidrante, então, além de segurar bem a maquiagem na pele, o silicone ainda deixará a sua pele macia e hidratada.

Vamos Entender Melhor O Que É O Silicone e Como Eles Agem:

O silicone é uma substância sintética, ou seja, foi criada em laboratório, tendo como base outras substâncias inorgânicas, tendo como base dessa sustância polímeros à base de silício. O silicone tem a estrutura porosa, com poros, o que facilita assim que o ar passe entre os poros, evitando a sua obstrução. Algumas dúvidas sobre a obstrução dos poros com o uso do silicone surgiram por que ele é impermeável a água, não permite que a água adentre pelas sua superfície, mesmo esta sendo porosa, entretanto, isso não dificulta e nem quer dizer que o silicone não permita a passagem de ar pele sua estrutura.

Makes

Makes

A maioria dos produtos de beleza tem silicone em sua fórmula e não difícil de identificá-los, pois além de perceber isso na prática, percebemos também quando lemos os rótulos dos produtos.

Sempre que você usa um produto na pele, seja ele creme, primer ou base e sentir a leve sensação de maciez, suavidade e até mesmo sentir a pele “fofinha”, significa que este produto tem sim silicone em sua formulação. Além dessa sensação gostosa de hidratação, o silicone permite que a maquiagem dure mais, fixando melhor na pele e dando um acabamento muito mais bonito, liso, e até mesmo escondendo as manchas. E devido a estas vantagens é que ele, o silicone, tem sido largamente utilizados pela indústria cosmética.

Identificando O Silicone No Rótulo dos Produtos…

Se você quer saber se a sua maquiagem também tem silicone na formulação, é muito fácil. Além da dica que já passamos, sobre como a pele fica macia e fofinha, também no rótulo das embalagens vem a descrição dos produtos. Mas, muitas vezes, os rótulos estão em inglês e você pensa: mas eu não manjo de inglês. Não tem problema, vamos mostrá-la exatamente como vem discriminados os produtos à base de silicone. De modo geral, toda  vez que você pegar um rótulo de produto e vir identificado qualquer nome, mesmo aqueles mais esdrúxulos que você nunca ouviu falar e nem sabe o que significa, mas tem como referência o sufixo “ícone”, ele fará menção a algum tipo de silicone.

Veja alguns exemplos: dimeticone e trimeticone (estes dois são os dois mais comuns silicones utilizados em produtos cosméticos), entretanto, vejamos outros exemplos das palavras terminadas com o sufixo “siloxane” ou “siloxano”, que também é um tipo muito comum de silicone usado nos cosméticos, a exemplo do cyclopentasiloxane, sendo este o mais utilizado pelos fabricantes do mundo dos cosméticos. Sem falar que, além de todos os produtos cosméticos, a indústria alimentícia também usa esses silicones, passe a prestar atenção nos rótulos.

Veja outros exemplos bem comuns de silicone em produtos: Cyclomethicone, ciclopentasiloxano, Amodimethicone, Dimethicone, Dimethiconol, Siloxane, Syclohexasiloxane, Dimethicone copolyol, Cetyl dimethicone, Phenyl trimethicone, Cetyl dimethicone copolyol, Dimethicone copolyol, Behenoxy dimethicone sparingly, Hydrolyzed Wheat Protein Hidroxypropyl polysiloxane, Lauryl methicone copolyol.

Vantagens do Silicone Na Maquiagem:

O silicone contido nas fórmulas dos cosméticos não são absorvidos pela pele, por isso não obstruem os poros, permitindo a sua respiração e evitando o acumulo de toxinas em seu corpo, além de serem facilmente removidos da pele com loções demaquilantes ou mesmo água e sabão neutro. O silicone tem ações muito benéficas para a pele, pois além de deixar a pela macia, suave, fofinha e lisa, o silicone também ajuda a minimizas aquelas imperfeições na pele, geralmente oriundas de acnes, espinhas e cravos, como também manchas de sol e da idade, criando, desta forma, uma sensação de plana e aveludada semelhante a uma porcelana.

Saiba Mais

Saiba Mais

Em dias frios a pele fica muito ressaca e quando utilizamos maquiagens a base de silicone, esta protege a pele contra o frio, evitando queimaduras e ressecamento da pele, sem falar que ele também minimiza as rugas e os poros, deixando a pele com uma aparência muito uniforme, lisa e bonita. Existem também os silicones solúveis, que são mais facilmente removidos da pele e tem iguais benefícios ou até melhor do que os produtos não solúveis.

Os silicones só serão prejudiciais se a pessoa que estiver usando apresentar algum tipo de alergia aos princípios ativos já indicados. Mas também vale a pena ressaltar sobre a confiabilidade dos produtos, que precisam ser de boa qualidade, testados dermatologicamente, produtos com selos de garantia e com boa recomendação. Nós sabemos que existem muitos fabricantes de cosméticos, assim como de outros produtos também que não tem noções básicas de higiene, de conceito e de qualidade, que não foram aprovadas pelo ministério da saúde e que não devem ser comercializadas, por isso, todo cuidado é pouco e dê preferência às marcas conhecidas.

Ouvi alguns relatos de pessoas que estão usando o silicone para cabelos, aqueles reparadores de pontas como maquiagem. Estão preparando a pele com o silicone, no lugar do primer e depois aplicando a base e assim sucessivamente. Não posso afirmar se esta prática é ou não correta, precisamos consultar um bom dermatologista e saber dos riscos, pois mesmo sabendo que existem maquiagens que tem silicone na sua formulação, existem diferenças entre usar diretamente o silicone de usar um produto que contenha uma pequena quantidade em sua formulação. Antes de sair por ai usando, é bom ler mais a respeito e procurar o seu médico dermatologista para orientá-lo e tirar essas dúvidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Maquiagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.