O blush é utilizado para que se realce a cor das bochechas, deixando elas mais coradas e com um aspecto mais saudável e bonito, ele pode ser aplicado de maneira mais marcada, para maquiagens pesadas, mas o preferível é que ele passe o aspecto de natural.
Para a aplicação do blush existem diversos tipos de pincéis, podendo cada pessoa escolher o que se adapta melhor ao seu uso. Além de diversos tipos de pincéis, a inúmeros tons de blush e também diversas texturas diferentes. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses produtos!
História do Blush
O termo blush vem do inglês, e quer dizer corar ou enrubescer, ou seja deixar avermelhado, esse nome foi escolhido pois é literalmente a função do produto. Antigamente o blush era chamado de rouge, que quer dizer vermelho em francês.
A história do blush remete a tempos muito antigos, na Grécia e Roma antiga era comum que as mulheres usassem produtos naturais para realçar as suas belezas, e elas faziam isso em suas bochechas com pigmentos como açafrão e ocre. Também eram usada uma pasta feita a partir de diversas frutas vermelhas, como amoras, morangos, cerejas ou outras frutas nesse tom, que eram amassadas e passadas nas bochechas. Nessa época não somente as mulheres utilizavam blush, mas todos os membros da alta sociedade de ambos os sexos.
Houve um período na sociedade, durante a Idade Média, que utilizar blush ou qualquer outro tipo de maquiagem não era visto com bons olhos, e tornou-se algo imoral e proibido. Porém esse quadro mudou quando a então Rainha Elizabeth começou a utilizar maquiagem e transformar novamente em algo comum. Naquela época as mulheres usavam diversas substâncias para deixar as bochechas vermelhas, inclusive algumas substâncias tóxicas que podiam chegar a matar as mulheres. Por volta de mil novecentos e vinte era utilizado uma substância obtida a partir do pau-brasil para avermelhar as bochechas.
Não muito diferente da sociedade atual, a maquiagem no geral sempre foi demonizada, e ao longo dos anos houve várias tentativas de proibir o uso dela. Em geral essa proibição envolvia crenças religiosas, e o que muitos acreditavam que a maquiagem era uma artimanha para enganar os homens com algo que não era real.
A marca Bourjois foi a pioneira na comercialização de blush em pó, por volta do século XVIII, pois até então o blush eram em pomada ou então cremes e gel. A marca fabricou o blush a partir de uma mistura de agua, pó e pigmentos, que era levada ao forno e depois polida a mão, com isso foi obtido o pó fino do blush, que logo caiu no gosto feminino, tornando-se o preferido entre as mulheres da época e espalhando a marca pelo mundo. A marca Bourjois ainda fabrica esse blush e o vende numa embalagem parecida com a sua primeira.
Tipos de Blush
Atualmente a diversos tipos de blush presente no mercado, vamos conhecer algumas possibilidades:
- Blush em pó: O blush em pó provavelmente é o mais utilizado entre as mulheres atualmente, sendo o mais comum de ser visto. Ele pode ser em pó solto ou compacto, e pode variar a cor, sendo somente de um tom, ou ainda em mosaico. Ele é o tipo de blush mais fácil de aplicar, e é ideal para clima tropical, já que é mais resistente a transpiração, e por isso fixa por mais tempo.
- Blush em creme: possui embalagem que se diferem podendo ser em pote ou bisnagas. Esse tipo de blush é escolhido por aquelas que querem praticidade na aplicação, que pode ser feita rapidamente com os dedos. Esse tipo de blush é ideal para peles mais maduras, pois ele se espalha melhor mesmo sobre as linhas de expressão.
- Blush em mousse: O blush em mousse é bastante parecido com o em creme, porém é um pouco mais consistente que o anterior. O blush em mousse corre risco de ficar muito marcado no risco, por isso deve se ter certo conhecimento para usa-lo.
- Blush Líquido: Esse tipo de blush parece uma tinta, por isso sua aplicação é bem complicada. Ele é usado pingando se algumas gotas do produto (cerca de duas ou três) sobre o rosto e espalhando com os dedos rapidamente.
- Blush em bastão: Esse é um tipo de blush muito útil para carregar em bolsas e viagens, pois sua embalagem é pequena e fácil de carregar, além de que sua aplicação é rápida, apenas fazer uma bolinha com o bastão e espalhar com o dedo, aplicando sempre antes do pó.
- Blush em pérolas: Vêm no formato de bolinhas, alguns podendo ser bolinhas de várias cores e outros um só tom, sua aplicação não difere do blush em pó comum.
O Blush Ideal Para Cada tom de Pele
Diferente do que ocorreu no começo da história, hoje há diversos tons de blush disponíveis no mercado, sendo que cada um vai melhor com um tom de pele.
- Pele muito clara em tom amarelado: Para as mulheres com esse tipo de pele é melhor que se evitem os tons de blush marrom, os alaranjados e também o rosa muito aberto. As melhores escolhas são o rosa antigo, o pêssego, o ameixa e até mesmo o marrom claro, sendo aplicado sempre de forma suave, e dando preferencia sempre que possível aos blush com um pouco de brilho.
- Pele clara em tom rosada: Esse tipo de pele vai bem com quase todos os tipos de blush, porém é melhor que se evite o rosa muito evidente. É recomendado mistura de alguns tons, como o bronze com o rosa, e ainda o bege rosado, o rosa claro e pêssego são ótimas opções para esse tom de pele.
- Pele morena: Aposte em tons de rosado, que quebram o tom da pele, e também um marrom-rosado. Evite os pink e também os tons que puxam para o laranja.
- Pele negra: Quase todos os blushes vão bem com essa pele, porém os tons muito claro podem não ter um acabamento bom, ficando um resultado um pouco artificial. Dessa forma aposte em tons de vinho, terracota, marrom, bronze escuro e dourado.
Tipos de Pincel de Blush
- Pincel de blush tradicional: É o mais fácil de se encontrar e geralmente o mais barato, com ele é possível obter um resultado bem esfumado e natural, devido a suas cerdas amplas.
- Pincel de blush chanfrado: Esse tipo de pincel consegue produzir uma aplicação mais precisa do produto, pois ele é mais fino e inclinado e com isso esfuma menos o produto e acaba produzindo um efeito mais marcado.
- Pincel de blush Duo Fiber: Esse pincel é ideal para blushes cremosos que possuem uma pigmentação forte. Esse pincel espalha o produto cremoso por toda a pele de maneira uniforme, causando assim um efeito natural e mais esfumado.
- Pincel Kabuki Chanfrado: Esse modelo oferece uma precisão na hora da aplicação, já que consiste em um pincel mais “duro” e fino. Ele é de difícil manuseio por isso quando for utiliza-lo deve-se ficar atenta.
- Pincel kabuki: Esse é um pincel menor e com cerdas mais concentradas, por isso para utiliza-lo é preciso que se pegue pouco produto, para que não haja um efeito pouco natural.
Como Usar o Blush e o Pincel Para Blush?
Para a aplicação do blush com qualquer um desses pinceis é preciso conhecer o formato de rosto em que ele será aplicado, pois cada um exige uma forma de aplicação. O blush irá oferecer um bonito acabamento para a maquiagem, porém se aplicado em alguns pontos do rosto pode não causar o acabamento ideal. Por isso cada formato de rosto exige uma aplicação.
O blush em pó geralmente é aplicado para finalizar a maquiagem, após a base e o pó, já os blushes cremosos, em mousse ou líquidos são aplicados entre a base e o pó.
No geral, a aplicação do blush pode seguir um truque muito conhecido por todas as mulheres, que consiste em sorrir e aplicar o o blush com o pincel nas maçãs levantadas, indo do centro do rosto para as têmporas.
- Aplicação de blush no rosto oval: Com o pincel de sua preferência, aplique o blush em movimentos circulares dessa forma o esfumando em direção as têmporas. Essa aplicação deve ser feita logo abaixo dos olhos de forma uniforme.
- Aplicação de blush no rosto triangular: Com o pincel escolhido, aplique o produto do centro das maçãs e indo em direção a parte de baixo do rosto, esfumando sempre.
- Aplicação de blush no rosto redondo: Nos rosto redondo o blush deve ser aplicado com o pincel na diagonal, havendo uma distância de dois dedos do nariz para o início da aplicação e indo em direção as têmporas. Ele se encontrará mais baixo que nos rostos oval e triangular.
- Aplicação de blush no rosto quadrado: Tomando cuidado com o pincel escolhido, deve-se aplicar o blush na diagonal a partir do centro do rosto e indo em direção ao beiradas laterais da sua testa.
Pincel de Blush Para Contorno
O pincel de blush também pode ser usado quando for desenvolvida a técnica de contorno para o rosto. Com alguns deles, principalmente o pincel de blush kabuki e chanfrado, é possível demarcar algumas das áreas que serão pontos essenciais para o contorno do rosto. O contorno facial consiste em utilizar alguns tons mais claros e mais escuros que a sua pele para que evidencie alguns pontos e esconda outros.
O pincel para blush também pode ser usado para a aplicação de iluminador, pó facial e até mesmo a base, quando não se há outras opções ele pode ser uma ajuda nessas horas.