Maquiagem

Do Antigo ao Moderno

Tão antigo quanto o Egito é o uso de maquiagem quando os faraós já consideravam que pintar os olhos era fundamental como forma de proteção contra o Deus do Sol. O uso da maquiagem no Egito tem em Cleópatra a sua principal referencia uma vez que ela era mestra nisso, para conservar a beleza, ela tomava banho de leite, suas faces eram cobertas com argila e usava uma forte pintura nos olhos. Em Roma era costume das mulheres usarem mascaras a noite para clarear a pele e preservar a beleza e para isso usavam ingrediente como leite de jumenta e miolo de pão além da farinha de favas que era comum. Mas com tudo isso um processo de indignação por parte dos homens aconteceu em Roma e uma proposta de lei foi enviada ao Parlamento Inglês em que as mulheres que aderissem ao hábito de usar maquiagem estariam sujeitas, a sofrerem penalidades iguais as que eram atribuídas às mulheres que praticavam bruxarias.

Colorir os Lábios Torna-se Moda

Na verdade se formos estudar a trajetória da maquiagem, do antigo ao moderno, verá que ela sofreu muitos revezes, porém apesar de todas as propagandas contrárias a esse hábito se maquiar, os desenvolvimentos científicos não pararam e novos produtos foram surgindo, com isso desde o século XVII que o costume de pintar os lábios se tornou moda. Os anos 20 foram pródigos no costume de copiar de artistas famosos de cinema os hábitos de maquiagem e certos trejeitos próprios deles.

Foi a partir do século XX que os produtos cosméticos passaram a ser de uso geral, quando em Paris há uma grande revolução que mudou para sempre a história do batom, quando este começou a ser embalado no que seriam tubos e assim vendido. Com Marilyn Monroe que se exibia nas telas e vida real usando maquiagem clara em contraste com lábios pintados com um vermelho muito intenso que a sensualidade e feminilidade foram ressaltadas, se firmando ainda mais o uso do batom que já então era dominio geral.

Escalada

A partir dos anos 50 com a beleza feminina passando a se tornar de grande importância, os cosméticos passam a ser mais valorizados. Com a explosão da juventude nos anos 60 a maquiagem passa a ser feita com o objetivo de atingir esse publico. A partir daí a escalada da maquiagem no mundo moderno, passa a ser vertiginosa e nos anos 70, já os estilistas a cada coleção que lançavam junto viria uma nova tonalidade de sombra e uma cor de batom mais viva ou apenas diferente. Foi, entretanto no final dos anos 80 que as formulas para que se fizessem cosméticos pigmentados, surgiram e as novidades então não mais pararam, com protetores solares, produtos para evitar envelhecimento precoce, tudo na busca de novas descobertas que pudessem garantir a beleza de consumidoras que então já eram ávidas por qualquer coisa no sentido de preservar a beleza e juventude. Daí até os produtos ecologicamente corretos de hoje foi apenas uma questão de tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Maquiagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.