Toxina Botulínica

Toxina Botulínica Tipo A

A Toxina Botulínica tipo A, conhecida popularmente pelos seus nomes comerciais de Botox® e Dysport®, é uma proteína biológica desenvolvido originalmente para o tratamento de reabilitação de pacientes com espasticidade e outros distúrbios neurológicos, que atualmente vem sendo utilizada com muito sucesso nos tratamentos estéticos especialmente nos Estados Unidos e no Brasil, os campeões na utilização da Toxina para fins estéticos. Vale ressaltar que o Brasil também está entre os campeões em número de cirurgias plásticas realizadas anualmente, assim como outros tratamentos como a drenagem linfática que é muito popular. Ao que tudo indica somos um dos povos mais vaidosos do mundo também!

O Que é a Toxina Botulínica Tipo A e Sua Indicação

A toxina Botulínica tipo A é uma proteína biológica produzida a partir da “clostridial”, uma toxina derivada da bactéria “Clostridium botulinum”, de onde deriva seu nome. É um líquido estéril e liofilizado, aplicável no ser humano em doses terapêuticas através de injeções intramusculares, se infiltrando nos terminais nervosos e produzindo uma paralisia muscular temporária, pela sua ação bloqueadora da condução neuromuscular. Seu uso para fins estéticos se consolidou a partir da década de 80 e hoje é usado inclusive como substituto de algumas cirurgias plásticas faciais. É indicado especialmente para atenuar as linhas de expressão e rugas ao redor dos olhos, nariz e testa, além das rugas que aparecem no pescoço e no colo, no sorriso gengival, para elevar a ponta do nariz e outros sulcos faciais.

A Ação da Toxina Botulínica Tipo A

A ação da Toxina Botulínica tipo A é bastante simples, como já foi explicado a sua aplicação produz uma paralisia nos músculos faciais onde foi injetada, reduzindo ou eliminando os espasmos e as contrações dessa região, e dessa forma impedindo que as rugas e marcas de expressão apareçam. No entanto o efeito do tratamento com aplicações da toxina é temporário, dura de 3 até 8 meses, findo este período as rugas e marcas de expressões tornam a aparecer e é necessário que o paciente repita as aplicações. Existem algumas duvidas a respeito da possibilidade da toxina ao ser aplicada em um grupo de músculos se espalhar e atingir outros, no entanto os especialistas afirmam que este risco é praticamente nulo, já que as aplicações são locais e milimetricamente calculadas. A Toxina Botulínica tem aprovação do Ministério da Saúde para seu uso estético e pode ser aplicado em pessoas até 65 anos de idade com segurança. A Toxina Botulínica é um tratamento de beleza para o inverno, época ideal para ser aplicado.

Cuidados Necessários Depois da Aplicação

A aplicação da Toxina Botulínica é simples e dura somente algumas horas, sendo feita em clinicas estéticas ou consultórios de dermatologistas. No entanto são necessários alguns cuidados posteriores para garantir resultados satisfatórios, portanto o paciente durante as 4 horas após a aplicação deve evitar se deitar, para propiciar a distribuição adequada do produto sob a pele, deve evitar praticar exercícios físicos pelo período de 6 horas e finalmente deve evitar limpezas de pele, aplicação de cosméticos e outros produtos assim como massagens e expressões faciais exageradas pelo período de 24 horas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.