Venda de Jóias

As joias são adornos que estão presentes nas civilizações e tribos desde os tempos primórdios. A população, na antiguidade, que não possuía toda a abundância de matérias que possuímos hoje e nem mesmo todo o conhecimento e técnicas que foram sendo adquiridas e aprimoradas com o passar do tempo, produzia, manualmente, seus adornos com os recursos que possuíam na época, como pedras, madeira, pérolas, conchas e até mesmo dentes de animais. Dessa forma, com essa motivação, os adornos e acessórios eram produzidos com diferentes intuitos que variavam de acordo com a sociedade.

Podemos citar como principais razões motivadoras da produção desses adornos: A fé em crenças e mitologias, como um símbolo que carregaria em si o poder de proteger quem usasse esse objeto, comunicação entre os membros do grupo ou comunidade, Status social e fins práticos. Sendo assim, essas eram as principais razões que motivavam, não só a produção, mas também o uso desses acessórios. Não obstante, hoje em dia, apesar de ter ocorrido diversos avanços na tecnologia e um aprimoramento na forma de produção desses adornos, eles ainda são amplamente utilizados e produzidos, sendo a principal razão é a estética, mas ainda podemos encontrar pessoas que utilizam pelas razões citadas anteriormente.

Dessa forma, podemos concluir que o uso desses adornos é, de certa forma, uma herança que foi transmitida de civilização para civilização. E que, além disso, está presente em várias comunidades, apesar da diferença cultural entre elas. Podemos concluir, assim, que o uso de adornos é uma característica comum entre todas as comunidades e civilizações.

História Das Joias:

Assim como acontece com todas as histórias que são contadas, é difícil saber com certeza qual foi o seu verdadeiro surgimento (em que lugar, época e etc). Entretanto, grandes estudiosos e historiadores que trabalham com pesquisas nessas áreas acreditam e afirmam que, esses adereços tiveram a sua origem com as tribos e comunidades indígenas e africanas, essas, há milhares de anos valorizavam os adornos corporais, antes até mesmo dessas peças ganharem a conotação que tem hoje, de joias. Foi a partir do momento em que o ouro começou a ser mais valorizado que as joias ganharam um sentido diferente, nesse momento, esses adornos passaram a representar riqueza e status.

Por essa razão, vamos tratar agora de algumas civilizações que iniciaram seus registros a respeito das joias com o conselho de joalheiro o acompanhando, não só isso, mas também iremos mencionar comunidades que possuíram um contato muito intensa e próximo com o ouro, muitas vezes apelo religioso. Por isso, se faz importante lembrar o fato de que o ouro é um metal precioso, muito valorizado e utilizado em todas as sociedades, desde a antiguidade, e que também é um elemento quase que fundamental para o processo de confecção de joias até hoje, mesmo já sendo utilizado e explorado a cerca de 6 ou 7 mil anos.

Joias Presentes Na Sociedade Egípcia:

Uma das características mais marcantes da sociedade egípcia era a vaidade, importante citar que essa foi uma das características que mais herdamos deles, entre vários outros hábitos que também aparecem de forma recorrente nas sociedades que estão presentes na atualidade. Entre esses hábitos está o de usar joias como adornos corporais. Essa sociedade apresentava três razões para o uso desses objetos, o mais importante era o social, como forma de status, logo em seguida está a questão estética, ou seja, as joias carregavam consigo beleza, depois, por incrível que parece, pelo fato de muitos não saberem, os egípcios também acreditavam que as joias eram capazes de proteger quem as usasse.

Uma curiosidade dessa sociedade é que os egípcios acreditavam que quando morressem iriam levar consigo todos os seus pertences que fossem enterrados e guardados com eles no momento de sua morte, por isso, eles eram mumificados com várias joias.

Joias Presentes Na Sociedade Grega:

De forma diferente do que acontecia na sociedade egípcia, os gregos não eram tão luxuosos, eles produziam joias menos deslumbrantes e mais humildes, apesar de nunca deixarem de lado a forma sofisticada de produção. Ainda assim, os gregos aderiram ao costume de usar colares, brincos e braceletes.

A Venda De Joias:

Após o estudo a respeito da história das joias, seu surgimento e a forma como era feita e valorizada em diversas sociedades podemos começar a tratar do assunto do comércio e da venda desses objetos.

Como vimos anteriormente, as joias, na antiguidade, eram feitas manualmente e as possuir, em muitas sociedades, significava ter status e poder, por essa razão, normalmente eram as pessoas mais influentes e com mais dinheiro que as possuía, por demandar muito tempo e trabalho para a confecção o preço desses produtos era elevado. Entretanto, com o passar do tempo esse trabalho de produção desses adereços foi se espalhando e ficando mais comum entre as pessoas, assim, foi se tornando um produto mais comum, entretanto, ainda assim era um produto que estava presente em amis abundancia entre pessoas mais ricas.

Hoje em dia, com todos os avanços tecnológicos, existem opções de se produzir peças de joias sem que o trabalho todo seja manual. Além disso, uma nova diferença que apareceu no mercado foi a de que entraram para o ramo do comércio grandes marcas famosas de joias, que são conhecidas e valorizadas não só nacionalmente, mas internacionalmente também. Podemos citar como exemplo dessas marcas:  Dior Joaillerie, que foi criada no ano de mil novecentos e quarenta e seis, por Christian Dior. As peças dessa marca são sempre garantidas em diversos eventos de gala no mundo inteiro, além disso, essa é uma marca que possui peças que vão desde de as mais discretas até as mais extravagantes; Tiffany Soleste, a empresa foi fundada na cidade de Nova York, no ano de mil oitocentos e trinta e sete, ela é relevante em todo o mundo porque possui enorme qualidade e força de mercado; H. Stern, essa é uma marca que devemos dar destaque porque apesar de ser famosa em todo o mundo ela é original do nosso país; Bulgari, foi fundada no ano de mil novecentos e cinco na cidade de Roma por  Sotirio Bulgari, ela é muito relevante por que traz consigo a característica de ser inovadora em termos de joias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jóias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.